Bom dia amigo, só quem pode "enferrujar'" é o ferro, voce na realidade quer dizer "oxidar" que é a propriedade que os metais tem ao reagir quimicamente com o oxigenio, respondendo sua pergunta o ouro puro não oxida, além de ser o material mais ductil encontrado na natureza, ductibilidade é a capacidade de um metal se transformar em duto ou fio sem se romper, nenhum outro metal vence o ouro nesse quesito. espero ter tirado a sua duvida um abraço e sds.
2007-02-23 00:27:44
·
answer #1
·
answered by rubem r 5
·
6⤊
0⤋
resposta
resumo sobre Ouro enferruja=não, O ouro (latim aurum, brilhante) é um elemento químico de símbolo Au e de número atômico igual a 79 (79 protons e 79 electons) e de massa atómica 197 uma. À temperatura ambiente, o ouro encontra-se no estado sólido. O ouro é um elemento químico de número atómico 79 situado no grupo 11 ( 1 B ) da tabela periódica. O seu símbolo é Au (do latim aurum). É um metal de transição brilhante, amarelo, pesado, maleável, dúctil ( trivalente e univalente ) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro. O metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica e como reserva de valor. Aplicações=O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado,geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos paises. Devido a sua boa condutividade elétrica, resistência a corrosão, e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas , apresenta diversas aplicações industriais.
* O ouro exerce funções críticas em ordenadores, comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos.
* Sua alta condutividade elétrica e resistência a oxidação tem permitido um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. O mesmo processo pode ser utilizado para a douragem de peças, aumentando a sua beleza e valor.
* Como a prata, o ouro pode formar amálgamas com o mercúrio que, algumas vezes, é empregado em obturações dentárias.
* O ouro coloidal ( nano-partículas de ouro ) é uma solução intensamente colorida que está sendo pesquisada para fins médicos e biológicos. Esta forma coloidal também é empregada para criar pinturas douradas em cerâmicas.
* O ácido cloroaúrico é empregado em fotografias.
* O isótopo de ouro 198Au, com meia-vida de 2,7 días, é usado em alguns tratamentos de câncer e em outras enfermidades.
* É empregado para o recobrimento de materiais biológicos, permitindo a visualização através do microscópio eletrônico de varredura (SEM ).
* Utilizado como cobertura protetora em muitos satélites porque é um bom refletor de luz radiação infravermelha.
História=O ouro de símbolo Au ( do latim aurum ), é conhecido desde a antiguidade. Existem hieróglifos egípcios de 2600 a.C. que descrevem o metal, inclusive sendo várias vezes mencionado no Antigo Testamento. Se tem considerado como um dos metais mais preciosos, e o seu valor foi empregado como padrão para muitas moedas ao longo da história.
Simbologia do ouro=O ouro é usado como símbolo de pureza, valor, realeza, ostentação, brilho etc.
O principal objetivo dos alquimistas era produzir ouro a partir de outras substâncias, como o chumbo.
Muitas competições premiam o vencedor da competição com medalha de ouro, o segundo colocado com medalha de prata , e o terceiro colocado com medalha de bronze = cobre ( os tres pertencentes ao mesmo grupo ( 11 ) da tabela periódica dos elementos ).Papel biológico=O ouro não é um elemento químico essencial para nenhum ser vivo. Alguns tiolatos ( ou semelhantes ) de ouro ( I ) são empregados como antiinflamatórios no tratamento de artitres reumatóides e outras enfermidades reumáticas. Não são bem conhecidos o funcionamento destes sais de ouro. O uso do ouro em medicina é conhecido como crisoterapia.
A maioria destes compostos são pouco solúveis, portanto devem ser injetados. Alguns são mais solúveis e podem ser administrados via oral, sendo melhor tolerados. Este tratamento pode apresentar efeitos secundários, geralmente leves, porém é a primeira causa do abandono do tratamento pelos pacientes.
[editar] Compostos
Apesar de ser um metal nobre ( devido a baixa reatividade ) forma diversos compostos, sendo o tricloreto de ouro ( AuCl3 ) e o ácido cloroáurico ( HAuCl4 ) os dois dos compostos mais comuns do ouro. Geralmente, nestes compostos, apresenta estados de oxidação +1 e +3.
Forma também óxido de ouro (III), Au2O3, halogenetos e complexos com estados de oxidação +1 e +3. Existem, ainda, alguns complexos raros de ouro com estados de oxidação +2 e +5. Estes apresentam baixos índices de coordenação e apresentam tendência a linearilidade: L-Au-L.
Quando ocorrem ligações químicas entre os próprios átomos de ouro formam os chamados cúmulos de ouro ( compostos cluster ). Alguns deles são denominados ouro líquido.Abundancia e obtenção=Por ser relativamente inerte, pode-se encontrá-lo como metal, as vezes como pepitas grandes, mas geralmente se encontra em pequenas inclusões em alguns minerais, como quartzo, rochas metamórficas e depósitos aluviares originados dessas fontes. O ouro está amplamente distribuido, e amiúde encontra-se associado ao quartzo e pirite. É comum como impureza em muito minérios, de onde é extraído como subproduto. Como mineral é encontrado na forma de calaverita, um telureto de ouro. A África do Sul é o principal produtor de ouro, extraindo aproximadamente dois terços de toda a procura mundial deste metal.
O ouro é extraido por um processo denominado lixiviação com cianeto. O uso do cianeto facilita a oxidação do ouro formando-se (CN)22- em dissolução. Para separar o ouro da solução procede-se a redução empregando,por exemplo, o zinco. Tem-se tentado substituir o cianeto por outro ligante devido aos problemas ambientais que gera, porém não são rentáveis ou também são tóxicos.
Uma grande quantidade de ouro é encontrada nos mares e oceanos, podendo sua concentração variar de 0,1 µg/kg a 2 µg/kg, porém não existe nenhum método rentável para obtê-lo.
[editar] Isótopos
Existe somente um isótopo estável do ouro ( Au-197 ), porém existem 18 radioisótopos, sendo o Au-195 o mais estável com uma meia-vida de 186 dias.
[editar] Precauções
O corpo humano não absorve bem este metal, e seus compostos não são muito tóxicos. Entretanto, até 50% dos pacientes com artrose tratados com medicamentos que contém ouro tem sofrido danos hepáticos e renais.
[editar] Antídoto e tratamento de emergência
BAL (British anti-Lewisite, é o 2,3-dimercaptopropanol) é um agente quelante usado no tratamento do envenenamento pelo ouro. Doses adequadas de BAL devem ser dadas para assegurar um excesso de BAL livre. Uma concentração insuficiente de BAL pode permitir a dissociação do complexo BAL-Au. Este quelato dissocia-se mais rapidamente numa urina ácida; deve existir uma função renal adequada para permitir a eliminação completa do complexo.
2007-02-23 01:55:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋