Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
* Deus fez tudo que existe?
* Um estudante respondeu corajosamente: - "Sim, fez!"
* Deus fez tudo, mesmo?
* Sim, professor - respondeu o jovem.
* O professor replicou:
* Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.
* O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
* Outro estudante evangelico, levantou sua mão e disse:
* Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
* Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
* O jovem ficou de pé e perguntou:
* Professor, o frio existe?
* Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
* O rapaz respondeu:
* Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
* E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
* O professor respondeu:
* Mas é claro que sim.
* O estudante respondeu:
* - * Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda.
* A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.
* Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço?
* Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo?
Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
* Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
* Diga, professor, o mal existe?
* Ele respondeu:
* Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
* Então o estudante respondeu:
* O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."
2007-02-21
11:10:27
·
19 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ah, finalmente, um descanso das ignorâncias...
Estrela!
2007-02-21 11:37:14
·
answer #1
·
answered by OFF 4
·
1⤊
2⤋
Usando seu racicínio:
Se deus é o bem, e saúde também é o bem, deus é saúde.
Se doença é o mal ela é causada pela ausência de deus?
Acho que temos bactérias e vírus o suficiente para dizer que não.
Está vendo como sua idéia tem embasamento fraco.
2007-02-21 12:33:39
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Porque voce repete tanto essa historia?
Falta de criatividade?
E cá entre nós: que professor burro.
Outra coisa: Gostaria de saber como os budistas são bons se não acreditam em Deus.. seguindo a sua logica:
Ausencia de Deus=Maldade.
2007-02-21 11:21:41
·
answer #3
·
answered by Mega 5
·
4⤊
1⤋
provavelmente esse aluno não foi aprovado no final do ano.
o aluno defende bem sua TEORIA, mas não prova nada, pois o frio continua existindo, a escuridão continua existindo, o mal continua existindo, mas deus, esse NÃO existe mesmo.
2007-02-22 23:53:47
·
answer #4
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
2⤊
0⤋
.
Não tenho religião alguma, mas, gostei mundo da historinha.
Muito elucidativa.
Apenas, tenho uma criticazinha com o menino evangélico :
Ele respondeu, ao final, que o mal seria, simplesmente, a ausência de Deus.
O menino está errado.
O mal é, simplesmente, a ausência do bem.
E o bem, foi atribuído à Deus, pelos homens que fazem o bem.
Não se tem absoluta certeza de que Deus seria o símbolo da bondade.
Se fosse assim, ele não "assassinaria" tanta gente inocente e tantas criancinhas em um dilúvio, apenas, porque "se arrependeu" de ter feito o homem.
Não foi muita "maldade" ?
Um abraço.
2007-02-21 11:19:39
·
answer #5
·
answered by Roberto Moura 7
·
2⤊
0⤋
O mal, assim como o bem estão dentro de cada um de nós. Se temos o controle disso, podemos abafar o mal com nosso lado bom cada vez que este tentar se manifestar. Da mesma forma como não existe o demônio ou Lucifer ou qualquer outro nome que lhe dêem, que é exatamente o mal dentro do ser humano. Aí, singelamente dizem que a pessoa está dominada pelo demônio, é mais fácil, mais cômodo, naõ precisa nem pensar, basta citar um trecho bíblico.
2007-02-21 11:22:50
·
answer #6
·
answered by fenix88 1
·
1⤊
0⤋
Muito inconsistente essa historinha.de escuro e calor. Baseado nessa bobagem posso dizer também que o medo não existe, e sim a falta de coragem? Ou que o ódio não existe e sim a falta do amor? E a tristeza seria a falta de alegria? O mal é realmente a falta de deus pq ele não existe. Se existisse, eu acredito que realmente ele seria bom e não permitiria tantas mazelas no mundo (seus pastores ou padres sei lá, estão lhe dando informações confusas.)
O cérebro é o centro de controle do movimento, de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. No entanto, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos que regem o pensamento e a inteligência. ( é por isso que um “dito cristão” desse site não sabe usá-lo convenientemente) .
Pq se tem que atribuir a um deus a formação do Universo e/ou da Natureza,se já existiam?. Deus surgiu do nada pra fazer o mundo? Quem fez ele? O que ele fazia antes? estava inativo; - Não podia criar porque do nada, nada provém. No Universo, nenhuma coisa é criada e sim transformada; os seres vivos não são criados, eles se desenvolvem, os elementos químicos não são criados, eles são recombinados, Como seria possível acreditar num criador da espécie humana? Se essa existência precisamente, é o que prova a inexistência de um deus? só um imbecil a teria criado como ela tem sido, é - e continuará a ser.
. Muitos loucos de asilos têm fés inabaláveis que eles são Napoleão, Jesus ou Deus em pessoa. E dizem com tanta convicção que convencem qq criança. Mas isso não é razão para os adultos acreditarem neles, pois o famigerado livre arbítrio não chegou para eles.
Bush e Bin Laden se identificam pela mesma fé em deus. Ambos dizem que o outro é que é o maligno. Os dois acreditam que, quando morrerem, ascenderão aos céus. Cada um crê que, quando matar o outro, seu caminho ao paraíso estará garantido.(o certo é que o mundo seria bem melhor sem eles.) .
Religioso me lembra a AVESTRUZ, que tem um costume de enfiar a cabeça num buraco ao sentir perigo. Religioso enfia a cara na bíblia e pensa obedecer a um deus qq, mas com medo do diabo, vão às igrejas dão dízimos e ofertas aos bispos, na tentativa de comprar um lugar no céu. ( quá, quá, hahahahha)
ou são "ditos religiosos"? ( plagiando um lunático desse site.)
É isso aí.
2007-02-22 02:40:56
·
answer #7
·
answered by GEGÊ 3
·
1⤊
1⤋
NAVE MÃE, isso é pura tautologia, verborragia semântica.
"Mal" e "bem" não são como computadores ou pedras, não existem... são só convenções humanas.
O roubo é considerado "mau" porque considera-se a propriedade como um "bem". A propriedade não é um bem, é apenas algo útil. Idem a vida, honra, etc.
São convenções úteis, mas apenas convenções. E são convenções que variam de cultura para cultura.
Amor, fé, softwares, calor... tampouco têm existência física. São também conceitos: dois para estados elétrico/químicos do cérebro, um para uma determinada seqüência de magnetos em um HD, outro para agitação de moléculas.
E se o "mal" é ausência de algum deus, esse deus OBRIGATORIAMENTE não pode ser omnipresente. Se ele não consegue estar em todos os lugares, ou ele não quer, ou não pode, logo não é "omnibondoso" ou não é omnipotente.
Você anda lendo muito Kant, garota? Experimente ler o que Nietzsche falava de Kant, é divertido... rsrsrs.
_________
PS: Discordo das suas opiniões, NAVE MÃE. Mas gostei do "tom" que você escreve. Um grande abraço.
2007-02-21 13:27:55
·
answer #8
·
answered by Eremita 6
·
0⤊
0⤋
Já ecebi esse mesmo texto em forma de slides com fotos lindas.
Como sempre, falar é fácil, difícil é por em prática.
Fique sem pagar a conta de luz por falta de dinheiro e me diga se a escuridão não existe. Sem ar condicionado ou ventilador, o calor torna-se irritante. Sem agasalho pra vestir, o frio é crucial e se a geladeira estiver vazia, dá pra se alimentar da fé ? Ora, pois... Eu faço um esforço tremendo pra continuar acreditando que Deus existe.
2007-02-21 11:26:55
·
answer #9
·
answered by pizza 5
·
0⤊
0⤋
senhor evangélico muito boa a sua representação em tentar mostrar que só os evangélicos herdaram os céus e o paraíso,mas sendo de outra religião credito que somente a bondade e o amor ao próximo é o verdadeiro "tickt" de entrada.
2007-02-21 11:20:26
·
answer #10
·
answered by baba_fria 2
·
0⤊
0⤋
As controversias sempre existirao. Sou prof de biologia e sempre tem uma discussao qdo faço sobre origem da vida e evoluçao.
2007-02-21 11:19:09
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋