English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pode ser um vício emocional de pessoas inseguras?

2007-02-21 20:14:25 · 11 respostas · perguntado por francisco f 1 em Saúde Saúde Mental

11 respostas

Desde os tempos mais remotos de que se tem notícia pelos anais da História pode-se notar a tendência humana para o sobrenatural e a sua crença numa Divindade suprema que rege os destinos do mundo.
Na Idade Média o fanatismo era desmedido, alimentado pela ignorância e a miséria que predominavam. Seria impossível falar em extremismo religioso sem nos lembrarmos da Inquisição. Esse famoso e execrável tribunal eclesiástico foi instituído no século 13 a fim de punir os supostos hereges e a todos os que de alguma forma discordassem da religião dominante e adquiriu sombria fama pela extrema crueldade com que tratava suas vítimas. É incalculável o número de pessoas condenadas à tortura e à morte pelos verdugos da intolerância e do arbítrio, que escreveram as páginas mais sangrentas da História.
Mas o fanatismo religioso desconhece o caminho da paz. É como o alimento saudável que deteriorou ou ao qual se adicionou uma dose de veneno letal. Assim é a idéia distorcida de Deus, uma das principais características do extremismo religioso. E ele traz em seu bojo outros males: desejo de supremacia, vontade de impor aos outros a sua maneira de pensar, e outros sentimentos nocivos. Nada de bom tem a oferecer. É a piedade falsificada, a fé que abortou.
Não é somente nas páginas da História que vemos a atuação funesta de fanáticos religiosos. Eles estão ativos em pleno século 21. Com sua mentalidade medieval procuram combater a pesquisa científica, por exemplo. Proíbem os contraceptivos, a pesquisa com as células-tronco e outros esforços da Ciência para melhorar a condição do ser humano na face da Terra.
Dentre as muitas ameaças que pairam sobre a atual civilização, destaca-se o terrorismo internacional. Como os inquisidores de outrora, os terroristas também matam em nome de Deus e se destacam por atos de crueldade. Temos um exemplo da truculência desses inquisidores modernos no massacre de
Beslan, quando assassinaram covardemente crianças indefesas. Os numerosos atentados terroristas em diversas partes do mundo, noticiados pela imprensa, como o recente ataque ao metrô de Londres, nos mostram que ninguém pode considerar-se imune à sua feroz e traiçoeira crueldade. Os métodos de extermínio podem variar com o tempo, a ideologia político-religiosa pode variar, mas o espírito é o mesmo.
Os fanáticos religiosos sempre se consideraram o açoite nas mãos de Deus para punir os “hereges”, os “infiéis”. São os moralistas e fundamentalistas das
grandes religiões. Também querem implantar uma ditadura político-religiosa obscurantista e totalitária. Alimentam o sonho de construir uma ditadura mundial islâmica sobre as ruínas da Civilização Ocidental. É claro que jamais lograrão o seu intento, mas, acreditando que o mundo cederá a suas chantagens,
ainda farão muitos perder a vida se de algum modo não forem contidos.
Como os religionistas do passado, que prometiam o Céu como um engodo aos que se alistassem para combater em suas cruzadas, eles também prometem uma recompensa no Céu aos que se empenham em matar e morrer. Os líderes do terrorismo não seriam tão ingênuos a ponto de acreditar que imolando-se em atos suicidas alcançariam tal recompensa pós-morte. Jamais veremos um Osama Bin Laden, por exemplo, pondo termo à própria vida para alcançar o paraíso. Mas isto é o que os chefões do terror prometem como incentivo aos seus seguidores iludidos para que se envolvam em atos criminosos e suicidas. O atentado de 11 de setembro de 2001 e outros grandes crimes contra a humanidade jamais teriam ocorrido se não existisse entre eles tal crença num paraíso fictício [o céu dos imbecis].
E assim o homem continua bravamente acreditando que herdará o céu, viverá ao lado de Deus.... são ilusões colocadas parao homem acreditar que é a mais pura verdade.
Quando falta conhecimento cria-se a utopia do paraíso.... Mas cada um faz seu proprio ceu e inferno.
Em que tortura devem viver os fanaticos... bebem, fumam, transam, trapaceam, ...tudo escondido, parao mundo não enxergar suas imundicies.... diante da sociedade se fazem de homens santos, mas no seu intimo são mais pervertidos do que os pervertidos assumidos.

2007-02-21 20:42:04 · answer #1 · answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6 · 0 0

Eu acho é que tem muita gente tomando conta da vida dos outros e esquece da propria. Se as pessoas vão a igreja todos os dias eu acho otimo, melhor do que ficar fazendo besteiras por ai.

2007-02-24 06:47:11 · answer #2 · answered by hsm07 5 · 0 0

olha o colega.
alguns passam o dia na porta do boteco.
alguns passam o dia vendendo drogas.
alguns passam o dia pensando como vão roubar para ter dinheiro.
uma coisa eu lhe digo este é um bom vicio que não prejudica ninguém.
ir a igreja.

2007-02-23 00:31:35 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Olá Francisco!
Creio que todos de uma forma geral..precisam se apegar à alguma coisa...os motivos são diversos...mas penso que se a pessoa está se sentindo bem...e isto faz bem pra ela...ótimo! Até mesmo pelo lado "social"...por se sentirem sózinhas...
Agora...se este "apego" esconde algum problema emocional...e isto não estiver se resolvendo...ela mesma se dará conta...
As vezes o que parece "doentio" pra nós...é um modo de vida de alguém...
Se existe respeito a si mesmo e ao outro...então vale!
artigo sugerido:
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=6714

2007-02-22 22:57:05 · answer #4 · answered by Silvana 2 · 0 0

não dá pra generalizar mas acho que é uma mistura de vício com carência emocional e hábito.

2007-02-22 06:44:42 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

é muita fé sim.orai sem sesar,des do momento q vc vai a igreja e começa a orar é uma bençao a mais para vc.

2007-02-22 05:15:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Eu vejo as igrejas como um grande hospital,onde quem procura está passando per sérios problemas,mas também é um excelente ambiente se bem conduzido pelos lideres.
Quanto a ir todo dia se for prazeroso ,tudo bem , desde que respeite as opiniões adversas.
Na realidade todo ser humano anseia por Deus. Queiramos ou não
nascemos para adora-LO.

2007-02-22 04:14:00 · answer #7 · answered by Rogerio MORENO DE ASSUNÇÃO 2 · 0 0

Pode até ser muita Fé!
Mas nos leva a crer em um vicio muito doente chamado "Fanatismo".
Mostra-nos também muita insegurança e medo.
( Só estou bem se estiver na Igreja ) - Quem Crê em Deus sabe que ele esta em todos lugares , e basta dizermos " PAI NOSSO ". Claro que praticando todo o Mistério do Amor que Jesus nos ensinou,ou seja amando o nosso Semelhante e praticando a Caridade.

2007-02-21 21:26:30 · answer #8 · answered by Belinha 1 · 0 0

Tem gente q exagera, (tudo bem q tem q ter fé) mas tbm precisa de olhar pra sua própria vida, o emprego, filhos, tudo!

2007-02-21 20:52:23 · answer #9 · answered by lindalindona 1 · 0 0

Tem pessoas que exageram na sua fé, afinal não é um sacerdócio, ninguem é obrigado a dizer a sua fé todos os dias, e se o faz é porque quer perder tempo, vejam a vida é para ser vivida sem culpas e sem medos, para ter o conforto e o alimento basta trabalhar e aceitar o que lhe coube, e pensar que Deus estará a postos ouvindo lamurias e desrespeito é engano, para que os pedidos e orações sejam cumpridas, é só vigiar o que fala a boca quando não professa a fé.

2007-02-21 20:25:20 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers