Sou a mais velha dos 3 filhos de um casamento que durou 28 anos e culminou com a morte do meu pai, aos 58 anos, dez anos atrás.
Durante minha convivência em casa (até os 18 anos recém-completados), eu e minha mãe tivemos um relacionamento muito difícil. Quando ela brigava com meu pai, o denegria com os filhos com a desculpa de que "precisava desabafar". bastava ele aparecer e ela esquecia o que ele tinha feito.
Quando completei 18 anos fui estudar na capital e durante os 7 anos que morei lá minha mãe não me visitava e mal dava um telefonema para saber como eu estava.
Retornei para minha cidade casada e nos distanciamos ainda mais. Eu não aguento ela querer se fazer sempre de vítima e sempre sou franca com ela. Ela tem mais afinidade com a filha do meio e faz de tudo pelo caçula, a ponto de estragá-lo irremediavelmente.
E aí, quem não gosta de quem?
2007-02-22
01:10:09
·
6 respostas
·
perguntado por
INTRÉPIDATAMMY
3
em
Ciências Sociais
➔ Psicologia
Bom sua situação é bem parecida com a minha, moro com ela ainda...mas eu apenas ignoro..antes ficava triste, com medo pq já me mandou até embora daki....mas a pior coisa é ser ignorada, o meu irmão que era o xodó mudou de país....e pouco fala com ela..ficamos mais grudados eu e ele....e isso basta rpa mim, pois nem qdo meu pai era vivo ela me tratava bem...ele (o meu pai) era o meu amigo, meu c´rítico enfim tudo que eu tinha....depois da morte dele...ela me maltratou mto...desde então...mas hj em dia...não deixo...e se fosse vc nem ligaria pra isso...tem pessoas que não nasceram pra serem mães...a minha é uma delas...
2007-02-22 01:37:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Entendo perfeitamente o que te ocorre porque eu também vivi algo assim. Foi um processo doloroso e difícil por um tempo mas eu o venci. No meu caso, fiz terapia por muito tempo (mais de 10 anos) batendo nessa tecla. Hoje considero-me curada e dona do meu nariz. Sou mãe e gosto das minhas filhas mas existe mesmo diferenças entre o amor que sinto por uma, por outra mas trabalho isso e não deixo que essas diferenças se transformem em raiva ou ódio. Procuro ver as dificuldades delas, as características e seus lados bons. Daí consigo amá-las e não rejeitá-las.
Um grande abraço para você e, se poder, procure ler sobre o assunto ou mesmo procure um terapeuta até porque você só consegue cuidar dos seus sentimentos, dos dela é impossível , só a ela pertencem.
Gostar dela não sei se vc gosta mas com certeza , vc a ama e procura resgatar esse amor para ti mesma pq ele te pertence.
Existe um trabalho terapéutico que se chama Constelação Familiar que é ótimo para esclarecer este tipo de problema. E um trabalho breve e eficaz.
2007-02-25 12:39:08
·
answer #2
·
answered by julita 5
·
0⤊
0⤋
Quem não gosta de quem ? Todos gostam de todos, em síntese. Porém, vários fatores colaboram para que existam mais afinidades entre algumas pessoas . Entre eles ...
Nossas vidas passadas ( nessa altura do campeonato, imagino que você já tenha se interessado por estes assuntos. Já leu os livros do psiquiatra americano , Dr. Brian Weiss? ).
Afinidades, desarmonias, desamor, distanciamento familiar, deslocamento afetivo ... e por aí vai. Tudo pode ser fruto de vivencias em vidas que já vivemos . Papéis que já desempenhamos. Claro que também, se somam acontecimentos da nossa Vida atual .
Sabe?
Eu tenho uma história muito parecida com a sua e tô aprendendo que o mais importante é a gente procurar estar perto de quem nos faz bem. Seja parente, não parente . E também,procurar fazer coisas que nos fazem bem. E deixar essas questões familiares de lado, já que dói muito tirar a casquinha da ferida que está cicatrizando.
Boa sorte !
2007-02-24 19:59:07
·
answer #3
·
answered by gaia_bh 3
·
0⤊
0⤋
INCOMPATIBILIDADE DE ENTENDIMENTO, SÓ ISSO.
2007-02-24 07:17:28
·
answer #4
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Olá: na verdade, consigo até imaginar como você se sente, afinal, somos criados desde pequenos para amarmos os pais e sermos amados por eles. Quem não é assim, está errado.
Mas a realidade não é bem assim. Esse amor incondicional das mães (principalmente) com seus filhos não existe da forma como é e foi ensinado, provavelmente pela Igreja Católica, que preza a família e tem na figura de Maria, mãe de Jesus, o mito da mãe amorosa, sofredora, mas feliz.
No entanto, como seres humanos, não somos sempre bons e não gostamos de todos da mesma forma. Com as mães e filhos acontece a mesma coisa.
Creio que na sua situação, aceitar isso já será um grande alívio. Você não fez nada de ruim para sua mãe, mas ela simplesmente não gosta de você da mesma forma como gosta de seus irmãos, como você mesma falou. E é normal.
Não sofra por isso. Você já tem sua família, por quem você deve ser muito amada. Você também deve ter amigos que a amem.
Porém não tente procurar e encontrar esse amor que sua mãe nunca lhe deu (você voltou para sua cidade em busca desse amor de mãe?) deixando de viver sua vida. Também não lhe vire as costas. Vá visitá-la cordialmente, se assim desejar, mas aceite que não há muitas afinidades entre vocês.
Há uns meses atrás li numa revista que as mães também sofrem com os filhos. A reportagem era sobre um blog onde as mães desabafavam dizendo que a maternidade não é algo assim tão maravilhoso. Algumas mulheres confessaram, inclusive, que tem momentos em que estão enjoadas da vida de mãe, com os filhos chorando, brigando e pedindo coisas.
Como você pode ver, esse mundo colorido que diz que a vida de mães e filhos é maravilhosa, é um mito.
Dê uma olhada nesse link e leia o texto. http://claudia.abril.com.br/edicoes/522/fechado/familia_filhos/conteudo_84128.shtml
2007-02-22 12:31:09
·
answer #5
·
answered by Luz 6
·
0⤊
0⤋
ela que nunca gostou de você.
2007-02-22 09:14:03
·
answer #6
·
answered by flor-de-lys 6
·
0⤊
1⤋