Os budistas não adoram nenhum deus. As pessoas fora do budismo pensam com frequência que os budistas adoram Buda. No entanto, Buda (Siddhartha Gautama) nunca disse ser divino e os budistas recusam o conceito de um poder sobrenatural.
O universo opera segundo a lei natural. Considera-se que a vida consiste em dor: dor no nascimento, na enfermidade, na morte e uma pena e desespero contínuos. A maioria dos budistas crê que uma pessoa tem centenas ou milhares de reincarnações, todas elas trazendo miséria. E a causa da reincarnação de uma pessoa é o seu desejo de felicidade. Por isso, o objectivo de um budista é purificar o coração e renunciar a todos os desejos. A pessoa deve abandonar todos os prazeres sensuais, todo o mal, todo o gozo e todo o sofrimento.
Para tal, os budistas devem seguir uma lista de princípios religiosos e uma intensa meditação. Quando um budista medita, não é o mesmo que orar ou concentrar-se num deus; trata-se mais de uma autodisciplina. Através da meditação feita com dedicação, uma pessoa pode alcançar o nirvana – “apagar com um sopro” a chama do desejo.
O alegado benefício pessoal do budismo é algo que ocorre também na maioria das religiões: o budismo define disciplinas, valores e directivas para a vida de uma pessoa. Algumas dessas pautas budistas são: não destruir qualquer criatura viva, renunciar a todos os prazeres sensuais, abandonar toda a característica má, assim como todo o sentimento de alegria e de pena.
2007-02-21 04:39:04
·
answer #1
·
answered by Phelipe Baixista 7
·
4⤊
1⤋
O budismo se basea na meditação como forma de expandir a mente e atingir o nirvana, ou a mente iluminada, aquela que percebe a verdadeira realidade das coisas, sem a dualidade feio, bonito, bom, ruim. Não tem um Deus externo a quem pedir, temer ou amar. É a própria mente o objeto de seu interesse. Acredita que o sofrimento é resultado da ignorância de nossa mente ordinária e que ele pode ser suprimido através do amor e compaixão, desapego, prática da meditação e vida correta. O Ego é o nosso maior inimigo, por outro lado, ele é uma criação de nossa própria mente. Atingindo a iluminação, ou seja, suprimindo a ignorância, ficamos livres do sofrimento, da impermanência e da dualidade.
Desculpe, na verdade eu não deveria estar falando isto pois não sou ninguém credenciado para isto. Mas é por ai. Se tiver interesse em saber mais leia os livros de autores credenciados, especialmente os orientais sobre o tema (como Sogyal Rinpoche, Tich Nhat Hanh, entre outros). Mas o ideal é encontrar um mestre verdadeiro (difícil de encontrar no ocidente e até no oriente hoje em dia, infelizmente)
2007-02-21 05:12:43
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ser tolerante com o idiota acima é uma das coisas.
2007-02-21 04:44:06
·
answer #3
·
answered by Enzo- 7
·
2⤊
1⤋
Em Buda! Na eternidade da alma, no Nirvana, após a longa caminhada, após a evolução. Na paz, no respeito entre os homens, na vida sadia. E tem muito mais...
2007-02-21 10:18:09
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O budismo, tem grandes semelhanças com o Hinduísmo, devido a região de surgimentos e época de ambas, pelo pouco que li acerca deste assunto penso, que o budismo visa alcançar o Nirvana, ou seja o estado de iluminação, afim de que possa-se abandonar o ciclo de reencarnação, como toda religião existe suas sub-divisões, mas em um âmbito geral, elas todas desejam a salvação por meio da iluminação. Bastante relevante também é a noção de Deus, apesar de acreditarem no sobrenatural, os Deuses são visto como efêmeros, assim como a alma humana.
2007-02-21 05:03:28
·
answer #5
·
answered by André Durães 2
·
1⤊
1⤋
Existem várias correntes budistas, mas eles pregam o seguinte:
O grande questionamento é: Se você tem sede você bebe água na mesma hora, se você tem fome, trata de saciá-la, mas por que fazer amanhã algo por alguém se você pode fazer hoje?
É bem interessante e não dá pra descrever em poucas palavras a filosofia, mas tem um site muito bom que vai te ajudar. Leia nas fontes :)
Bjs!
2007-02-21 05:02:17
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Grande pergunta.
Sou budista e espírita.
O budismo original não se baseia na fé, mas no conhecimento.
O budismo elucida a lei de causa e efeito. Essa é a rigorosa lei da vida. Consequentemente, nenhum esforço é em vão no budismo. O budismo ensina a viver a fim de atingir essa vida.
Se baseia no entendimento de que todos os fenômenos são impermanentes, insatisfatórios e impessoais. Tornando-se consciente dessas características da realidade, seria possível viver de maneira plena, livre dos condicionamentos mentais que causam a insatisfação, o descontentamento, o sofrimento.
Para Siddhartha Gautama não há intermediário entre a humanidade e o divino.
O Buda é apenas um exemplo, guia e mestre para os seres sencientes que devem trilhar o caminho por si próprios.
Ou seja, Buda não se achava Deus.
O Budismo é considerado incomum por ser uma religião não-teísta. Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta, e por esse motivo ele rejeitou a noção de que se conquista a salvação implorando para uma deidade distante.
De acordo com o Buda Gautama, a felicidade Desperta do Nirvana que ele atingiu está ao alcance de todos os seres.
2007-02-21 04:49:05
·
answer #7
·
answered by José F 4
·
1⤊
1⤋
Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni(o sábio do clã dos Sakya) o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. na Índia. De lá se espalhou através da Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta cerca de 376 milhões de seguidores.
Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.
A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), e sabedoria (prajña).
Tem sido sugerido que a forma de exposição da doutrina das "Quatro Nobres Verdades" segue um padrão que se assemelha ao do diagnóstico de uma doença: depois de ter apontado as origens do mal, o Buda mostrou um remédio que leva à cessação desse mal. Esse "remédio" é conhecido como o "Nobre Caminho Óctuplo" (em sânscrito: Astingika-Marga), e deve ser adotado pelos budistas. Consiste em:
1-Visão correta: implica o conhecimento das Quatro Nobres Verdades;
2-Intenção correta: desejo de permanecer no Caminho que conduz à iluminação;
3-Palavra correta: falar de uma forma clara, e sobretudo, não fazer uso de uma linguagem agressiva ou maliciosa
4-Atividade correta: implica seguir cinco regras básicas, que são não matar, não roubar, não mentir, não ingerir substâncias intoxicantes e não ter uma conduta sexual incorreta;
5-Meios de subsistência corretos: ter uma forma de ganhar a vida que não implique o sofrimento dos outros seres e a desonestidade;
6-Esforço correto: praticar a autodisciplina de modo a evitar as paixões;
7-Memória ou atenção correta: implica a auto-análise constante dos pensamentos e ações;
8-Concentração correta: é o objetivo final, que é entrar no estado de Nirvana.
À semelhança de Jesus Cristo o Buda não deixou nada escrito. De acordo com a tradição budista, ainda no próprio ano em que o Buda faleceu teria sido realizado um concílio na cidade de Rajaghra onde discípulos do Buda recitaram os ensinamentos perante uma assembleia de monges que os transmitiram de forma oral aos seus discípulos.
Para quem negativou a resposta: eu apenas respondi uma pergunta, se você não tem esta capacidade, lembre-se do pensamento do Dalai Lama:
"Lembre-se dos tres erres:
-Respeito a si próprio
-Respeito ao próximo e
-Responsabilidade pelas ações."
2007-02-21 04:52:39
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O Budista não adora nenhum deus,e o Buda é para eles um homem iluminado,que sofreu o suficiente para entender o sofimento allheio,chegando à conclusão que o sofrimento humano,é causado pelo desejo.QUANDO DEIXAMOS DE DESEJAR,CESSA O SOFRIMENTO.É UMA BELA DOUTRINA,E EU LHE SUGIRO PESQUISAR NA INTERNET,E FICARÁ ENCANTADA COM TANTA BELEZA..
FIQUE EM PAZ.
2007-02-21 04:52:17
·
answer #9
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
1⤋
Buda ñ é pessoa,é 1 estado de espírito + elevado ,que 1 ser pode atingir.
Todo ser vivo está preso num ciclo de "nascimento-cresc. -morte"-(sansara).Para acabar com este ciclo, pessoa tem que recitar mantras e divulgar as idéias budistas ao próx..
Acreditam na lei de causa e efeito,na reencarnação e ñ acreditam em Deus.
bjks.
2007-02-21 04:52:03
·
answer #10
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
1⤋