English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Sólido -> Liquido: fusão
Liquido -> Sólido: solidificação
Liquido -> Gás: evaporação
Gás -> Liquido: condensação
Sólido -> Gás: sublimação

2007-02-23 01:14:54 · answer #1 · answered by Doctor Who 3 · 0 1

Os estados da matéria

A matéria pode ser encontrada na natureza de três maneiras diferentes. Ela pode ser encontrada nos estados sólido, líquido, gasoso, na forma de plasma e como um condensado de Bose-Einstein.

Por exemplo, o gelo nada mais é do que água no estado sólido. A água do mar está no estado líquido e o vapor de água no estado gasoso. O gás que está no interior da lâmpada fluorescente, passa para o estado de plasma quando ligamos o interruptor, e começa a emite luz. Para conseguir mudar o estado dos materiais, como a água por exemplo, basta a esquentarmos, esfriarmos, ou mudarmos a pressão do local onde ela se encontre. Mas isso é assunto para outra aula.

Vale lembrar ainda que o condensado de Bose-Einstein for experimentalmente confirmado somente na década de 90, e muita coisa ainda não se sabe sobre ele.

Os estados mais comuns da matéria

De todos os 5 estados citados acima, somente três serão vistos aqui com mais detalhes. São os 3 mais comuns na Terra. Veja as características de cada um deles:

Características macroscópicas (você pode vê-las ao olhar para o corpo)

Sólidos - Sua forma é própria, ou seja, o corpo não é tão facilmente deformado, e seu volume é definido (dificilmente podemos fazer com que ele ocupe um espaço maior ou menor, como no caso dos gases).
Líquidos - Sua forma não é própria, ou seja, ele terá a forma do recipiente onde for colocado, mas seu volume ainda é definido (dois litros continuam sendo dois litros, independente do formato do recipiente).
Gasoso - Não possui nem forma própria e nem volume definido. Ocupa a forma do recipiente que o contém e possuirá o volume deste mesmo recipiente.
Características microscópicas (você não pode vê-las ao olhar para o corpo, somente se pudesse observar dentro da matéria)

Sólido - suas partículas estão fortemente ligadas e estão muito próximas umas das outras.
Líquido - suas partículas não estão tão ligadas e tão próximas umas das outras como no caso dos sólidos, mas existe ainda uma força de atração entre elas. Esta força não permite que as partículas do material se separem completamente.
Gasoso - neste caso a força de atração entre as partículas praticamente inexiste. Cada uma vai para onde quer no interior do recipiente que contém o gás. A distância entre elas fica então muito maior do que nos estados sólido e líquido.
-------------------------------------------------------------------------------------

Veja também :

Sólido, líquido e gasoso Calor, temperatura e energia interna Medida da temperatura Condução, convecção e irradiação

2007-02-25 03:51:11 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Os estados são: Sólido, Líquido e Gasoso.
Transformações:
Sólido para líquido: fusão
Sólido para gasoso: sublimação
Líquido para sólido: solidificação
Líquido para gasoso: vaporização
Gasoso para sólido: sublimação
Gasoso para líquido: liquefação ou condensação

É possível perceber que a matéria pode existir em três estados físicos diferentes, o sólido, o líquido e o gasoso.
É também possível verificar que alguns corpos podem mudar de estado físico, ou seja, deixar de ser sólido e passar para líquido e do líquido passar para o estado gasoso. Um exemplo disso é a água, que pode existir no estado sólido (como gelo), no estado líquido (como água), ou no estado gasoso (como vapor). Sendo assim, estas transformações recebem nomes, tais como:


- fusão para a passagem do sólido para o líquido;
- solidificação para a passagem do estado líquido para o sólido;
- vaporização para a passagem do estado líquido para o gasoso. No entanto, a vaporização pode ser subdividida em:
- ebulição, que é induzida, ou seja, quando se fornece energia a um líquido para ele se transformar no estado gasoso. Exemplo: ferver água em uma panela.
- evaporação, que é a passagem do estado líquido para o gasoso de forma espontânea, ou seja, quando você não induz esta transformação. Um exemplo é uma roupa secando no varal, ou uma poça d’água que evapora pela ação do Sol.
- calefação, que é a passagem do líquido para o gasoso de forma instantânea, ou seja, é uma passagem muito rápida. Um exemplo é quando jogamos gotas d’água em uma panela quente, o que ocorre naquele momento é a calefação.
- Condensação para a passagem do estado gasoso para o líquido. Exemplo é a formação de gotículas na parte de fora de um copo com água gelada. Neste fenômeno o que se observa é que o ar (que contém vapor d’água) próximo da superfície do copo se resfria e o vapor d’água torna-se água líquida na superfície externa do copo. (As gotículas)
- Sublimação para a passagem direta do estado sólido para o gasoso e do gasoso para o sólido. Um exemplo de sublimação é a passagem da naftalina (que é sólida) para o estado gasoso, diretamente sem que passe pelo estado líquido. A naftalina é utilizada para espantar baratas e traças de gavetas e armários. Ela possui um odor característico.

2007-02-23 01:52:06 · answer #3 · answered by Rapousa 1 · 1 0

sólido - líquido - gasoso

sólido p/ liquido = liquefação

liquido para gasoso = evaporação

gasoso para liquido = condensação

liquido p/ sólido = solidificação

solido para gasoso diretamente = sublimação (ex o iôdo é sólido mas se sublima dando o gás)

2007-02-23 05:50:03 · answer #4 · answered by navenaz 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers