English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

alguem poderia me dizer o q é efeito estufa... o q acontece

2007-02-22 06:31:59 · 8 respostas · perguntado por alcimar 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

8 respostas

O efeito estufa (ou efeito de estufa, como se diz em Portugal) é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.

O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um maior aquecimento global. O IPPC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente [1] diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito de estufa.

Os gases «de estufa» (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), gás nitroso (NO2), CFC´s (CFxClx)) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
Variação da temperatura global e de concentração de dióxido de carbono presente no ar nos últimos 1000 anos.
Variação da temperatura global e de concentração de dióxido de carbono presente no ar nos últimos 1000 anos.

O nome «efeito estufa» é um nome infeliz porque a atmosfera não se comporta como uma estufa (ou como um cobertor). Numa estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior. Ora acontece que a atmosfera facilita a convecção e não armazena calor: em média, a temperatura da atmosfera é constante e a energia absorvida transforma-se imediatamente na energia cinética e potencial das moléculas que existem na atmosfera. A atmosfera não reflete a energia radiada pela Terra. Os seus gases, principalmente o dióxido de carbono, absorvem-na. E se radia, é apenas porque tem uma temperatura finita e não por ter recebido radiação. A radiação que emite nada tem que ver com a que foi absorvida. Tem um espectro completamente diferente.

O problema do efeito estufa e sua influência no aquecimento global acelerado dos últimos 100 anos põem em confronto forças sociais que não permitem que se trate deste assunto do ponto de vista estritamente científico. Alinham-se, de um lado, os defensores das causas antropogênicas como principais responsáveis pelo aquecimento acelerado do planeta. São a maioria e omnipresentes na mídia. Do outro lado estão os "céticos", que afirmam que o aquecimento acelerado está muito mais relacionado com causas intrínsecas da dinâmica da Terra do que com as reclamadas desmatamento e poluição que mais rápido causam os efeitos indesejáveis a vida sobre a face terrestre do que propriamente a capacidade de reposição planetária.

Ambos os lados apresentam argumentos e são apoiados por forças sociais.

A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra, e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome. Muitos desses gases são produzidos naturalmente, como resultado de erupções vulcânicas, da decomposição de matéria orgânica e da fumaça de grandes incêndios. Sua existência é indispensável para a existência de vida no planeta, mas a densidade atual da camada gasosa é devida, em grande medida, à atividade humana. Em escala global, o efeito estufa provoca o aquecimento do clima, o que tem conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal. A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua seqüela de destruição e morte.

_____________

Beijos

@}-----

2007-02-22 06:36:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies

2015-10-27 23:58:28 · answer #2 · answered by ? 2 · 1 0

O Efeito estufa é um fenômeno natural e Fundamental para a existência de vida na Terra.
É a capacidade das nuvens( vapor d'água ) e gases da atmosfera( CO2, metano e outros ) de reter parte do calor irradiado pela superfície terrestre. Sem esse fenômeno natural, a Terra seria um planeta gelado, com uma temperatura média de -18°C , e não os +16°C existentes. A longo prazo, a Terra deve irradiar energia para o espaço na mesma proporção em que a absorve do sol... O vapor d’água, dióxido de carbono e outros "gases de efeito estufa" existem naturalmente na atmosfera. Esses gases impedem que a energia passe diretamente da superfície terrestre para o espaço. Ao invés disso, processos interativos (como a radiação, as correntes de ar, a evaporação, a formação de nuvens e as chuvas) transportam essa energia para altas esferas da atmosfera. De lá, ela pode ser irradiada para o espaço. É bom que esse processo seja mais lento e indireto ( equilibrado ), porque se a superfície terrestre pudesse irradiar energia para o espaço livremente, nosso planeta seria um lugar frio e sem vida, tão desolado e estéril quanto Marte.

Já o aquecimento global, que não é uma condição natural, e sim provocada pelo homem, é o agravamento do efeito estufa.
Para saber mais:
http://br.geocities.com/sousaraujo/estufa.htm

2007-02-22 09:13:20 · answer #3 · answered by comandante 7 · 1 0

Efeito estufa: Com a poluição, se forma uma camada de gases em torno do planeta (como a camada de ozônio).

Essa camada de gases deixa o calor do sol entrar no planeta (em forma de luz), mas não deixa o calor sair (em forma de radiação termica).

Se entra mais calor do que sai, o planeta esquenta.

2007-02-22 09:11:20 · answer #4 · answered by Anonimo 5 · 1 0

O efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueia e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra. Estudos realizados mostram que nos últimos 160 anos a temperatura média da Terra sofreu uma elevação de 0,5 ºC e, se persistir a atual taxa de poluição atmosférica, prevê-se que entre os anos 2025 a 2050 a temperatura sofrerá um aumento de 2,5 a 5,5 °C. As principais conseqüências seriam a alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões terrestres, e o derretimento das massas de gelo, provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas. Na Antártida, cerca de 3 mil Km quadrados de geleiras virara água entre 1998 e 1999. Dezenas de ilhas da Oceania, entre elas Fiji, Nauru, Tuvalu e Vanuatu, correm o risco de submergir com o aumento do nível dos oceanos. No Recife, capital de Pernambuco, o contorno da praia está encolhendo ano a ano. Entre 1993 e 1999, o nível dos oceanos subiu entre 5 a 10 milímetros de acordo com estudos da Nasa, a agência espacial norte-americana. Estima-se que, nos próximos 100 anos, a elevação do mar pode ser de até 90 centímetros, como resultado do derretimento das geleiras dos pólos e da expansão da água devido à maior temperatura.


Sem o efeito estufa, a vida na Terra não seria possível. A energia vinda do Sol é absorvida pelo planeta e se irradia de volta na forma de calor. Gases atmosféricos como o dióxido de carbono seguram esse calor e evitam que ele vase para o espaço. Isso é o que nos mantém aquecidos à noite. Mas, como os humanos emitem cada vez mais gases para a atmosfera, maior quantidade do calor solar é aprisionada, e o planeta fica com "febre".


espero ter ajudado...

bjs:)

2007-02-22 06:40:47 · answer #5 · answered by Jujuba! 5 · 1 0

resposta
resumo sobre o q é efeito estufa=O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudessemos estar aqui discutindo-a. O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos. Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

2007-02-24 01:11:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Voçê já alguma vez viu um estufa ? pois é ... existe um isolamento entre o interior da atmosfera da estufa e a atmosfera exterior da estufa. Na realidade mundial, trata-se de uma atmosfera com gases pesados que não conseguem subir na atmosfera e aquecem-na, provocando efeitos como o degelo nos polos,provocando efeitos na litosfera e outros problemas de saúde por falta do oxigénio. Falo por exemplo no dióxido e monóxido de carbono, produzidos pelas fabricas e viaturas. O termo de " efeito de estufa " tem uma realidade mais aterradora na atmosfera do planeta Vénus em que as temperatura são na ordem dos 200 graus centigrados ( suficiente para derreter ferro ), em que a sua atmosfera é constituida por enxofre e acido sulfurico e sulfuroso. Esta atmosfera é tão densa que não se consegue volatilizar para o espaço.

2007-02-23 01:28:08 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

sendo bem simples: a poluição não deixa os raios solares (calor sairem da atmosfera do planeta) entaum há um akecimento... e esse aumento de temperatura é o efeito estufa... é isso ai..

2007-02-22 06:43:28 · answer #8 · answered by Moça do SUL 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers