English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O meu professor comentou que o nosso avanço cultural é minimo se comparado a grandes potencias mundiais. Será culpa do cidadão?
O que vcs acham a respeito?

2007-02-22 07:47:58 · 3 respostas · perguntado por belzinha 2 em Ciências Sociais Psicologia

3 respostas

Oi Belzinha
O principal motivo é o professor entrar numa aula mal preparado porque além dele não prender a atenção e sustentar o interesse dos alunos, informará e consequentemente formará mal esses alunos.
Um exemplo é esse seu etnocêntrico professor que se revela um antiquado fisiologista. Se bobear, ele começará a pregar a supremacia da "raça" ariana e a inferioridade dos judeus para vocês e vocês terminarão medindo tamanhos de crâneos para verificar a relação com o tamanho dos cérebros. Coisa do século retrasado. rsrsrs
Como premissa colocarei que não existe cultura melhor ou pior, mais avançada ou mais atrasada, mais bonita ou mais feia porque o antropólogo (o cara que estuda as culturas) deve se abster das suas opiniões e sentimentos pessoais ao fazer uma análise. Existem sim, culturas diferentes.
O avanço ao qual você se refere é exclusivamente técnico/tecnológico e não cultural, pois conheço culturas de índios caçadores-coletores (segundo os fisiologistas, os mais "atrasados") que não tem órfãos, não tem ricos e pobres e vivem numa sociedade perfeitamente organizada aem terem governo ou estamento, coisa que nenhuma nação "desenvolvida" ainda conseguiu (e pelo visto, está longe de conseguir).
O que leva o nosso país ter uma nação menos desenvolvida tecnologicamente é principalmente o imperialismo dos países mais desenvolvidos que impõem a sua tecnologia ao nosso povo e não permite que o país faça investimentos nas áreas de educação e tecnologia.
Como resultado temos um povo que não é abituado a estudar e não confia nos seus cientistas.
Quer um exemplo?
Santos Dumont inventou o avião, mas quem o patenteou foram os irmãos Wright.
Hoje pagamos royalties para poder fabricá-los.
Uma sociedade não é melhor que a outra por ter um desenvolvimento tecnológico maior ou por ter uma sociedade mais competitiva.
Estamos chegando a um ponto no qual quem tiver experiência em plantar um pé de couve terá uma chance maior de sobrevivência do que quem sabe fabricar uma bomba atômica.
Então podemos até que facilmente concluir que não existem sociedadesmais adiantadas culturalmente, mas sim temos sociedades com culturas diferentes e a grande tirada da vida é saber conviver com essas diferenças culturais que hoje ganharam um nome muito bonito (na minha opinião, é claro): Alteridade.
Por favor, Belzinha, peça a esse seu professor que leia um livro do Roberto DaMatta chamado "Relativisando".
Ele é muito legar para nos livrar dessas noções "etnocentristas" que temos.
Caso você se interesse, leia também porque é uma leitura muito proveitosa para o nosso dia-dia como seres humanos e o DaMatta tem uma forma muito peculiar e simpática de expor os seus temas.
Bjs

2007-02-22 08:58:03 · answer #1 · answered by Químico 7 · 1 0

Oh, Belzinha.... Seu professor não estudou a lição, hehehe.

A culpa é do Governo que não dá condições aos menos protegidos de estudarem. A nossa Constituição diz que a educação é obrigação do Poder Constituído, ou seja, do Governo.

2007-02-22 08:14:20 · answer #2 · answered by L U K E 7 · 1 0

O seu professor não sabe o que diz. O seu país é muito rico culturalmente. Mais do que quase todas, senão todas, as grandes potências mundiais. Pela minha resposta, já percebeu que sou cidadão de outro país e admiro a vossa cultura.

2007-02-22 08:10:23 · answer #3 · answered by Vinicio S 1 · 1 0

fedest.com, questions and answers