English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

é um começo mas não é o suficiente, nas escolas o aluno tem que ler de tudo para saber criticar e formar opiniões.
fiz um trabalho na escola que nunca esqueci, você tinha que achar 5 matérias sobre o mesmo assunto em jornais, revista, internet em fim para achar determinados pontos de vista de cada jornalista, formar sua opiniao e procurar erros porque jornais e afins também tem erro de ortografia.

2007-02-22 02:35:17 · answer #1 · answered by Andressa ^^ 2 · 0 0

Com certeza, eu tive uma professora de português q ela usava este método. Toda semana, eu tinha que levar uma matéria e depois escrever o que havia entendido em um simples resumo. Além de você se atualizar, você aprende novas palavras e muitas vezes inconsciente você absorve a estrutura.

2007-02-22 10:33:24 · answer #2 · answered by Camila P 2 · 1 0

Depende do jornal. Conheço alguns ridículos no RJ, como por exemplo, "Expresso" e "Meia-hora". Teoricamente utilizando uma abordagem mais próxima à do "povão", eles só fazem reproduzir e perpetuar essa história de que "todo pobre é ignorante (e assim deve continuar)". ¬¬

Esse tipo de jornal não é nem um pouco adequado para uma sala de aula. Mas existem outros que têm uma linguagem objetiva e acessível - mas sem perder a qualidade. Neste caso, creio que a utilização de periódicos não só é recomendável como deveria ser obrigatória. Ela pode ser usada não só para permitir uma familiaridade maior com a estrutura da norma culta da língua, como também pode ser usada por outras disciplinas, a fim de colocar os alunos a par de discussões atuais envolvendo história, política, economia, ciências etc.

Mas acho que isso só também não basta. A leitura de jornais deve, evidentemente, estar acompanhada de boas aulas de redação, gramática e literatura.

2007-02-22 21:03:30 · answer #3 · answered by Drika 3 · 0 0

ajudará o aluno a se conhecer melhor,no seu estado ou país para ele também ajudar aos seus semelhantes

2007-02-22 10:41:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Pode sim, mas o mais importante é o professor que deve dominar completamente este método transformando assim em um meio habilidoso para levar o conhecimento aos seus alunos.

2007-02-22 10:39:51 · answer #5 · answered by saulo 2 · 0 0

Sim, da língua correta e não coloquial. É um método muito eficiente, lembre-se que quando trabalhamos contextos gramaticais com textos como os jornalísticos nossos alunso percebem que no mundo deles aquilo tudo é usado, mesmo quando ele nem percebe.

2007-02-22 10:38:42 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers