English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-21 11:26:52 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde Mental

8 respostas

Dê uma olhada neste site.

http://www.mentalhelp.com.br/DAB.htm

Espero ter ajudado.

2007-02-21 11:41:45 · answer #1 · answered by Baiúcha 5 · 0 0

Transtorno Bipolar: você conhece este distúrbio?

O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico cuja principal característica é uma acentuada oscilação do humor, com alternância entre fases de grande euforia e intensa tristeza.


Estas oscilações podem acarretar prejuízos para o indivíduo chegando a comprometer a qualidade dos relacionamentos pessoais, a performance no trabalho ou mesmo levar ao suicídio. Apesar da gravidade do problema, a doença tem tratamento desde que corretamente diagnosticada.

O distúrbio bipolar geralmente se desenvolve na adolescência, mas os primeiros sintomas às vezes são observados na infância ou mesmo na vida adulta. Os sinais da doença se apresentam na alternância entre os períodos de mania e depressão.


Entre os sintomas da fase de mania, encontram-se: aumento da energia, euforia excessiva, irritabilidade, pouca necessidade de sono e aumento do desejo sexual. Já nas fases de depressão, o indivíduo apresenta grande tristeza e apatia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, pessimismo, mudança no apetite e ganho ou perda de peso.

“É importante estar atento a seus sintomas para que se possa buscar ajuda o quanto antes e ter acesso ao tratamento adequado”
As origens do transtorno bipolar não são ainda bem conhecidas. Entretanto, a maior parte dos cientistas concorda que as causas do distúrbio são múltiplas, havendo uma interação entre fatores genéticos e ambientais.


Atualmente estão sendo conduzidos estudos que avaliam o funcionamento cerebral das pessoas com o transtorno, tentando esclarecer os componentes neurológicos da doença. Não se pode negar, entretanto, que além do aspecto biológico, as circunstâncias da vida do indivíduo também podem contribuir para o desencadeamento do transtorno.

O transtorno bipolar pode ser tratado e é possível que se alcance uma satisfatória estabilidade do humor. Para tal, são indicadas intervenções medicamentosas e psicoterapêuticas. Durante o tratamento é possível que ocorram oscilações de humor que devem ser imediatamente relatadas ao médico responsável, para que o tratamento possa ser ajustado de acordo com as necessidades de cada um.

Como se nota, o transtorno bipolar pode prejudicar enormemente o bem-estar do indivíduo. Assim, é importante estar atento a seus sintomas para que se possa buscar ajuda o quanto antes e ter acesso ao tratamento adequado, evitando que a doença acarrete prejuízos irreparáveis à vida do indivíduo.

2007-02-21 20:02:02 · answer #2 · answered by Coe 3 · 1 0

Só existe um disturbio Bipolar, aquele que oscila entre o humor, com alternância entre fases de grande euforia e intensa tristeza. Estas oscilações podem acarretar prejuízos para o indivíduo chegando a comprometer a qualidade dos relacionamentos pessoais, a performance no trabalho ou mesmo levar ao suicídio.

2007-02-21 19:33:50 · answer #3 · answered by Eretuz 6 · 1 0

Como categorizado pelo DSM-IV e o pelo CID X, o distúrbio bipolar é uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.

A depressão maníaca, com seus dois principais sub-tipos, distúrbio bipolar e depressão maior, foram inicialmente descritos clinicamente perto do fim do século XIX pelo psiquiatra Emil Kraepelin, que publicou seu conhecimento da doença em seu Textbook of Psychiatry. Como se descreve a seguir, existem várias formas do distúrbio bipolar.

Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por virtualmente qualquer pessoa e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. Veja ciclotimia para uma versão moderada deste distúrbio.

Nota: o doente de distúrbio bipolar é também comumente chamado de "maníaco depressivo" por leigos (e por alguns psiquiatras do século vinte), entretanto, este uso não é popular atualmente entre os psquiatras, que padronizaram o uso de Kraepelin do termo depressão maníaca para descrever o espectro bipolar como um todo, que inclui tanto o distúrbio bipolar como a depressão; eles agora utilizam distúrbio bipolar para descrever a forma bipolar da depressão maníaca.

2007-02-22 04:57:48 · answer #4 · answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6 · 0 0

O distúrbio bipolar é uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação do humor entre uma fase maníaca ou hipomania e uma fase de depressão de inibição. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.
A fase de maníaca ou hipomania é caracterizada por hiperatividade e grande imaginação e a fase de depressão de inibição por lentidão para conceber idéias e realiza-las, e ansiedade ou tristeza.

2007-02-22 01:16:01 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Você quer saber os TIPOS não é?

Pois bem... há uma classificação que divide o transtorno bipolar do humor (TBH) em dois tipos: tipo I e tipo II.

O tipo I é quando o indivíduo tem predomínio do quadro maníaco, muitas vezes nem sequer apresenta quadro depressivo. Sim, pode haver TBH sem depressão!

Já o tipo II oscila entre quadros de depressão e quadros de hipomania (quadro maníaco brando).

Respondido? Um abraço a todos.

2007-02-21 20:18:20 · answer #6 · answered by onatalense 2 · 0 0

fácil...disturbio esquerdo e disturbio direito...hehehehehehrsrsrsr

2007-02-21 19:36:13 · answer #7 · answered by martinss_19 2 · 0 0

bem, os tipos eu não sei mas minha mãe é bipolar e sei bem como é o distúrbio. É uma alteração de humor ou vc fica muito eufórico ou fica muito depressivo. O distúrbio têm tratamento mas não tem cura. Minha mãe toma remédios e faz terapia já fazem 20 anos. Existem certas épocas do ano que ela entra em "crise" e dependendo do caso requer até mesmo internação!
É bem complicado principalmente para a família lidar com a doença pois requer muita atenção e paciência!

Beijos!

2007-02-21 19:33:47 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers