Para analisar o movimento dos sem terra temos que analisar o movimento dos com MUITA terra.
Ai que está o nós cego da questão.
No que diz respeito à Igreja, ela defende desde a Rerum Novarum a propriedade privada, mas ela tambem defende o direito de todos a uma vida digna e com meios de subsistir.
O MST ainda é um resquicio da Teologia da Libertação dos anos 70. A Igreja ainda atua em comunhão com os movimentos populares, buscando soluções e alternativas para um novo Brasil, um Brasil realmente possível, com mais justiça social e mais redistribuição de renda.
Um Mutirão para um Novo Brasil.
E é neste sentido que a CNBB atua.
Falar que a CNBB e os movimentos populares como o MST, promovem o retrocesso deve ser usado para encobrir o retrocesso das elites que não possui nenhum desejo de mudança e querem dar continuidade aos 500 anos de despotismo político, cultural e econômico na sociedade brasileira.
Por que tanto medo do Mutirão por um Novo Brasil? Por que difamar a CNBB neste processo de construção da democracia? Por que criminalizar os movimentos populares que lutam por melhores condições de vida para a sociedade brasileira? Tumultuar, desarticular os movimentos, impor suas verdades como absolutas, dar continuidade ao processo de desmoralização dos movimentos sociais e da Igreja Católica? O que pretendem as elites ao culpar a Igreja por perder adeptos para os movimentos pentecostais? Não seria a própria Teologia da Prosperidade a base de enriquecimento de determinados grupos sociais e que são muitos deles os donos destas MUITAS terras? É no mínimo confuso tudo isso. Uma falta de clareza, de senso crítico, de senso científico e senso humanitário para com as pessoas que participam das lutas sociais.
Na verdade, não se pode esmorecer com tais comentários do atraso.
2007-02-21 05:03:53
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Eu sou contra, na minha opinião a forma com que eles agem é inútil para se conseguir qualquer coisa com relação à reforma agrária, mas o grande culpado disso é o governo.
2007-02-21 04:55:41
·
answer #2
·
answered by Raphael M 6
·
2⤊
0⤋
eu acho um absurdo este movimento sempre fui contra
2007-02-21 04:53:13
·
answer #3
·
answered by gata morena/amando 7
·
2⤊
0⤋
Ja entrei em uns 3 acampamentos de sem terra , o que eu encontrei foi muitas pessoas de bem que desejavam mudar de vida , pessoas que USAVAM estas pessoas como escudos e como massa demanobra e pessoas que estavam apenas interessadas em ganhar algum dinheiro .
Ou seja 40 % seriam os autenticos sem terra o resto são interesseiros e politicos .
2007-02-21 06:35:41
·
answer #4
·
answered by jose b 7
·
1⤊
0⤋
Esses movimentos ocorrem quando há ausência do poder público com políticas públicas justas e honestas em áreas fundamentais para a sociedade. É um movimento legítimo, mas por ser uma contraposição sempre surgem exageros, homens que são aproveitadores e governos que nada decidem complicando ainda mais o problema. Acho que sempre haverá o certo e o errado nas questões sociais porque não há fé no mundo, há religião e religião leva à torpe ganância transtornando a sociedade. !Epístola de Paulo a Tito 1.10,11)
2007-02-21 05:04:17
·
answer #5
·
answered by rickmarquesss 3
·
1⤊
0⤋
O desejo dos sem terra ,é igual a de todos os brasileiros, querem ter lugar ao sol - um terreno, uma casa, um emprego, etc.- Mas, a maneira que eles querem conseguir é uma aberração:
A força, não - cadeia neles...
Reinvindicar, por meios pacificos- palmas para eles.
2007-02-21 05:01:47
·
answer #6
·
answered by delauromarques 6
·
1⤊
0⤋
É um movimento de manipulação de massa e da opinião pública.
A maioria que recebeu terras, venderam e foram acampar em outro lugar. Tornou-se meio de vida: ganham salario para ficar acampados e alimentos.
Hoje o movimento é formado por aproveitadores e o restante é bucha de canhão(pessoal que fica para apanhar da PM).
Sou radicalmente contra a invasão de terras.
Quando eles invadem uma fazenda, roubam, saqueiam, matam animais, derrubam áreas de reflorestamento, queimam. Você acha isto correto?
O PT usou o mst para subir ao poder, agora, usa o nosso dinheiro para cala-lo.
O PT usou a CUT para subir ao poder e agora usa nosso dinheiro para cala-la.
Da mesma forma que usa o nosso dinheiro para calar a UNE.
A UNE hoje faz parte de um governo que é alvo de denúncias. Perdeu a independência por completo. Não só apóia o governo como é co-autora da reforma universitária, que vai privatizar as universidades. A retribuição vem em espécie (...). Sim, a UNE também recebe seu mensalão. (...). Mas a UNE já não é absoluta.
Júlia Eberhardt, ex diretora da UNE e uma das coordenadoras do Conlute, em 16 de agosto.
2007-02-21 05:00:21
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
é um movimento justo, embora haja alguns exageros da parte deles.
Temos em nosso congresso, muitos grandes fazendeiros que lá defendem só seus interesses, e ainda roubam dinheiro publico.
2007-02-21 04:55:20
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋