English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber algum site ou outras opções viáveis para que eu tenha acesso à história da reciclagem...
Obrigada.

2007-02-22 08:31:00 · 2 respostas · perguntado por E.O.V.F.! 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

2 respostas

Espero q esse link ajudem:
http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9349.pdf (esse e uma tese sobre reciclagem)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
http://www.compam.com.br
http://www.antares.com.br/~papelvel/papel02.htm


A atividade de reciclagem no Brasil se confunde com as próprias origens da fabricação de papel no País, iniciada há mais de 100 anos.

As primeiras fábricas brasileiras de papel se utilizavam de papéis descartados para a produção de novos papéis. Nessa ocasião, a quase totalidade das necessidades brasileiras de papel, em seus diferentes tipos, eram supridas por fornecedores do exterior.

O passo seguinte da industria brasileira foi a produção de papéis utilizando matérias-primas virgens importadas, em especial a celulose de fibras longas.

Só a partir do início da década dos anos 70, a indústria brasileira de celulose começa a ter expressão, passando os fabricantes de papel a utilizarem as matérias-primas virgens de origem nacional, simultaneamente com as de origem estrangeira.

A destacar que, na medida em que se ampliava a fabricação de papel no país a partir de matérias-primas virgens, estimulando um maior consumo, paralelamente se ampliava a atividade de reciclagem, conseqüência da maior disponibilidade de papéis recicláveis.

Verifica-se, assim, que a atividade de reciclagem de papel no Brasil tem seu fundamento em questões de natureza essencialmente econômicas.

Em tempos recentes, a reciclagem de papel vem apresentando um destaque crescente, na medida em que contribui para a preservação e conservação do meio ambiente e para a solução da questão da destinação dos lixos urbanos."

O texto acima foi retirado do trabalho: A Atividade de Reciclagem de Papel no Brasil, disponível juntamente com outros trabalhos sobre o assunto na biblioteca da Bracelpa.

2007-02-22 08:48:35 · answer #1 · answered by Pati 3 · 0 0

INDÚSTRIA DE PAPEL E PAPELÃO SÃO ROBERTO S/A

A HISTÓRIA:
A reciclagem do papel é tão antigo quanto sua própria descoberta, lá pelos anos 100 D.C. Já naquela época e principalmente nos anos atuais, a conversão dos papéis usados pode ser feita, gerando produtos de qualidade bem próximas aos originais.
Assim, temos com a técnica de reciclagem, papéis, cartões e embalagens. Há muito tempo que as caixas de papel ondulado são recicladas pelos grandes produtores de embalagens.
Na medida em que o interesse da reciclagem aumentou, cresceu também a quantidade de caixas feitas com material reciclado destacando-se que para cada tonelada de aparas destinadas a transformação, é evitado o corte de 10 a 12 árvores provenientes de plantações comerciais reflorestadas. E a fabricação de papel com uso de aparas gasta de 10 a 50 vezes menos água que no processo tradicional de celulose virgem, além de reduzir o consumo de energia pela metade.

O MATERIAL:
O papel ondulado, também conhecido como corrugado, é usado basicamente em caixas para transporte de produtos para fábricas, depósitos, super-mercados, escritórios, lojas e residências. Normalmente chamado de papelão (embora o termo não seja tecnicamente correto), este material tem uma camada intermediária de papel entre suas partes exteriores, dispostas em ondulações, na forma de uma sanfona.
Com papéis de qualidade, faz-se a capa do "miolo", dando assim características importantes nas embalagens como testes de compressão, empilhamento e ruptura para garantir a qualidade do produto final. O uso de fibras recicladas em maior quantidade pode aumentar o peso da caixa de papelão ondulado, tornando-a mais resistente.

QUANTO É RECICLADO:
No Brasil temos 71% do volume de papel ondulado reciclado. Nos Estados Unidos, a taxa é de 70%. Muitos países estimulam a reciclagem do papel, incentivando a instalação de usinas depuradoras, capazes de iniciar o processamento e fornecer fardos de celulose secundária para serem usados em qualquer fábrica de papel, sem que estas necessitem de equipamentos para preparação da polpa de aparas. No Brasil ainda não há iniciativas desse tipo.
O material é de fácil coleta em grandes volumes comerciais, sendo facilmente identificadas quando misturadas com outros tipos de papel, e comercializados pelos aparistas.

SAIBA QUE:
As caixas de papelão ondulado tem pouco peso e nos últimos dez anos obteve-se redução entre 10% a 15% do peso original, sem se perder em qualidade de compressão e empilhamento.
O papel ondulado, se cortado de forma correta, é decomposto com facilidade, tendo também alto índice de combustão. Em aterros degrada-se muito lentamente.

2007-02-22 16:43:32 · answer #2 · answered by Tania Regina R 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers