Em primeiro lugar, o saber que estamos salvos não está baseado em qualquer tipo de intuição, emoção ou apreciação subjectiva. Sabemos que estamos salvos porque cremos em Jesus Cristo e entendemos já o valor do seu sacrifício em nosso lugar. Por isso a Bíblia diz que podemos saber que estamos salvos (e não “esperar” ou “desejar”):
«Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna» (1 Jo. 5:13).
Em segundo lugar, devemos notar que a fé de que a Bíblia fala não se confunde com uma crença ou um mero assentimento intelectual. A fé que salva é uma fé viva que conduz a uma experiência pessoal com Deus. Vejamos este aspecto com mais atenção.
Certa vez, um rapazinho de apenas dois anos estava a olhar fixamente para um aquecedor, fascinado pelo seu brilho alaranjado. O pai tinha-lhe dito que aquele objecto estava “muito quente”. Mas agora que estava sozinho o menino decidiu experimentar. Estendeu a mão e tocou no aquecedor. Nesse momento deixou de simplesmente acreditar que estava quente e passou a saber que estava mesmo quente! Saiu da dimensão da crença teórica e entrou na dimensão da experiência real!
Muitos, que são hoje crentes em Cristo, acreditavam na existência de Deus antes de se converterem. Contudo, a partir do momento em que obedeceram à Palavra de Deus, deixaram os seus pecados e se entregaram a Jesus Cristo, passaram desse estado nebuloso de crença para uma experiência efectiva com Deus.
Esta experiência é tão radical que Jesus chamou-lhe “nascer de novo”. O apóstolo Paulo também disse que se estivermos em Cristo somos “uma nova criatura”. Ao escrever à igreja de Corinto, afirmou:
«A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus» (I Cor. 2:4-5).
O que Paulo queria dizer é: “Propositadamente, eu não quis convencer-vos, mas deixei que o poder de Deus vos transformasse”. Não os atingiu mediante um argumento lógico, mas através da experiência pessoal.
Aqueles que foram transformados pelo poder de Deus jamais temerão qualquer tipo de argumentação, seja ela científica ou filosófica, porque têm uma experiência que os marcou para sempre. É esse o sentido das palavras de Paulo:
«Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza…» (I Tess. 1:5).
Finalmente, sabemos que estamos salvos porque há no nosso íntimo (no nosso “coração”) o testemunho do Espírito Santo, que passou a habitar em nós (Rom. 8:9) quando cremos:
«O mesmo Espírito [o Espírito de Deus] testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus» (Rom. 8:16).
Em resumo: podemos saber que estamos salvos
- porque a Palavra de Deus assim garante a todo aquele que crê no poder do sacrifício de Jesus Cristo;
- porque temos uma firme convicção que provém de uma experiência real com Deus;
- porque o próprio Deus dá testemunho disso no nosso íntimo.
Se você não tem ainda esta certeza, procure tê-la hoje mesmo!
2007-02-21 00:19:07
·
answer #1
·
answered by Phelipe Baixista 7
·
3⤊
1⤋
"A todos quantos receberam Jesus; deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, aos que crêem no seu nome", Este texto bíblico é bem claro; se vc recebeu este Jesus em seu coração, e diariamente esta o-conhecendo mais, certamente vc terá parte na herança dele junto ao Pai, Isso só pode acontecer através da fé, e da leitura bíblica, " -pois a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus".
X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_XX_
2007-02-21 10:19:19
·
answer #2
·
answered by PMW 4
·
2⤊
0⤋
todo aquele que crer será salvo e o que não crer já esta condenado bem para crer tem que ter experiências pessoais com SR busque a sua com fé sem duvidar em nada porque o que duvida e como a onda do mar que se vai de uma parte para ultra tu se firme ate que venha o SR você parta para ele e não te espante dos que agora resistem o que para eles e indicio de perdição para nos e salvação e isso de DEUS
2007-02-21 08:33:55
·
answer #3
·
answered by Anderson .jerusum 3
·
2⤊
0⤋
quais são os frutos que vc tem apresentado a DEUS ?
se tudo o que faszia antes e não faz mais
se vc exercita sua fér no senhor JESUS
busca zelar pela casa de DEUS
observar os juizos estatutos
e tem temor
busque a confirmação ao SENHOR
faça uma probva de FÈ
e seras mais honrado do que antes.....
2007-02-21 08:53:13
·
answer #4
·
answered by ricardo mutley 2
·
2⤊
1⤋
A salvação é INDIVIDUAL,procure a resposta dentro de ti mesma e a encontrará.Quer ajuda:Começe se perguntando se estás andando de acordo com o que Deus espera de ti,como ter humildade,serenidade,se tens feito a caridade e seguido realmente as suas leis.Faça uma auto análise,se as respostas forem boas fico feliz por ti,se não veja o que presisa mudar e mude enquanto a tempo. Felicidades.
2007-02-21 09:11:27
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
veja o q o phelipe_p deixou pra vc e o tudo pra vc saber se vc é salva ou não! se vc ainda não aceitou JESUS aceite agora.boa sorte.
2007-02-21 08:33:32
·
answer #6
·
answered by Dimas Spanier 5
·
2⤊
2⤋
Abençoada, basta ir às epístolas de Paulo. Posso dar exemplos:
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13. Tu achas que Deus é tirador de selos?
Veja outra referência:
Hebreus 10.14
Porque com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (PARA SEMPRE - SALVA PARA SEMPRE)
Tu crês no que estás lendo, então repousa, Jesus Cristo morreu por ti. Leia o primeiro capítulo de Efésios, ali está o começo do teu espírito. Tu és abençoada com todas as bênçãos desde antemão.
2007-02-21 08:27:23
·
answer #7
·
answered by rickmarquesss 3
·
1⤊
1⤋
Não pode. Quem tinha verdadeiro horror de perder sua alma e precisava "de qualquer maneira" obter "certeza de sua salvação" foi Lutero, quando criou a "certeza da salvação" (heresia) baseada na salvação somente pela fé (outra heresia). Para apoiar sua heresia-mor que gera a outra ("Certeza da Salvação"), Lutero suprimiu do Novo Testamento as epístolas paulinas que falam na necessidade das boas obras para salvação (porque existem, é só procurar). Negou a visão global que analisa todos os textos, ou seja a chamada Teologia sistemática", retirando os livros que quis para apoiar a sua tese. Na realidade, adaptou ao seu pensamento as Sagradas Escrituras alijando tudo aquilo que não o apoiava e não vice-versa, ou seja, não adaptou o pensamento a todos os livros do Cânon. Isto porque a bíblia foi escrita, não como uma escola dominical ou catecismo, mas segundo as necessidades da Igreja Primitiva. Há trechos que falam na necessidade da fé, outros na necessidade de boas obras, outros na necessidade do arrependimento, etc.. mas Lutero suprimiu esses. Hoje essas epístolas e a própria Carta de Tiago voltaram as "Bíblias Protestantes" tornando a doutrina protestante imprestável.
O pai de todas heresias foi a tese do "Arbítrio Escravo", ou seja a negação do "Livre Arbítrio", que permeia grande parte da bíblia, mas não na bíblia Luterana original, pois estas partes foram suprimidas. Para chegar a "certeza da Salvação" (Heresia), Lutero tinha que abrir mão do livre arbítrio, negando assim a responsabilidade do homem no pecado. Se o homem peca sem ter condições de evitá-lo então basta a fé para a salvação e se tenho fé tenho certeza da minha salvação. Prega-se Jesus Cristo na Cruz" para morrer por nós e pronto...estamos salvos..
fácil. facílimo, uma beleza, simples assim.................................
O Evangelho diz que o caminho é estreito e poucos entram por ele, mas..O caminho de Lutero é bem diferente.........................
É graças a essa facilidade que as Igrejas "Evangélicas" estão cheias de ex .. EX-bandidos, homicidas, traficantes, etc.. Essa gente pregou Cristo na Cruz, creu nisso, foi perdoada e não prestará contas das conseqüências de seus atos passados. Estão perdoados pelos pecados. E as conseqüências? ...bem...elas não existem mais para Lutero.......foram suprimidas pelo sacrifício da cruz juntamente com os pecados...Para ele não há arrependimento, não há reconciliação, fator indispensável para participar da cruz de Cristo (segundo a doutrina original anterior a Lutero e que continua na Igreja Católica).
Você está numa espécie de "Big Brother" amigo, pode ir para o "paredão" a qualquer momento e, ao contrário do que muita gente pensa, não absolvendo a "Globo" de seu outros "pecados", o tal "Big Brother" retrata a vida em sociedade. Como disse Sartre: "O inferno são os outros". Isto porque, para o ser humano, é difícil administrar as diferenças embora seja fácil administrar as afinidades.
Assim como no "Big Brother" não existe certeza da não eliminação, também na vida ninguém pode ter "certeza da Salvação" (Heresia).
Isto porque vc não sabe quando expira o seu tempo e não tem bola de cristal para saber se vai morrer em paz com o criador.
Lembra-se do "bom Ladrão". Era tão bom que "roubou" a Salvação na última hora, logo,.......
2007-02-21 09:35:41
·
answer #8
·
answered by Pericles T 2
·
0⤊
1⤋
Karla é o seguinte nao depende do dia ou da hora ou do mes ou do ano , vc so vai morrer quando for a sua hora mesmo e pra ser salva tem q ter muita fé em Deus e andar pelo caminho q ele ti mostrar antes de fazer algo ruim pense 2 vezes 3 ou ate 10 vezes
pra vc saber se vale mesmo a pena.
Abraços e Bjus
XD
2007-02-21 09:29:09
·
answer #9
·
answered by tony maikel 2
·
0⤊
1⤋
Nosso amigo jose b, embora esteja sendo irônico, traduz a teoria de um dos homens mais odiados e mais odiosos da história da humanidade, e que mesmo assim a influencia até hoje: CALVINO. Sua teoria era simples: os escolhidos já o foram previamente, não havendo nada que alguém possa fazer para ser parte disso. Assim criou-se o calvinismo, doutrina religiosa protestante, cristã e fundamentalista, para a qual até respirar parece pecado. Na dúvida, portanto, todos deveriam se comportar exemplarmente, pois, mesmo que eu fosse um dos escolhidos, deveria apresentar um currículo de boas obras para ser aceito nos céus.
Vive tua vida, minha irmã, da melhor maneira que tu puderes, tomando o cuidado de fazeres todo o bem que possas. Achas que Deus que condenará à danação eterna se fores uma pessoa de bem? Pouco provável.
Felicidades.
2007-02-21 09:14:20
·
answer #10
·
answered by Chester 6
·
0⤊
1⤋