A noss cultura só prega que quem presta é jovem o velho, ou melhor alguém um pouco mais maduro já não é tão bom assim!!!
ao contrário das culturas orientais onde o velho e o mais experiente é supervalorizado pela maturidade e experiencia de vida!!!
Bjs
2007-02-22 07:54:43
·
answer #1
·
answered by Acqua 6
·
1⤊
0⤋
aqui no Brasil são poucas as empresas que empregam uma pessoa após os 35 anos,eu acho preconceito sim,pois uma pessoa nesta idade tem muita experiencia..........
2007-02-22 16:35:52
·
answer #2
·
answered by gata morena/amando 7
·
0⤊
0⤋
depende da profissão que tiveres e que tipo de trabalho você esta buscando.
Se você não tem nenhuma profissão com certeza existem mercado de trabalho para você. Se você tiver profissão e quiser um emprego da tua profissão: depende, se tua profissão esta saturada no mercado vai ser difícil por causa da concorrência, mas se tua profissão não tiver muito é mais fácil.
É preconceito pelo simples fato de que uma pessoa com 45 anos é difícil de ser convencida por um chefe de 30....
2007-02-22 16:16:39
·
answer #3
·
answered by hillrivero 3
·
0⤊
0⤋
Após os 40 anos de idade, fica muito mais complicado conseguir uma boa colocação – um emprego fixo, com carteira assinada, benefÃcios e, principalmente, boa remuneração.
Mas isso não é razão para desistir ou sair do mercado de trabalho! Muitas empresas ainda valorizam a experiência e a capacidade de profissionais com este perfil.
O preconceito com pessoas acima de 40 anos parte de vários fatores, a principal causa de discriminação é o custo do profissional, que chega a ser 32,1% a mais do que um profissional com uma faixa etária menor. Isso equivale dizer que os profissionais mais velhos que não foram promovidos se tornam excessivamente caros para as organizações.
Outros pontos observados pelas empresas como empecilhos na hora da contratação de profissionais mais velhos são: falta de energia, falta de flexibilidade, falta de atualização, falta de agilidade, falta de criatividade e falta de habilidade no relacionamento em equipe.
Flexibilidade – esta é a palavra-chave para vencer o preconceito e dar a volta por cima, conseguindo aumentar a competitividade e conquistando um espaço no mercado de trabalho. Acostumados a trabalhar no regime CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, alguns profissionais se recusam a considerar outros tipos de vÃnculos empregatÃcios, como prestadores de serviços ou consultores, diminuindo suas chances de obter uma colocação, já que as empresas costumam utilizar outras formas de vÃnculo com quem possui uma faixa etária mais avançada...
Outra dica é apostar em empresas brasileiras de pequeno ou médio porte, que podem se beneficiar da riqueza do conhecimento e da experiência do profissional. Investir em si próprio é outro ponto fundamental: manter a forma fÃsica ajuda muito a transmitir uma idéia de vitalidade ao futuro empregador.
Recicle idéias! Atualize-se em sua área, ponha em dia seus idiomas e aprimore suas habilidades de comunicação. à fundamental compreender que, uma vez no mercado de trabalho, o profissional está competindo lado a lado com profissionais mais jovens, menos experientes mas altamente qualificados e significativamente mais baratos.
"POR QUE EU DEVO TE CONTRATAR?"
Tente responder a esta pergunta...
à difÃcil responder de primeira, não é mesmo?
Por isso, seja precavido e pense antes no que você tem de diferente e melhor para oferecer ao mercado de trabalho para responder esta pergunta sem pestanejar!
Reflita sobre suas maiores realizações profissionais, seus pontos fortes, sua experiência profissional, as posições que alcançou ao longo de sua carreira profissional e o seu objetivo. Descobrir estas respostas, com certeza, facilita muito!
Nossas pesquisas comprovam que no mercado de trabalho brasileiro, 30 anos é a idade mediana para alcançar um cargo de Supervisão; 34 anos, uma posição de Gerência e 38 anos, a Diretoria. Espera-se que um profissional seja capaz de se tornar presidente por volta dos 41 anos de idade.
ELABORANDO O CURRÃCULO...
Ele é a sua porta de entrada em todas as empresas, portanto, deve ser elaborado com cuidado, sem erros e muito menos informações falsas. Um currÃculo sucinto e bem-elaborado pode aumentar, consideravelmente, suas chances de obter entrevistas de emprego.
Suas finalidades principais são gerar entrevistas e servir como guia para seus futuros entrevistadores. O currÃculo deve cumprir quatro objetivos principais:
- comunicar claramente seus objetivos profissionais
- demonstrar que você está apto a desempenhar a função pretendida
- informar contribuições dadas em posições prévias
- apresentá-lo como profissional organizado e ambicioso
Coloque em destaque o seu objetivo profissional, bem no centro da página. Experiências que não ajudam a justificar seu alvo profissional devem ser menos enfatizadas ou simplesmente excluÃdas. Um currÃculo bem elaborado expõe a área ou a posição pretendida; logo depois, o documento relaciona, no máximo, seis itens que sintetizam os pontos mais relevantes da sua experiência profissional, justificando sua pretensão pelo cargo.
Não ultrapasse três páginas de currÃculo, pois ele pode ser considerado muito extenso e talvez nem seja lido...
Coloque seus dados pessoais e de contato – não há necessidade de colocar número de documentos – e certifique-se de que estas informações estejam corretas.
Faça um rascunho, releia e peça a amigos que também revisem. A linguagem correta, sem erros de Português, também conta na hora em que o recrutador estiver lendo o documento.
Tenha o cuidado de manter uma lista de referências atualizada com você, com contatos de ex-empregadores que possam atestar sobre o seu trabalho.
O USO DE SITES PARA ENCONTRAR UM EMPREGO...
Em 2005, a população brasileira que recorreu a sites de currÃculos e vagas à procura de emprego cresceu 9,13%. O interessante é que as mulheres tendem a utilizar os sites com mais freqüência que os homens...
A Internet desempenha um papel semelhante ao dos anúncios de jornais, oferecendo à s empresas a oportunidade de escolher o melhor profissional dentre um grande número de candidatos. O profissional, por sua vez, deve selecionar sites para anunciar seu perfil dentre os inúmeros disponÃveis na rede. Estas páginas facilitam o contato entre candidatos e empresas, além de oferecer diversas opções de busca de vagas e envio de currÃculos. à um bom investimento para quem procura um retorno rápido e eficiente!
Banco Nacional de Empregos
www.bne.com.br
Canal de Empregos
www.empregos.com.br
Ciee - Centro de Integração Empresa–Escola
www.ciee.com.br
Emprego Certo
www.empregocerto.com.br
Manager Recursos Humanos
www.manager.com.br
Gelre
www.gelre.com.br
Vagas
http://vagas.com.br
Vida Executiva
www.vidaexecutiva.com.br
2007-02-22 16:12:08
·
answer #4
·
answered by Lula Lelé 4
·
0⤊
0⤋
Quanto mais velho, mais próximo da aposentadoria, isso é um problema para o empresário. Creio que esta situação só mudará, quando houver vontade política, para, Governo e Mercado Empresarial, fazerem uma revisão nas leis trabalhistas.
2007-02-22 16:03:32
·
answer #5
·
answered by lacgua 5
·
0⤊
0⤋
Neste caso,temos de tentar fazer algo por conta própria. Pode ser muito difícil, mas gaste bastante seu tempo pensando nesta solução, que aparecerá um caminho. É claro que as condições de vida são diferentes para cada pessoa, mas eu sei desta dificuldade porque tenho 67 aninhos. Faço doce de leite.
2007-02-22 15:59:05
·
answer #6
·
answered by B@TOCO 4
·
0⤊
0⤋
É... eu sei que não é fácil!
Deve ser preconceito mesmo!
Eu moooorro de medo de perder o meu emprego e olha que estou aqui há quase 18 anos!
Mas ó... pq vc não tenta algo na economia informal?
Faça algo na área de alimentação, artesanato, informática... pelo menos dá para quebrar um galho enquanto não aparece algo melhor.
E mais... de repente acaba dando tão certo que vc sobrevive só com seus lucros.
Boa sorte!
Beijinhossss
2007-02-22 15:56:47
·
answer #7
·
answered by ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7
·
0⤊
0⤋
Acredite na sua intuição e parta para um negócio próprio.
2007-02-22 15:55:12
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
C/ toda a certeza é preconceito.
D forma prática, uma das soluções d emprego p/ a idade q vc mencionou é o concurso público. Pelo menos, só dpende do mérito da pessoa (estudar) não precisando c submeter a subjetividade d uma seleção d empregos
2007-02-22 15:54:50
·
answer #9
·
answered by boiler_viewer 6
·
0⤊
0⤋
Tenho certeza que sim, preconceito monstruoso!
2007-02-22 15:48:55
·
answer #10
·
answered by lenebcarvalho 5
·
0⤊
0⤋