Fototipo - Ação do sol sobre a pele - Características
0 - Não podem tomar sol, não bronzeam - Albinos
I - Se queimam facilmente, não bronzeam, ficam vermelhos -Ruivos
II - Se queimam facilmente, bronzeam um pouco - Loiros
III - Se queimam moderadamente, bronzeam progressivamente - Morenos
IV - Se queimam pouco, sempre bronzeam bem - Latinos
V - Se queimam raramente, sempre são bronzeados- Árabes, Mediterrâneos, Mestiços, Asiáticos
VI - Nunca se queimam, pele pigmentada - Negros
Os efeitos adversos do sol a curto prazo:
Existem efeitos adversos a curto e a médio prazo, causados tantos pelos UVA quanto pelos UVB. A curto prazo, os maiores perigos decorrendo da sobre-exposição aos UV são a queimadura, a foto-imunosupressão, as foto-dermartoses (alergias ou intolerâncias e foto-sensibilidades), o agravamento de doenças da pele já existente e a insolação.
A queimadura solar ordinária, também chamada de eritema solar, é uma queimadura cutânea atribuída em 98% aos UVB e 2% aos UVA. Os UV causam a morte das células e a inflamação da pele. As características variam em função da intensidade e duração da exposição, mas também do tipo de foto-proteção natural do indivíduo, o qual depende de sue fotótipo. O eritema actínico aparece de 6 a 24 horas após a exposição (dependendo da latitude e altitude). A pele toma uma coloração vermelha rosada. Seguirá uma fase de reparação, na qual a pele descama e se adapta para proteger-se contra eventuais exposições suplementares: espessamento da camada córnea (hiper-queratinização) e aumento da pigmentação melânica da pele (bronzeamento). Quando a pele fica vermelha, quente e sensível ao ponto de não mais suportar o simples peso de um lençol, 2 a 12 horas após a exposição, trata-se de uma queimadura de 2.º grau. Se a pele fica vermelha ligeiramente violácea, 2 a 12 horas após a exposição, trata-se de queimadura de 3.º grau. Inchada, dolorosa, pronta para descascar, a pele voltará ao seu aspecto normal (até mesmo com bronzeamento!) após 4 a 5 dias na sombra com cremes e produtos especiais. Nesta queimadura, as células basais do epiderme e os melanócitos sofrem danos. A pele corre o risco de não mais pigmentar-se uniformemente e de aparecer pequenas cicatrizes cinzas. No caso de uma exposição ainda mais demorada e violenta de uma pele branca, sem nenhuma proteção, acontece a queimadura de 4.º grau. A pele fica vermelha com bolhas, como no caso de um verdadeiro queimado. A temperatura sobre para 40º, com vertigens, cefaléias e náuseas, sendo que neste quadro a hospitalização imediata é necessária.
Os efeiitos maléficos do sol a longo prazo
Mais de 90% dos UVB são bloqueados pela epiderme, sendo 70% pela capa córnea. A epiderme faz também obstáculos aos UVA, porém, 20% deles chegam ao derme. Este pequeno percentual é suficiente para provocar importantes efeitos biológicos. Os UV agem sobre diferentes componentes celulares: proteínas, ácidos nucléicos, membranas... Eles atingem os vasos capilares sanguíneos e os fibroblastos. Os UVB induzem à formação de dímeros nas cadeias do ADN. Os UV podem assim causar danos ao DNA seja por sua ação direta sobre seus componentes, seja indiretamente pelo efeito de moléculas intermediárias, irradiadas previamente pelos UV. Em ambos os casos, o ADN pode ter lesões ou mutações. As mutações do ADN não constituem em um fenômeno excepcional e existem sistemas de defesa que permitem detecta-las e corrigi-las. Quando essas lesões são irreparáveis, provocam a morte da célula. Esta morte celular é uma forma do organismo de defender-se, impedindo que as células continuem a dividir-se, ou seja, a multiplicar-se. Assim, quando aparece uma mutação e os mecanismos de proteção não dão conta, aparece então o risco potencial de desenvolvimento de um câncer (aquisição de propriedades de multiplicação desordenada).
VÁ LOGO AO DERMATOLOGISTA E BOA SORTE!
beijinhos
2007-02-21 21:31:59
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
Médico aqui acho que vai ser difícil. Portanto, vai uma dica: Passe um hidratante de boa qualidade. Também não estoure as bolhas, nem puxe a pele até sangrar.
2007-02-21 09:08:15
·
answer #2
·
answered by Kriska 5
·
0⤊
0⤋
Quando eu era criaça minha vó passava maisena em mim..mas nao resolvia mt....
Tenta passar Ipoglos, Minancora, ou alguma pomada pra assadura. Existem cremes pós sol tbm q refrescam.
E nao se esqueça de usar filtro solar da proxima vez! Os raios solares podem causar cancer de pele em voce futuramente, se vc nao se cuidar!
bjos
2007-02-21 08:57:35
·
answer #5
·
answered by J. Joplin 3
·
0⤊
0⤋
O mais indicado a fazer é procurar um médico dermatologista mas algo caseiro pode ir quebrando o galho. Por exemplo: minha mãe faz uma mistura de polvilho e cachaça, em partes iguais (tipo meia xícara de chá de polvilho e meia xícara de chá de cachaça) e aplica a mistura na queimadura.
A vermelhidão e o queimor aliviam quase que instantaneamente. Mas o dermatologista é o mais apropriado para indicar o que é correto.
2007-02-21 08:56:08
·
answer #6
·
answered by Bellatrix 1
·
0⤊
0⤋