Observador,eu gostaria que outra pessoa tivesse feito esta pergunta para ler a explanação que vc fez pela justificativa da substituição do Tupi pela Portuguêsa. Me contento com os 2 pontos porque, explanar como vc fêz eu acho que ninguém aqui do YR deverá fazer para não tirar a beleza da pergunta. Que venham mais, como já desejei em outra pergunta, iguais a vc. PARABÉNS.
2007-02-22 15:41:20
·
answer #1
·
answered by Superdeo 4
·
0⤊
0⤋
NÃO
A comparação com Paraguai, Bolívia, Peru e Equador são impróprias. Esses países tem largas populações autóctones. Os indígenas paraguaios, bolivianos, peruanos e equatorianos falam essas línguas em seus cotidianos e sempre falaram. Muitos deles nem sequer sabem falar espanhol. Eles não falam essa língua porque alguém no governo decretou, é realmente a língua deles.
O Brasil NÃO é uma nação indígena. Os indígenas brasileiros foram dizimados pelas armas ou através da miscigenação. Supor que os indígenas são a origem do Brasil é um grande romantismo. Vale para fazer livros e sinfonias, mas para por aí. Se o Brasil tem uma origem essa origem se chama: P-o-r-t-u-g-a-l. Se não é Portugal, é a África, e se não é a África, então é a Itália, e se não a Itália, então a Alemanha ou Espanha. Existem mais descendentes de libaneses e japoneses no Brasil do que de indígenas.
Um solo não faz um país, o que faz um país é seu povo e sua cultura. Os estadunidenses não são Sioux, os californianos não são mexicanos, os autralianos não são polinésios. Por ventura, o Brasil era ocupado por tribos indígenas que hoje pouco tem a ver com que é o Brasil. Isso nota-se pela arquitetura, comida, modo de vestir, religião, etc, etc, etc.
Resumindo: o Brasil não tem que voltar às suas origens tupis porque os tupis não são a origem do Brasil. A maior parte dos brasileiros têm sangue africano e português.
E pare de falar dos portugueses como se fosse seres estranhos e distantes, como os ingleses para os indianos ou os franceses para os africanos. Você, como um loiro, é um descendente dos colonizadores, provavelmente seus ancestrais tem sangue indígena nas mãos, e assim o fizeram para expandir violentamente a própria civilização.
EDIÇÃO
Não tenho orgulho "de ter sangue indígena nas mãos", só estou a apontando que um país não é solo, um país é povo. Um solo pode mudar de povos, como a Califórnia que era do México, ou a Turquia que era dos romanos, mas um povo não pode ser mudado por cause do solo. É incoerente.
2007-02-22 16:12:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
E provavelmente o próprio tupi também ganhou espaço à partir de guerras dos indios que o falavam, contra outras tribos que falavam outra lingua qualquer.
Logo vamos descobrir que outra lingua era essa e com isso resgatariamos AINDA MAIS as nossas origens!
No final vamos simplesmente grunhir e dizer "eu tarzan você chita!" e AÍ SIM TEREMOS CHEGADO ÀS VERDADEIRAS ORIGENS DO NOSSO POVO! :P
2007-02-22 15:37:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O que poderíamos ser hoje é um país bilíngue, como o Paraguai (que fala espanhol e guarani), Equador (espanhol e quéchua) e Bolívia (espanhol e aymará). Como esses países não tiveram suas reservas indígenas praticamente dizimadas ou desfiguradas como o Brasil, ainda se preservou um pouco do idioma original.
2007-02-22 15:33:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Gustavo CL respondeu de modo perfeito!!!
Não é necessário dizer mais nada...
Vale pelos dois pontos e mais nada.
è só caganeira que se aprende nas escolas brasileiras ou é caganeira que vocês gostasm de aprender?????
Palhaçada...bando de incoerentes...aleijados mentais...frustrados e inseguros...incultos e sem identidade...seria a forma que utilizaria para caracterizar algumas das pessoas e as respostas que aqui deram.
Santa ignorância.!
2007-02-23 12:47:51
·
answer #5
·
answered by Nero Mira 3
·
1⤊
0⤋
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria...
2007-02-22 15:42:29
·
answer #6
·
answered by I am bunito 5
·
1⤊
0⤋
É triste a destruição de uma cultura, um(vários) povo.
Mesmo que para alguns não passe de romantismo surreal, os índios tem sim sua grande parcela na construção do Brasil, e se não fosse a xenofobia e a ganância dos portugueses nossa cultura seria ainda muito mais indígena, logo teria muito mais influencia da beleza que emanava das nossas extintas raízes.
Eu ficaria muito feliz se o tupi(ou o nheengatu) fosse ao menos a segunda língua oficial do país (que hoje é o inglês), e discordo que ficariamos isolados do mundo por isso.
Alguém aqui sabe falar algum dialeto chinês? pois bem, a China é uma das economias que mais cresce no mundo.
Eu sou um Serravalle, descendente de italiano e me orgulho disso, de todo o romantismo épico das batalhas travadas na idade media, brasões, títulos nobiliarquicos, etc, mas por outro lado, sou brasileiro e quero que MEU país sinta orgulho de suas origens indígenas, pois somos sim uma nação de raízes locais pre-portugal. Não é por meus ancestrais (portugueses) terem sangue indígens escorrendo de suas armas que vou me orgulhar disso e seguir os mesmos passos, afinal, errar é humano, mas repetir o erro do outro é imbecilidade.
2007-02-22 20:35:28
·
answer #7
·
answered by Angelo Serravalle 2
·
0⤊
0⤋
Acho que eu, você e o Policarpo Quaresma, que teve um triste fim, pensamos dessa forma.
.
2007-02-22 16:10:23
·
answer #8
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
Não falaríamos Tupi, falaríamos dois idiomas que atualmente se chamam Língua Geral Paulista e Língua Geral Amazônica (Nheengatu).
Vou explicar. A LGP surgiu do contato entre tupinambás, guaranis e portugueses, sendo usada como língua franca em quase toda a costa brasileira. A Nheengatu surgiu também do tupinambá, mas juntou algumas palavras do ianomâmi, espanhol e português. Elas eram tão diferentes entre si quanto o francês é do português.
Seria interessante se o porco do Pombal não as tivesse proibido... talvez até teria acelerado nosso processo de independência, já que um idioma é um dos fatores mais levados em conta na identidade de uma população. Elas não eram um idioma só dos índios, ou só dos europeus: eram idiomas nascidos de ambas as culturas.
O português ainda ia ser usado em larga escala, com certeza. Talvez a gente fosse como os paraguaios - e usasse ambas no dia-a-dia. E talvez, pelo fato de não haver um idioma predominante, mais gente falaria Pomerano*1, Talian*2 e Japonês no Brasil.
Realmente, parece interessante.
_____________
*1 pomerano: dialeto alemão falado em partes de SC.
*2 talian: língua derivada do Italiano, falada em poucas colônias atualmente.
________________
NOTA: se usar um idioma oficial mundial ajudasse alguma coisa, a Índia não estava na merd@ falando inglês. E, como eu disse, provavelmente seríamos bilíngües.
NOTA-2: não considerei outra coisa: provavelmente não haveria Brasil, mas sim uma penca de repúblicas, como na A. Latina espanhola.
________________
Gustavo CL, só pra avisar: tinha muito portuga falando a Geral Paulista e o Nheengatu, e incorporando-se à cultura dela. Não foi só questão dos índios terem sido dizimados; a parte mais importante foi a proibição.
2007-02-22 16:05:31
·
answer #9
·
answered by Eremita 6
·
0⤊
0⤋
Rui Barbosa ( ou seria Barboza? ) certa vez foi criticado por falar inglês em uma palestra. Então ele preparou a próxima palestra na sua lingua nativa. Fez uma palestra em Tupi. Quando terminou, falou, em inglês, que ia palestrar tudo de novo, de um jeito que entendessem. Em inglês.
2007-02-22 15:55:00
·
answer #10
·
answered by Christian R C 4
·
0⤊
0⤋