English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se nossa Via Láctea estivesse se afastando de outra "Galáxia qualquer" (GQ) com Va = 0.999999.... c, como veríamos essa GQ?
E se Va fosse = 1 c?
E se Va fosse > c?

sendo:
Va = Velocidade de afastamento
c = Velocidade da luz ~300.000 km/s

2007-02-22 05:57:24 · 4 respostas · perguntado por Wagner A 4 em Ciências e Matemática Física

Pelo que se sabe, a materialização da energia não foi súbita. Se ocorreu o BigBang, devemos considerar que outras galáxias se formaram em todas as direções do BB. Para se materializar, a energia teve que se desacelerar. Mas se matéria se formou em todas as direções, então temos que:
1) Partículas que deram origem a matéria estavam em velocidades maiores que a da luz; (E=mc2)
2) Nos vários níveis de materialização, a velocidade das partículas foi reduzida;
3) A matéria resultante tem velocidade de afastamento do BB próxima ao nível de materialização, ou próxima a c.
4) Se matéria surgiu em todas as direções do BB, e têm Va do BB próxima a c... então as galáxias que se formaram em ângulos diferentes ao nosso, podem ou não ter Va relativo a nossa galáxia > c.
5) Enfim, o Universo que vemos deve ser muito menor que o Universo Real.

2007-02-22 11:28:58 · update #1

Dario, vc disse:

1) "Partículas que deram origem à matéria não poderiam estar a velocidades maiores que a da luz, pois teriam massa imaginária. Nada do que ocorreu após o tempo de Planck pôde se deslocar acima da velocidade da luz dentro do nosso universo."

Quando disse partículas, quis dizer porções ou pacotes de pura energia, que por sua vez, não teria massa... Me refiro aqui aos primeiros momentos onde a energia não se "importava" com a TR.

2007-02-24 03:40:21 · update #2

"2) e 3) Você chama de nível de materialização uma partícula que desacelera a partir da velocidade c. Isso não faz o menor sentido do ponto de vista da mecânica relativista, pois a velocidade de um corpo é relativa a outro corpo. Velocidade c em relação a quê?
"

Nível de materializãção. Quero dizer que, pacotes de pura energia se agruparam e formaram pacotes maiores até chegarem ao nível de partículas... Pelo que sei, o Big Bang seria um ponto infinitamente ... bla bla bla,,,,, que se tornou, ainda que não aceitemos, o ponto de partida. Assim sendo, ocorreu em todas as direções, e podemos dizer que é um ponto de referência, no mínimo imaginável. Antes do agrupamento de pacotes de pura energia, não entra a TR.

2007-02-24 03:52:21 · update #3

Concluo com o seguinte raciocínio lógico.
Se podemos ver galáxias se afastando em velocidades próximas a c, é mais que lógico que se estas se mostrarem em sentidos opostos, ou seja, vemos no norte ou nordeste uma (A) se afastando a velocidade próxima a c, e vemos outra (C)para o sul ou sudeste se afastando com velocidade próxima a c, então podemos concluir que um observador em A jamais verá C. Assim nos tornamos observadores privilegiados! As V'as de ambas em relação a nós não são > c e não vão contra a TR. Mas, é lógico concluir que entre elas a Va é > c.

2007-02-24 04:05:08 · update #4

Estou com o Mestre e Doutor pela UFMG Dr. Claudio Cruz - Veja o link.
http://www.deducoeslogicas.com/relatividade/logica.html

2007-02-26 22:52:54 · update #5

4 respostas

Bom, me parece que vc viajou um pouco nesses seus detalhes adicionais.

Antes vou responder a sua pergunta. Se outra galáxia estiver se afastando de nós a uma velocidade próxima à c (no seu exemplo, 99,9999% de c), nós não a veríamos. Devido ao efeito Doppler, a luz emitida pelas suas estrelas chegaria até nós na frequência de microondas ou de ondas de rádio. Somente com receptores nessas freqüências poderíamos detectar a existência de uma galáxia nessas condições.

É bem possível que existam realmente galáxias distantes se afastando a velocidades tão grandes que seu espectro esteja na faixa de microondas e, portanto, ainda não conseguimos identificá-las.

Com relação aos detalhes adicionais, acho bom você rever alguns conceitos sobre a física relativista e o Big-Bang, pois algumas de suas afirmativas estão incoerentes. Seguem os itens:

1) Partículas que deram origem à matéria não poderiam estar a velocidades maiores que a da luz, pois teriam massa imaginária. Nada do que ocorreu após o tempo de Planck pôde se deslocar acima da velocidade da luz dentro do nosso universo.

2) e 3) Você chama de nível de materialização uma partícula que desacelera a partir da velocidade c. Isso não faz o menor sentido do ponto de vista da mecânica relativista, pois a velocidade de um corpo é relativa a outro corpo. Velocidade c em relação a quê?

4) Pelo que eu entendí você tem a idéia de que o Big-Bang ocorreu em um determinado local do universo. Isso não está correto, pois as dimensões espaciais foram criadas no Big-Bang. Você precisa entender melhor o conceito do Big-Bang

5) Não há dúvidas de que o que temos condições de ver é muito menor do que a realidade, pois as informações chegam até nós fora do espectro de luz visível ou simplesmente elas ainda não chegaram até nós.

2007-02-23 13:17:22 · answer #1 · answered by Dario 5 · 0 0

q ñ entendie sua pergunt...????????????
????????????




????????????????????
????????????????????




?????????????????????

2007-03-02 09:58:51 · answer #2 · answered by sabrinagmarcelo 2 · 0 0

Uma das conseqüências dos postulados de Einstein é a inércia da energia dada por: dE=dM.c²; disto, com algumas contas e usando a conservação,tem-se que nos corpos com massa de repouso não nula esssa depende da velocidade. Como a luz tem energia, ela tem massa, e como ela não tem massa de repouso, ela precisa sempre está em movimento; pelas equações de Maxwell, a luz nunca está parada, num dado meio, sua velocidade é uma constante, no vácuo é a maior possível. Não depende do referencial, da fonte do observador, ou de ambos. Dá para ver onde vamos chegar, e foi o que Einstein concluiu; Nenhum corpo com massa de repouso não nula pode ultrapassar a velocidade da luz, como essa é a maior velocidade que se conhece, logo, ela deve ser a maior velocidade alcançável no universo, somente pela luz e outras radiações. Desse modo, não há como uma galáxia se mover com velocidades maiores ou iguais a da luz.
Quando a velocidade tende a da luz, o efeito Doppler relativístico é bastante acentuado, e é muito possível que não se veja mais a galáxia de tão avermelhada que o seu espectro visível ficou.

É isso!

2007-02-22 14:38:04 · answer #3 · answered by Rique 2 · 0 0

>c: impossivel. Graças a Maxwell;
=c:veriamos??--Energia.
.9999c: provavelmente não veriamos, mas a altas velocidades ocorrem frequencias emitidas no vermelho.
Mas provavelmente vc já sabe disto...

2007-02-22 14:12:38 · answer #4 · answered by Danilo 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers