English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá, pessoal.

Afirmar que Deus não existe sempre causa uma boa polêmica. Portanto sejamos sinceros, há muitas estórias escrita na bíblia que desafiam o senso comum. Por exemplo, se eu perguntar à um crente como pode alguém viver 950 anos (Noé) ? Aliás, acho que Noé literalmente tinha nervos de aço. A resposta mais provável seria: "Deus é onipotente, Ele pode tudo"

Isso explica alguma coisa ?

Há pouco tempo eu estive assistindo ao progama do R.R. Soares e escutei alguém perguntar: "Se todos nós descendemos de Adão e Eva por que então existe um negro, um branco, um Chinês e etc ?". Bem, a Biologia Evolucionária possui um resposta completa pra essa indagação, não sei se a religião possui uma.

Os criacionistas afirmam que Adão e Eva é um simbolismo. Adão na verdade era um macacoe sua costela um cromossomo, daí Deus poderia clonar Eva do DNA contido no cromossomo de Adão.

Afinal, direciono essa pergunta aos religiosos, Adão e Eva é mesmo um simbolismo ? Se sim, qual Princípio Divino você utilizaram para descobrir ? Podemos acreditar nos criacionistas ou literalmente na bíblia ? Por que ?

Divirtam-se !

2007-02-21 10:35:09 · 4 respostas · perguntado por sloboda 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Acredito que a história é bem simbólica. Não utilizei nenhum principio divino para isso, apenas estudei toda a Bíblia raciocinando, analizando e discutindo com pessoas que tb procuram respostas e não milagres/sobrenatural. Cada pessoa escolhe uma crença que mais lhe seja aceitável. Minhas indagações não me permitiram ter uma fé cega e seguir ao pé da letra o que está escrito na Bíblia. Ao contrário do que possa parecer, tenho uma crença baseada no cristianismo, não sou atéia nem agnóstica.

2007-02-23 10:03:57 · answer #1 · answered by aila313 4 · 0 0

Adão e Eva

Definição: Adão foi a primeira criatura humana. O termo hebraico ’a·dhám é também traduzido corretamente por “homem”, “homem terreno” e “humanidade”. Eva, a primeira mulher, era esposa de Adão.

Eram Adão e Eva meramente pessoas alegóricas (fictícias)?

É ilógico crer que todos nós descendemos dos mesmos primeiros pais?

“A ciência corrobora hoje o que a maioria das grandes religiões há muito vem pregando: Os seres humanos de todas as raças são . . . descendentes do mesmo primeiro homem.” — Heredity in Humans (Filadélfia e Nova Iorque, 1972) de Amram Scheinfeld, p. 238.

“A história bíblica de Adão e Eva, pai e mãe de toda a raça humana, já contou há séculos a mesma verdade que a ciência está demonstrando atualmente: que todos os povos da terra são uma única família e têm origem comum.” — The Races of Mankind (Nova Iorque, 1978), de Ruth Benedict e Gene Weltfish, p. 3.

Atos 17:26: “[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra.”

Apresenta a Bíblia a Adão simplesmente como personagem alegórico que representa toda a humanidade primitiva?

Judas 14: “O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou.” (Enoque não era o sétimo na linhagem de toda a humanidade primitiva.)

Luc. 3:23-38: “O próprio Jesus, ao principiar a sua obra, tinha cerca de trinta anos de idade, sendo . . . filho de Davi . . . filho de Abraão . . . filho de Adão.” (Davi e Abraão são bem conhecidos como pessoas históricas. Assim sendo, não é lógico concluir que Adão era uma pessoa real?)

Gên. 5:3: “Adão viveu cento e trinta anos. Tornou-se então pai dum filho à sua semelhança, à sua imagem, e chamou-o pelo nome de Sete.” (Sete certamente não foi gerado por todos os homens primitivos, tampouco todos os homens primitivos geraram filhos à idade de 130 anos.)

Será que a declaração de que uma serpente falou com Eva faz com que forçosamente a narrativa seja alegórica?

Gên. 3:1-4: “Ora, a serpente mostrava ser a mais cautelosa de todos os animais selváticos do campo, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela começou a dizer à mulher: ‘É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?’ A isso a mulher disse à serpente: ‘. . . Deus disse: “Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais.”’ A isso a serpente disse à mulher: ‘Positivamente não morrereis.’”

João 8:44: “[Jesus disse:] O Diabo . . . é mentiroso e o pai da mentira.” (Portanto, o Diabo foi o originador da primeira mentira, falada no Éden. Ele usou a serpente como porta-voz visível. A narrativa de Gênesis não usa personagens fictícios para ensinar uma lição. Veja também Revelação 12:9.)

Ilustração: Não é fora do comum um ventríloquo fazer parecer que sua voz procede de outra fonte. Compare com Números 22:26-31, que conta que Jeová fez com que a jumenta de Balaão falasse.

Se o “primeiro homem, Adão”, foi simplesmente alegórico, o que dizer do “último Adão”, Jesus Cristo?

1 Cor. 15:45, 47: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’ O último Adão tornou-se espírito vivificante. O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.” (Assim, negar que Adão foi uma pessoa real que pecou contra Deus implica em dúvida sobre a identidade de Jesus Cristo. Tal contestação leva à rejeição da razão pela qual foi preciso Jesus dar a sua vida pela humanidade. A rejeição disso significa repudiar a fé cristã.)

Como é que o próprio Jesus considerou a narrativa de Gênesis?

Mat. 19:4, 5: “[Jesus] disse: ‘Não lestes [em Gênesis 1:27; 2:24] que aquele que os criou [Adão e Eva] desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: “Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne”?’” (Visto que Jesus acreditava na narrativa de Gênesis como sendo um fato, não devemos nós também crer?)

Se Alguém Disser —

‘O pecado de Adão era a vontade de Deus, era o que Deus planejara.’

Poderá responder: ‘Muitas pessoas já disseram isso. Mas se eu fizesse algo que você queria que eu fizesse, será que me condenaria por isso? . . . Então, se o pecado de Adão era a vontade de Deus, por que foi Adão expulso do Éden como pecador? (Gên. 3:17-19, 23, 24).’

Ou poderá dizer: ‘Esse é um ponto interessante, e a resposta tem a ver realmente com a espécie de pessoa que Deus é. Seria justo ou demonstraria amor condenar uma pessoa por ter feito o que a gente planejou que ela fizesse?’ Daí, poderá acrescentar: (1) ‘Jeová é um Deus de amor. (1 João 4:8) Todos os seus caminhos são justos. (Sal. 37:28; Deut. 32:4) Deus não planejou que Adão pecasse; ele advertiu Adão contra isso. (Gên. 2:17)’ (2) ‘Deus concedeu de fato a Adão, assim como nos concede, a liberdade de escolher o que queria fazer. A perfeição não excluía o exercício do livre-arbítrio de desobedecer. Adão preferiu rebelar-se contra Deus, apesar do aviso de que isso lhe acarretaria a morte.’

2007-02-21 19:37:02 · answer #2 · answered by Antônio 4 · 0 0

Primeiro lugar: tu acreditas no q tu quiseres. assim qqer um.

Segundo lugar: Falar de Deus causa uma boa polêmica? Eu tive 2 perguntas denunciadas depois q defendi o cristianismo.
Eu admito q vcs pensem diferente, mas vcs detonam quem quem crê em Deus. Isso sim é fanatismo.

Terceiro: Vou esquecer o tom sarcástico dessa pergunta
Elucidando mitos da ignorância.
O Torá é a bíblia dos judeus, n dos cristão. Isso é um vício católico.
O Torá é pura metáfora e sinceramente essa interpretação q tu colocaste (n sei d quem) é ridícula.
E sinceramente, n acho q tu vais algum dia entender a linguagem simbólica de alguma escritura.
Tu és ateu, tu parte de um ponto de vista fixo. N possui dúvidas, mas certezas. N és um investigador.
E, sinceramente, ''princípio divino''....(que tal mudar o tema e debater sobre física quântica comigo guri? Mas n trate temas espirituais como fala de números)
E entre moisés e darwin, fico com darwin.
E isso quer dizer q entre o criacionismo e o evolucionismo fico com o evolucionismo.
Pq? Por que quero.

2007-02-21 19:30:59 · answer #3 · answered by OFF 4 · 0 0

Meu amigo, esta istorinha de Adão e Eva é folclore.

2007-02-21 19:25:41 · answer #4 · answered by julian b 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers