Todas as taxas pertencem ao imóvel e não ao proprietário e inquilino, por isso quando vendemos um imóvel as dividas de IPTU e condomínio se transferem para o novo dono. No contrato de locação o locador estabelece que fica a seu critério o pagamento do condominio e IPTU e é só isso que você deve pagar. No condomínio estão inclusos a água e luz do edificio, mais taxa de administração da imobiliaria que ajuda o sindico a administrar o condominio, salário de funcionarios, impostos e manutenção do prédio. Isto é pago pelo locatário. Quando for, divida anterior a sua entrada no prédio, tem que ser cobrada do proprietários, despesas de instalação e pinturas externas também; Fundo de reserva; instalação de grades, portões, porteiro eletronico, enfim tudo que o prédio não tiver e for instalado será pagamento do proprietário. No site do SECOVI-RS tem uma listagem gratuita dos itens que pertencem ao inquilino e ao locador. Lembre que na locação tudoi deve ser feito por escrito, assinado e em duas vias. Evirta dor de cabeça e discursos como os que escuto todos os dias. As informações que lhe dei estão embasadas no novo codigo civil e Lei de locações. abraços e espero te-lo ajudado
2007-02-22 08:58:16
·
answer #1
·
answered by Maria Angela 7
·
0⤊
0⤋
primeiro você tem que olhar o que diz o contrato de locação firmado, se o inquilino se propôs a pagar todos os custos e despesas estas são dele. Quando não as obras de benfeitorias dos imóveis são do proprietário e as de manutenção e consumo do imóvel ficam por conta do inquilino.
2007-02-22 11:42:30
·
answer #2
·
answered by Rico 6
·
0⤊
0⤋
Basicamente os valor que dizem respeito à valorização do imóvel são de responsabilidade do proprietário ( ex.: fundo de reserva, taxas para reformas, ampliações, etc. ...) e as taxas relativas à mamutenção (água, luz, pgto. de funcionários) são do inquilino. Esta regra não é fixa, podendo locador e locatário acordarem de forma diferente.
2007-02-21 19:10:00
·
answer #3
·
answered by Chacal 1
·
0⤊
0⤋
Todas as taxas são do locatário, exceto o 'fundo de reserva' do condomínio, que deve ser do proprietário.
O 'fundo de reserva' é recolhido para custos emergenciais evetuais.
2007-02-21 18:07:49
·
answer #4
·
answered by mar kia 3
·
0⤊
0⤋