English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

O Socialismo é uma fase de transição do Capitalismo para o Comunismo. No Socialismo haveria ainda a presença do Estado, como gerenciador das indústrias, do exército, das cidades, como órgão responsável pela promoção da igualdade do povo. Seria também o Estado responsável para caminhar o país para o Comunismo. No Comunismo, existiriam uma auto-gestão do povo, logo, não havaeria necessidade da apresença do aparelho administrativo burocrático do Estado.
Interessante notar que nenhum país até hoje atingiu o Comunismo. (Se algum país atingiu o Socialismo também é algo muito questionável. Alguns afirmam que o máximo que se atingiu foi um Capitalismo de Estado).
Os anarquistas se diferenciavam dos comunistas pelo fato de que, para eles, seria impossível a tomada do Estado e a trasformação do poder pelo Estado do proletário como pretendiam os comunistas. Os anarquistas apostavam na destruição do Estado, sem a ocupação dele voltada para um Estado Operário (não mais burguês), os comunistas apostavam na destruíção a partir do controle do operariado do aparato estatal por um período de transição.

2007-02-22 00:40:08 · answer #1 · answered by Andrea 1 · 0 0

Comunismo, conceito ou sistema de sociedade no qual os principais recursos e meios de produção pertencem à comunidade, e não aos indivíduos. Teoricamente, essas sociedades permitem a divisão eqüitativa de todo o trabalho em função da habilidade e de todos os benefícios em função das necessidades. Alguns dos conceitos da sociedade comunista fazem crer que, em última instância, não existe a necessidade de um governo coercitivo e, portanto, a sociedade comunista não teria por que ter legisladores. No entanto, até chegar a esse último estágio, o comunismo implica a abolição, por parte de um movimento revolucionário, da propriedade privada e a responsabilidade de satisfazer às necessidades públicas recai, pois, sobre o Estado.
A idéia de uma sociedade comunista surgiu no início do século XIX sendo base de uma série de afirmações utópicas; no entanto, fracassadas como tudo que não permite desenvolvimento de um paios ou de um povo, seja cultural, economica ou financeiramente;


Socialismo, termo que, desde o início do século XIX, designa as teorias e ações políticas que apoiam um sistema econômico e político baseado na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal (parcial ou completo) dos setores econômicos, opondo-se frontalmente aos princípios do capitalismo. Embora o objetivo final dos socialistas fosse estabelecer uma sociedade comunista ou sem classes, eles têm se voltado cada vez mais para as reformas sociais realizadas no seio do capitalismo. À medida que o movimento evoluiu e cresceu, o conceito de socialismo foi adquirindo diversos significados em função do lugar e da época no qual se estabelecia.
Fracassou redondamente porque buscava a utopia;

em 1883, muitos socialistas não concordavam sobre o caminho para a utopia. Karl Kautsky, Rosa Luxemburgo e Eduard Bernstein tinham diferentes versões sobre a implantação do socialismo. Rosa Luxemburgo viajou para Varsóvia (controlada pela Rússia) para se engajar na Revolução de 1905. Bernstein acreditava que seria possível chegar ao comunismo sem a necessidade de uma revolução. Embora acreditasse também na revolução, Kautsky adotou critérios mais liberais.

Venceu o capitalismo porque dentre os sistemas ecravocatas era o mais justo.

2007-02-22 11:03:09 · answer #2 · answered by lcmvip 5 · 0 0

Comunismo:
teoria social que preconiza a supressão da propriedade individual e a comunhão de todos os bens e de todos os produtos da terra e da indústria;
regime político, económico e social que segue a teoria do comunismo;
conjunto dos defensores da teoria do comunismo.

Socialismo:
doutrina de organização económica e social que considera que o interesse e o bem da comunidade se devem sobrepor ao interesse particular;
sistema dos que procuram reformar o estado social, pela incorporação dos meios de produção e consumo na comunidade, pelo regresso dos bens e propriedades particulares à colectividade, e pela repartição, entre todos, do trabalho comum e dos produtos de consumo.

2007-02-22 09:17:45 · answer #3 · answered by Parmalone 3 · 0 0

O Comunismo pressupõe a total negação do direito de propriedade. Ninguém tem NADA. Tudo é do ESTADO. Sua casa pode ser ocupada, dependendo dos interesses do ESTADO. Ninguém pode criticar o governo (e o GOVERNO pode fazer o que lhe vier nas ventas). Ninguém pode sair do País e até para ir de uma cidade a outra tem que informar às autoridades. Já o Socialismo convive com um regime DEMOCRÁTICO, o que é impossível no comunismo. O Brasil ainda tem um regime democrático com um capitalismo considerado exótico, por não inspirar confiança nos investidores internacionais. Alguns acham o capitalismo brasileiro erótico ou porno erótico, pois convive com um governo de tendência comunista, que assumirá essa forma definitivamente, tão logo consiga as bases políticas para sua implantação. Obs. No comunismo não existe CAPITALISMO, pois não existe no comunismo a perspectiva de lucro. Quem está investindo na China pode ter tudo confiscado, a qualquer momento.

2007-02-22 08:44:38 · answer #4 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Do ponto de vista político e econômico o comunismo seria a etapa final de sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia (governo), que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes.

2007-02-22 08:35:22 · answer #5 · answered by marcosmmarinho 2 · 0 0

Não vejo diterença nenhuma, o Comunismo também quer o bem social e o Socialismo quer também o bem comum...Mas viva o Anarquismo...

2007-02-22 08:33:53 · answer #6 · answered by Gimbra 6 · 0 0

Na prática é a mesma coisa.

2007-02-22 08:27:25 · answer #7 · answered by Lady Macbeth 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers