Para o sistema dominante brasileiro (público e privado), educar a sociedade não traz benefício algum:
* Uma população esclarecida não admitiria a política de esmolas praticada pelo executivo;
* Uma população crítica jamais votaria em parlamentares corruptos;
* Uma população capaz de ler e interpretar seus direitos exigiria mais trabalho e menos status do judiciário.
Além de tudo isso, há um mercado educacional que explora cada vez mais as pessoas desesperadas por um lugar ao sol no mercado de trabalho. As escolas públicas, sem profissionais e estruturas suficientes, forçam a migração para um sistema educacional privado técnico e sistematizado, o qual visa a aprovação em vestibulares e um lucro exorbitante. Há exeções tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, mais a maioria está presa a esse sistema pérfido de alienação e exploração da sociedade brasileira. Será que podemos sonhar com um futuro melhor?? Até!!
2007-02-22 08:41:02
·
answer #1
·
answered by John Cambridge 2
·
0⤊
1⤋
Falta pagar melhor os professores.
Um abraço.
2007-02-25 15:24:35
·
answer #2
·
answered by NP 6
·
0⤊
0⤋
Por que somos um povo atrasado e dominado por um pequeno numero de pessoas e quando tentam fazer mudancas para o bem da nacao o proprio povo se revolta ,pois gostam da corrupcao e da sacanagem ,, o brasil precisa ser separado para que melhoir seja administrado,,,,
2007-02-22 22:15:32
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Por que nós não temos 'estudo' o suficiente para lutar por isso... Para começar, nossa miscigenação não foi das mais eruditas. Depois, a nossa primeira instituição de ensino veio "com" a Família Real, apenas no século 19. Até então, só estudava quem tinha condições de ir para a Europa. E, para provar como o estudo influencia: a Inconfidência Mineira foi toda composta por membros da elite que tinham estudo, o único que não era muito culto pagou enforcado e esquartejado (século 18). Passamos por guerras horrorosas manipulados pela elite, dona de conhecimentos que a maioria não detém. Guerras que se arrastaram anos até chegarmos ao período Ditatorial, que, aliás, era outra guerra. Uma guerra contra o ato de pensar. Se o que distingue os humanos dos animais é o pensar, e isso era justamente o que o regime da ditadura combatia é fácil imaginar por que alguns acham que a ditadura foi linda. Depois sofremos com a desilusão de um país quebrado e endividado, graças às grandes obras do regime militar em nosso Brasil, que nem pediu por elas e estavam fadadas ao saber dos biólogos e ambientalistas, estes profetas modernos que alertaram aos impactos ambientais. Tornou-se mais fácil não gostar de política e nem de economia. Tornou-se mais fácil reproduzir o que a televisão mostra. Tornou-se mais fácil abaixar a cabeça e deixar as coisas acontecerem. Sem criticar, sem ler. Assim, perderam-se a fé e o interesse. Por isso estamos assim.. Temos a educação que merecemos.. "Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles(Rui Barbosa)."
2007-02-22 19:33:56
·
answer #4
·
answered by Palera 3
·
0⤊
0⤋
Pq se há educação, os políticos não serão eleitos.
2007-02-22 17:31:15
·
answer #5
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
0⤋
No Brasil quem estuda não tem futuro. Vira trabalhador não qualificado.
2007-02-22 17:20:13
·
answer #6
·
answered by Carioca Desesperado 4
·
0⤊
0⤋
Até tem, em alguns lugares... Mas está acabando, dando espaço para o ensino "só pra constar".
Faculdadezinhas oferecem cursos rápidos e fáceis, e pessoas são enganadas, terminando com um diploma que não significa muita coisa.
No ensino primário, a idéia de não reprovar o aluno termina por gerar cidadãos que não estão acostumados a serem testados e a trabalhar para garantir a qualidade do seu trabalho. (E terminam, também, analfabetos funcionais, como pude comprovar diversas vezes).
Mas você perguntou do motivo, certo?
Eu acredito que é porque o povo é passivo, e fica esperando que alguma "autoridade" (nem sempre o governo, mas na maioria das vezes sim) diga o que fazer, resolve todos os problemas, dê comida e educação a todos etc. O povo sempre "espera" algo do governo, mas nada faz para resolver o problema. Isto está também relacionado ao fato de o povo não ter sido preparado para tomar a iniciativa; a cultura do nosso povo (parte disso está no nosso sistema educacional) forma cidadãos sem nenhuma capacidade para mudar o mundo de forma razoável. (É um ciclo vicioso).
Veja: ou o brasileiro não tem o "espírito heróico", necessário para lutar por mudanças (não só reclamando, mas *mudando* o que estiver ao seu alcançe) -- ou ele não consegue fazê-lo de modo razoável, ficando à mercê de algum líder carismático que convence massas com discursos inflamados, cheios de emoção e pouca razão.
A verdadeira educação -- aquela que não temos -- desenvolve nas pessoas a capacidade de perceber o mundo e seus problemas; entender o problema do outro, e não apenas o seu próprio; e principalmente, a capacidade de *criar soluções para os problemas*, sem transferir a culpa para "o governo", "os políticos", "as empresas", ou qualquer outra coisa.
Mas uma vez que o povo (de maneira geral, havendo muitas exceções, claro) não está preparado nem para sair de crises usando soluções criativas, e nem para avaliar os políticos que elege, continua a ficar na mesma situação, preso à mentalidade induzida pelo ensino que é ou "de mentira", ou "técnico demais", deixando de lado a ética, a psicologia e outras coisas importantes na vida das pessoas.
2007-02-22 17:05:39
·
answer #7
·
answered by Eu 4
·
0⤊
0⤋
PORQUE ISSO FORAÇARIA OS POLITICOS A SE TORNAREM MAIS INTELIGTENTES
2007-02-22 16:59:02
·
answer #8
·
answered by Pan-americano 2007 eu fui 4
·
0⤊
0⤋
Vai depender do Prefeito e seu Secretário Municipal, bem como o Secretário de Estados, muitos Prefeitos de São Paulo vem adotando as mesmos livros e didática dos cursinhos, q reciclam seus professores....estão em igualdade de condições com os Mauricinhos de Escolas Particulares.....muitos tem passados nas Universidades das elites pensantes.....
2007-02-22 16:48:12
·
answer #9
·
answered by adriano g 6
·
0⤊
0⤋
o ensino publico no brasil era de excelente qualidade antes da ditadura , em 20 anos os milicos conseguiram arrasar c o ensino publico estadual e federal no brasil em tds os graus , estudei a vida tda em escola publica federal , colegio de aplicaçao e na ufba ,sou engenheiro civil , depois do termino da ditadura teve qui se começar do zero e falta vontade politica de nossos governantes qui n investem massiçamente nem dao prioridade a educaçao ,infelizmente , portanto so a longo prazo poderemos um dia voltar a ter um ensino publico de qualidade .
2007-02-22 16:40:43
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
E você acha que os políticos que estão sempre no poder são trouxas? Com um povo culto, seriam os primeiros a serem colocados para fora. Também os salários iriam melhorar, trazendo maior poder de compra aos brasileiros. E como ficariam os planos assistencialistas, que dão votos?
Desculpe amigo, mas você precisa acordar para a realidade, dura, mas real.
2007-02-22 16:37:42
·
answer #11
·
answered by Gilberto C 5
·
0⤊
0⤋