É assim mesmo!
Quer ver?
No princípio, eram os índios com seus povos... E Havia os tupis, os guaranis, charruas, tapuias, patos e sei lá eu mais quantos grupos étnicos - cada um com a sua cultura própria - influenciada, é claro, pelas culturas dos vizinhos.
Depois vieram os portugueses, com suas bíblias e paus-de-fogo Matando os corpos com estes e a religião e cultura com aquelas. Dos índios, restaram entre os portugueses alguns genes e uns poucos hábitos e palavras.
Os portugueses arrancaram os negros da áfrica para escravizá-los aqui. Com eles vieram sua religião, o dendê, mais genes, inúmeras palavras e uma música danada que ninguém ouve sem sacudir.
E vieram italianos. E vieram alemães.
E o povo daqui se pôs a macaquear os franceses - e entraram muitas palavras francesas pra nossa língua - que já tinha muito de português com traços de tupi, de guarani, de banto, e de tantas outras líguas de índio e de negro.
E vieram poloneses. Americanos. Judeus. Sírios. Libaneses. Japoneses. Chineses...
Aí começaram a vir os filmes americanos, faroeste, bangue-bangue.
Cada um desses povos trouxe um tempero, trouxe palavras, costumes habilidades. Se misturaram, mas não sumiram.
E da mistura de tudo isto, um suco cultural de múltiplas vertentes, nasceu algo novo e único - A Cultura Brasileira.
2007-02-22 07:17:17
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋
Filho, é claro q tínhamos q herdar dos portugueses, dos índios e dos negros.
Mais tarde, com a aboliçaõ da escravatura, vieram os italianos e alemães principalmente no sul e sudeste. O Brasil é um caldeirão de culturas ricas e variadas. Nós não herdamos o protestantismo dos americanos. Em sua maioria o Brasil é um país católico. Como a vó já viveu mt, posso te dizer q essa proliferaçãio de igrejas protestantes é mt recente. A maioria não é séria e só visa ganhar dinheiro, mas tem os sérios tb, como os metodistas, os calvinistas e outros.
A influência americana é recente tb, pq antigamente o chique era saber falar francês, ir pr Paris e estudar por lá ou então na Universidade de Coimbra, Portugal.
Como os americanos estão dominando o mundo politicamente, então a gente copia tudo deles, principalmere a língua. Eu vejo um monte de placas em inglês e fico pensando, será q alguém entende aquilo? Mas se vc for À Bahia, vc vai sentir a nossa brasilidade e vai ter mt orgulho dela. N é defeito pegarmos um pouco de cada civilização, já q somos um país novo, perto da Europa e Ásia.
Espero q vc fique mais feliz com a explicação da vó.
Fique com seu Anjo da Guarda e com a benção da vó de 75 aninhos.
2007-02-22 15:02:25
·
answer #2
·
answered by Véinha de Taubaté 2
·
0⤊
0⤋
A nossa maior cultura é o dom de podermos copiar os "outros"...
2007-02-22 14:59:53
·
answer #3
·
answered by CCFD 1
·
0⤊
0⤋
Antes dos colonizadores chegarem aqui, só haviam os índios , certo?Então, poderia se dizer que a cultura genuinamente brasileira é a cultura dos índios , certo? Errado. Primeiro:haviam vários povos indígenas aqui, cada um com sua própria cultura, idioma , religião, etc...E segundo: não existia o Brasil, no sentido que existe hoje, como uma nação ou Estado Nacional. Então, o que podemos concluir é que a cultura brasileira é um verdadeiro caldeirão, no qual se misturaram as culturas indígena, africana, européia e asiática.Ok?
2007-02-22 14:54:03
·
answer #4
·
answered by o pequeno aprendiz 3
·
0⤊
0⤋
A nossa cultura se baseia nos nossos indígenas ( cultura tupiniquim) e, dos nossos colonizadores e, um pouco que estamas fazendo. Não devemos , ainda , contar com a aculturação, está em faze de desenvolvimento.
No mais ,só o tempo dirá.
2007-02-22 14:52:57
·
answer #5
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋