English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A bilhões de anos luz, fora dela. Acreditando nesta parafernália os astrônomos e astrofísicos abandonaram a noção de que o Sistema Solar não tinha qualquer posição central no Universo, e no começo deste século reconheceu que vivemos num planeta nada excepcional, em torno de uma estrela nada excepcional, o Sol, localizada quase na extremidade de uma galáxia normal, a Via Láctea. Esta galáxia faz parte de um grupo de galáxias, o Grupo Local, localizado na periferia de um grande cúmulo de galáxias. Mesmo este cúmulo, o cúmulo de Virgem, é pequeno em relação aos grandes cúmulos de galáxias que podemos observar em outras partes do Universo. Nossa localização no Universo é portanto insignificante

2007-02-22 02:30:09 · 4 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

4 respostas

É realmente uma metáfora. Ainda que tal imagem seja produzida com dados fornecido por poderosos equipamentos, não pode ser vista como uma imagem real. Mais metáfora ainda é a pretensão de querer dar forma ao todo, ao cosmo. O ser humano, na sua necessidade de ter de saber tudo é capaz de criar imagens muito além da sua capacidade visual e sensorial. Utilizando a ferramenta matemática, a única que não mente, produzem mirabolantes cálculos dos quais os resultados serão corretos, se, os fatores também forem corretos.
Como no passado, hoje eles podem também produzir, não intencionalmente é claro, uma falsa realidade e se desviarem de uma verdade absoluta. Podemos ver isso na imaginação de cientistas, quando aceitam como real a possibilidade de uma dimensão superior a esta que chamamos de terceira. A partir disso a coisa não tem freio pois, se existe uma quarta, deveram haver uma quinta e outras mais. A situação piora, metaforicamente, quando no afã de romper a impossibilidade de vencer as astronômicas distâncias interestelares e não aceitando ter que viver nesse ponto local da nossa galácia para sempre, lançam idéias de viagens extra dimensionais e se projetam por coisas inexistentes como vórtices temporais e buracos de minhocas. Tudo isso por alimentar uma matemática que nunca mente por si só, mas, que pode mentir através de falsos dados.

2007-02-22 04:22:12 · answer #1 · answered by jp 7 · 0 0

Não é "acreditando nesta parafernália". Primeiro, que isto não é parafernália, segundo que não se trata de caso de fé, de acreditar, mas de observar as evidências. Exames na faixa do Raio-X, do Ultra-Violeta e do Infravermelho (portanto invisíveis ao olho humano) permitem aos astrônomos inferir o tamanho e forma aproximada da nossa Galáxia.

Não existe nenhuma foto feita da nossa Galáxia, vista "de fora", por que nenhum artefato humano sequer saiu do Sistema Solar, que dirá da Galáxia. O que há são fotos de galáxias com tamanho e estrutura semelhantes à nossa Galáxia.

Quanto à insignificância de nossa posição no Universo, é uma conclusão pessoal. Se por um lado somos únicos, já que não conhecemos nenhuma outra civilização em outro planeta, por outro, somos uma fração mais que ínfima da natureza. Somos, ao mesmo tempo, insignificantes e importantes.

2007-02-22 10:59:49 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

nós, suburbanos da via lactea dependemos das abstrações de pessoas com a visão espacial fora do comum...há alguns anos acampando e dormindo ao ar livre pude vislumbrar o serpentario que é o acumulo dos astros na faixa central da via, a fisica já demonstra esse acumulo pelo efeito da rotação...por alguns instantes pude ver nossa via de fora...foi incrivel essa experiencia, talvez tenha sido dessa forma

2007-02-22 10:50:45 · answer #3 · answered by decrespo 1 · 0 0

A capacidade de raciocínio e de imaginação da espécie humana é o que temos de melhor.

2007-02-22 10:32:44 · answer #4 · answered by Mystic 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers