Junior, esclarecimento:
Durante a Baixa Idade Média, a Igreja Romana (Católica) explorava os seus fiés com altas taxas, pois naquela época tu tinhas que pagar para ter um padre na paróquia local, senão a Igreja o retirava desse lugar. Sem padres n haveria determinados ritos que na época eram sagrados: a missa, a confissão, o casamento, o batismo, a extrema-unção, etc.
E o dízimo n era nada.
A igreja romana vendia indulgências (pedaços do céu). Um papel determinando q tu estavas salvo e n irias para o inferno, e as pessoas, levadas pela opressão psicológica e ignorância, compravam.
A igreja exibia falsas relíquias em locais públicos para os fiéis, através do pgto, ver e adorar (tipo a caveira de João Batista)
E mais absurdos
Nesse período, muitos cristãos, rejeitando essa exploração da Igreja Católica, se levantam contra ela e organizam novas formas de cristianismo livre da exploração de Roma.
Exemplo dessas igrejas: Luterana, Anglicana, Calvina
Delas novas formas de crenças se espalharam
Mais: exemplo de igreja não católica que n pode ser considerada protestante: A ortodoxa grega.
Respodendo diretamente tua questão:
1º) Não, nem todo o protestante é evangélico.
Pq? Pq algumas dessas igrejas protestantes n aceitam tal rótulo.
E muitas igrejas que se dizem ''evangélicas'' vendem pedaços no céu igualmente a Igreja romana de outrora.
Pense o seguinte:
O protestantismo revela essa fase de libertação dessa igrejas .
E as igrejas evangélicas formaram-se num período posterior.
2º)Sim, todo evangélico é protestante
Espero ter tirado dúvidas e n criado mais.
2007-02-21 04:40:14
·
answer #1
·
answered by OFF 4
·
1⤊
0⤋
TODO N-AO CATÓLICO NÃO É NECESSÁRIAMENTE PROTESTANTE
ORTODOXO É CRISTÃO MAS NÃO É PROTESTANTE
A Igreja Armênia é cristã mas não é protestante
A Igreja Copta não é protertante.
TODO EVANGÉLICO É PROTESTANTE! POIS NÃO EXISTE "A RELIGIÃO EVANGÉLICA" NEM "RELIGIÃO CRENTE"
TESTEMUNHA DE JEOVÁ É PROTESTANTE
MORMON É PROTESTANTE
METODISTA É PROTESTANTE
PRESBITERIANO É PROTESTANTE
EPISCOPAL É PROTESTANTE
ANGLICANO É PROTESTANTE
LUTERANO É PROTESTANTE
OS SEGUIDORES DE LUTERO FORAM CHAMADOS DE PROTESTANTES PORQUE NÃO QUERIAM ACEITAR A RELIGIÁO CATÓLICA.
2007-02-21 12:13:20
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
No sentido estrito da palavra, o termo "protestantes" significa o grupo de príncipes e cidades imperiais que, na dieta de Speyer, em 1529, assinaram um protesto contra o Édito de Worms que proibiu os ensinamentos Luteranos no Sacro Império Romano. A partir daí, a palavra "protestante" em áreas de língua alemã ainda se refere às Igrejas luteranas, enquanto que a designação comum para todas as igrejas originadas da Reforma é Reformado, no Brasil usa-se o termo Evangélico para dizer protestante.
O que vc quer saber talvez seja o termo "crente" que foi assumido pelas seitas pentecostais e néo pentecostais, surgidas nos EUA a partir do fim do seculo 19 e que vieram dar nestes Brasis por obra e graça da ditadura militar a serviço da CIA americana, nos anos de chumbo.
Elas vieram como forma de controle de massas em contraposição à Teologia da Liebrtação, que ameaçava o poder dos Generais e os interesses do Capital americano no Brasil.
Estes são os famosos "crentes", que se distinguem dos "protestantes" pelo carater sectário , intrigueiro, intolerante e fanatizador de sua pregação.
2007-02-21 12:45:17
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
Ser protestante ou ser evangélico é a mesma coisa: estão debaixo da lei de Moisés, misturam os dois evangelhos(Gl 2.7), têm medo de tudo, vêem o diabo subir nas paredes, vêem pecado até na sopa, querem mudar sua carne quando Jesus disse que a carne para nada aproveita. Entram de uma forma e saem da mesma forma, nos seus templos, nos dias em que se reúnem. São legalistas porque, embora Cristo tenha cumprido a lei, dando-lhe fim, continuam com as práticas de judaismo, com os rudimentos da doutrina de Cristo que Paulo em Hb 6.1,2 adverte os crentes para deixar. Ah, e os católicos, de onde vieram aqueles, são igualitos.
2007-02-21 12:16:14
·
answer #4
·
answered by rickmarquesss 3
·
1⤊
0⤋
O protestante não é evangélico, o evangélico não é protestante, mais se você observar atentamente vai perceber que indiferentemente as crenças e posicionamentos os dois são a mesma m.erda. Curioso né ! ! !
2007-02-21 12:11:12
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Todo cristão que não é católico pode ser chamado de Protestante, pois o protestantismo nasceu de um rompimento dentro da doutrina do catolicismo.
2007-02-21 12:03:00
·
answer #6
·
answered by Coruja 4
·
2⤊
1⤋
Eu prefiro ser salvo em Cristo Jesus
2007-02-21 13:34:14
·
answer #7
·
answered by Severino 2
·
0⤊
0⤋
Concordo com o xx74...
2007-02-21 13:29:44
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Historicamente falando, nossa amiga Thais já deu a resposta, mas creio que você queira saber realmente o que pergunta e não o que é ser protestante. Creio que a resposta para sua pergunta seja afirmativa. Sim, todo protestante é evangélico, visto que prega-se na igreja Protestante (Luterana - creio que é à que se refere) os ensinamentos de Jesus, ao menos creio eu e todo evangélico (que estuda o evangelho) é protestante, já que protesta contra a adoração a ídolos (imagens), pelo menos os mais antigos, mas a maioria das igrejas evangélicas não Luteranas (creio que todas) protesta também contra o batismo ainda bebê já que Jesus foi batizado aos 33 anos e disse que "Todo aquele que crê e for batizado será salvo" por Ele, mediante a sua fé Nele e como poderia um bebê que pouco sabe e entende crer em algo que nem sequer ouviu falar ou não entende. Creio que o batismo quando criança seja mais um ritual, ou seja, uma tradição da igreja católica e os católicos poderiam até me esclarecer se quando um padre ou os pais ousam se responsabilizar pela salvação da criança batizada, indo contra a bíblia, já que ela nos diz que a salvação é individual e que cada um terá que dar conta de si mesmo perante Deus. Nós evangélicos (não luteranos) preferimos fazer do modo que Jesus orienta para nossa própria garantia (mediante a fé claro), inclusive por imersão (seguindo o exemplo de Jesus) e não simbolicamente.
Eu sou evangélica e entendo o respeito aos aclamados Santos ou beatificados pela Igreja Católica, afinal todos tiveram seus méritos e a própria bíblia (no novo testamento ao menos) refere à santos, mas a adoração as imagens é condenável mediante as Escrituras Sagradas. Gostar de alguém ou do que alguém tenha feito é uma coisa, agora, adorá-lo ou depositar sua fé nesta pessoa é por sua conta. Sua fé que garanta os resultados esperados. Jesus disse que os que cressem Nele poderiam fazer milagres maiores do que Ele mesmo fez, mas também disse que após a morte os santos ficam em repouso, descansando e aguardando sua vinda para neste dia subirem ao céu com ele e receberem o galardão merecido. Também disse que crê nele é santificado, ou seja, torna-se santo, separado, justificado, mediante sua fé.
Concluindo, na verdade, as Igrejas Evangélicas (não luteranas)protestam contra todos os costumes levados as religiões ditas cristãs que não sejam realmente oriundos do Cristianismo (da devoção ou respeito ao que Cristo ensinou).
É claro que cremos num Deus misericordioso que perdoa-nos por nossas falhas (ainda mais as incoscientes, ou seja, as que nem sabíamos que eram falhas), mesmo que não mereçamos , pois Ele nos manda examinar as Escrituras e vivermos conforme ela. Cremos que sua misericórdia é sobre todos para sempre e por isso não nos atemos em discutir isso com quem não tem a mesma crença pois Ele também nos diz manda não nos atermos a discussão sobre religiões, visto que é inútil e repugnante.
Esses dias estava lendo um livro sobre o início do movimento evangélico no mundo que falava sobre o que Lutero se sentiu impelido a protestar mediante a Luz da Palavra (Escritura Sagrada). Dizia que a Igreja católica pregava a salvação mediante as obras (o que é não tem fundamento bíblico) e não perante a fé. A Igreja Evangélica vê que as obras são provenientes da fé mas a fé é a única responsável pela salvação. Claro que a fé sem obras é morta, ou seja, não vale nada, mas é a fé que nos garante a salvação e não nossas boas ações. Essas são somente frutos da nossa fé, ou seja, sinais de nosso convencimento em Deus (que é Amor) e da manifestação de Seu Divino Espírito em nosso ser. Certo?!
Desculpe a extensão de minhas palavras, mas espero ter lhe ajudado!
2007-02-21 13:16:53
·
answer #9
·
answered by jorabbitsc 2
·
0⤊
0⤋
Chamamos protestantes, as igreja q foram fundadas por reformadores, pessoas q estudaram a Bíblia e discordaram do ensino q Roma dava aos fiéis. Protestar significa ir contra, e era esse o objetivo das q se diziam protestantes, pois liam na Bíblia uma coisa, e viam os católicos praticando outra. Mas onde estão os valores iniciais, os princípios q levaram à fundação de certas denominações, sim, porque se levarmos em conta q hoje já não podemos distinguir algumas evangélicas q se dizem protestantes da igreja Católica romana, perceberemos q as protestantes se uniram à Roma em certos fundamentos. Sabemos q o antigo Império Romano era pagão, e o catolicismo surgiu daí, e como marco zero de sua fundação, o imperador Constantino decretou a mudança do dia de guarda do Sábado para o domingo sem nenhum apoio das Escrituras Sagradas. Por vários ensinamentos da igreja Católica não terem fundamentos na Bíblia, começaram à surgir movimentos revolucionários, e os revolucionários propriamente ditos, tendo como exemplo Martinho Lutero, grande reformador da antiguidade. Hoje vemos comumente igrejas "evangélicas" fundadas para serem protestantes, indo no mesmo caminho da Católica, ministrando a escola dominical, e tendo este como principal ponto de diferença entre as verdadeiras protestantes. Só é verdadeira, aquela q ensina a Verdade aos fiéis, mas não a verdade humana q é falha, e sim a Verdade bíblica. Só faz a vontade de Deus, a igreja q ensina aos seus fiéis a Bíblia em plenitude, a q ensina q a Bíblia é a verdade e não há outra, a q ensina q só Jesus é o caminho, e q nenhum copo com água, nenhum protetor sagrado, nenhum santo substitui à Jesus, a q ensina os dez mandamentos de Deus, a q ensina q Jesus está voltando e q temos de estar preparados para o Grande Dia da Glória do Cordeiro. Só a Igreja q ensina a verdade bíblica aos seus fiéis, faz a vontade de Deus, e portanto é a verdadeira religião de Deus aqui na terra.
2007-02-21 13:00:55
·
answer #10
·
answered by Biano! 7th Day 4
·
0⤊
0⤋