oi novamente bruno!
olha eu não sigo nenhuma religião pq para mim todas tem um pouquinho de exageiro ou fanatismo.
mas eu tento saber um pouco de todas para não criticar, julgar sem conhecer etc... e p tirar o lado bom de cada uma
eu gosto muito do budismo pois aplica praticas de yoga, boa alimentação e não prega existencia de nenhum deus é como se vc depende-se de vc msm p resolver sua vida pois a maioria das pessoas só lembra de Deus qd esta c algum problema "meu deus me ajuda" sabe como é neh?
sem falar os q vivem na cachaça e prostituição mas td domingo vai a igreja....
outra religião que eu gosto é a wicca/neo paganismo pq prega o amor a vida e a natureza que tem sido muito esquecida no nosso dia a dia!
beijos p vc!
e mt paz e luz!
2007-02-21 00:20:13
·
answer #1
·
answered by Andressa ^^ 2
·
0⤊
0⤋
Sou católico de formação. Por opção não acredito em nenhuma religião. Acredito em Deus como razão e fim de todas as coisas.
2007-02-21 08:16:18
·
answer #2
·
answered by carlos 4
·
2⤊
0⤋
É uma longa história. Fui criando no catolicismo. Na adolescência ainda, fui vendo que as histórias bíblicas não podiam ser verdadeiras. E que só as pessoas ignorantes, supersticiosas e fanáticas eram capazes de acreditar naquilo literalmente. Quanto mais eu lia a biblia, mais absurdas eu achava aquelas histórias, apesar de reconhecer algum valor literárioe histórico. Fui aprendendo ciência e gostando, porque ela sim, é honesta, auto-corretiva, e não promete recompensas para quem crer. Nem ameaça quem duvida. Fui percebendo que aquele deus descrito na bíblia, supostamente onisciente, onipresente e perfeiro é totalmente incompatível com este mundo em que vivemos, cheio de misérias, injustiças e sofrimentos. Fui percebendo que existem no mundo pessoas sem reloigião que são muito melhores, mais inteligentes, mais honestos do que os mais religiosos que conheço. Percebi que a doutrina da punição eterna é algo de abominável, e incompatível coma figura de um deus perfeito, benevolente e misericordioso. Entendi que crença ou descrença nada têm a ver com ser bom, feliz, honesto caridoso. Quer muitos religiosos usam seus dogmas para explorar seus semelhantes, para escravizá-los, para fazer o mal. Percebi que ética e moral nada têm a ver com crença ou descrença. E que existem maneiras melhores de se consolar quem sofre do que enganá-lo com mentiras sobre vida etarna e milagres. Religião é coisa de gente de mente fraca, de ignorantes e supersticiosos. O homem pode e deve evoluir em um ser melhor moralmente, deixando de lado a superstição e os dogmas.
2007-02-21 10:21:25
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
1⤊
0⤋
Nasci em lar protestante, mas me tornei ateu por sempre questionar as respostas "vagas" que a igreja me dava.
2007-02-21 08:21:21
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sou ATEU não praticante. Graças a Deus !!!
2007-02-21 08:15:28
·
answer #5
·
answered by Professor 3
·
2⤊
1⤋
SOU batisado na igreja católica, estudei em colégio de "freiras" e até uma parte de minha vida me dizia católico (não praticante).
porém com o passar dos anos fui adquirindo informações e ppassei a adquirir respostas para algumas dúvidas que afligem oos que acreditam em "algo".
não obetendo respostas convincentes, comecei a duvidar da existência de deus e o diabo.
hoje posso dizer com certeza que não tenho mais dúvidas:
deus, realmente, NÃO existe!
não sou ateu praticante, pois isso só gera discussões infrutíferas e desgastes nas relações interpessoais.
então, procuro entender mais as teorias científicas, acreditar no que posso, e, criar a minha própria teoria.
valeu?
2007-02-21 11:50:00
·
answer #6
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
0⤊
0⤋
Bem Bruno eu sou ateu porque , após considerar as várias explicações e "provas" da existência de um deus criador, nenhuma se mostrou coerente.
Na verdade acho que a idéia da existência de um "ser" ou "inteligência" superior que criou e governa o Universo é apenas um reflexo da necessidade humana de tentar achar padrôes e causas nos fatos que observa. Nossa espécie , em sua evolução desde que se separou há quatro milhões de anos atrás dos outros símios antropóides, desenvolveu um poderoso meio de interagir com o seu meio que é a mente ; através de um processo longo nossos ancestrais progressivamente tiveram uma vantagem sobre os outros competidores e predadores por terem desenvolvido a capacidade de relacionar causas e efeitos e manter a memória desta relação. A partir daí desenvolve-se progressivamente a capacidade de antever e planejar uma ação , reforça-se a característica grupal dos hominídeos e , com a utilização de instrumentos , os hominídeos progressivamente garantem seu espaço e sobrevivência até atingir-mos o estado atual como Homo sapiens.
A idéia que o Universo tem que ter tido uma "criação" , que é necessária uma " causa última" por trás de todos os fatos é , na verdade, a projeção desta tendência humana sobre o Universo: porque nossos atos têm motivações achamos que o Universo também tem ; porque os objetos de nosso mundo humano foram produzidos por nós achamos que por trás da Natureza tem que haver um " criador". Os seres humanos tem uma grande dificuldade em aceitar um pequeno fato simples: o Universo , a Vida não tem sentido , não tem propósito , ela existe independente de nós , já existia antes e continuará a existir após nossa espécie já ter sido extinta da superfície deste planeta que gira ao redor de uma estrela nas bordas de uma das bilhares de galáxias do Universo.
Para o orgulho da nossa espécie isto é um fato difícil de aceitar: queremos ser o "ápice da criação" , sermos os "filhos de Deus" ,sermos mais do que realmente somos. É dificil para nós aceitarmos que da mesma forma que existimos poderiamos não existir se as características de nosso planeta fossem diferentes do que foram no passado ;se a Terra estivesse na posição de Vênus , por exemplo , a vida como a conhecemos seria impossível. Somos obra de acasos e isto deveria causar uma maior responsabilidade quanto ao nosso mundo , como não ha´nenhum deus tomando conta do Universo o que fazemos com nosso planeta é resposabilidade nossa, assim como o destino da nossa espécie (dentro do que nos é possível interferr nele)
É claro que os abusos , crimes , falcatruas e imoralidades cometidas em nome e por grupos religiosos devem ser denunciados e estes grupos combatidos , mas isto não é prova contra ou a favor da existência de um deus. Na verdade a maioria das pessoas que acreditam em algum deus não são melhores ou piores que os outros em termos gerais , apenas , na minha opinião ,nunca refletitram detidamente sobre a razão de sua crença já que está lhes dá um conforto moral e uma visão do mundo em que os fatos tem uma explicação final.
Mas acho que compartilhar de uma ilusão , mesmo que seja piedosa ou reconfortante , é errado ; temos é que agir sobre o nosso mundo , nossa sociedade para que as ilusões não sejam mais necessárias.
Não vou me alongar sobre as várias objeções filosóficas que eu tenho sobre a existência de deuses pois seria muito maçante, se você tiver interesse sugiro que procure na Internet os seguintes textos:
- A Improbabilidade de Deus - Richard Dawkins
-Doze Provas da Inexistência de Deus - Sebastien Faure
- O Rio que saía do Éden - Richard Dawkins
-Porque não sou Cristâo - Bertrand Russel
- O Escopo do Ateísmo - George H. Smith
Um grande abraço
2007-02-21 10:30:01
·
answer #7
·
answered by Luiz Souto 2
·
0⤊
0⤋
Eu participo há bastante tempo da Doutrina Espírita e posso te falar que é ótimo! E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:
O que é o Espiritismo
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
Pontos fundamentais
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Prática Espírita
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcóolicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indugência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.
O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecé-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.
Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei."
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".
"Fora da caridade não há salvação".
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.
2007-02-21 09:50:14
·
answer #8
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
Preste bem atenção, Bruno, porque você merece toda a minha consideração:
Não acredito em "richa", porque acho mesmo que as pessoas autênticas que existem aqui, religiosos ou não, estão bem acima disso. A briga fica entre a gentalha que aqui se instalou. Eu revido, não tenha dúvidas, porque a minha mãe me ensinou a não levar desaforo pra casa, mas aí, eu mesmo desço do meu pedestal para a baixaria e não concordo com isso. Felizmente isso ocorre somente entre uma dúzia ou pouco mais entre milhares de participantes do YR.
De minha parte eu tenho uma justificativa muito clara para emitir a minha opinião:
Eu detesto (ouça bem: DETESTO!). a roubalheira que a religião faz sobre as pessoas intelectualmente incapazes! Detesto a exploração que os líderes religiosos fazem sobre os ingênuos de boa fé!!! Detesto, quando vitimam senhoras idosas de vida humilde, viúvas desprotegidas na vida, e viúvas novas procurando marido!.... Detesto quando pastores safados usufruem em benefício próprio, do dinheiro do esforço de um trabalhador honesto, que ficou com medo de ir pro inferno que eles criaram!.... Detesto essa gentalha como os Bispos da Renascer ou o Bispo da Universal, e o que eles fazem para tomar dinheiro das pessoas que sofrem problemas na vida!!!
Eu detesto essa covardia que a Igreja Católica fez por toda a vida, pelas mortes, pelos roubos, contra o povo inocente, e DETESTO, quando me enganam dizendo que Deus existe, que inferno existe, que alma existe, e me ameaçam e querem tomar o meu dinheiro e o da minha família!... DETESTO, quando essa raça de safados quer colocar-se acima da própria família, dizendo que o homem tem que amar a Deus acima de todas as coisas , inclusive da própria família, e as desagrega com isso.
Então, eu combato a Religião e toda essa nojeira correlata, e muito mais, que acabei de dizer pra você. Combato com a mesma ferocidade que eles arrancam o dinheiro, a poupança e os bens de uma velhinha pura e crédula!.... De preferência, com ferocidade dobrada!...
Eu quero reduzir o número de religiosos do YR e no mundo todo!... Sim!... Eu estou reduzindo o número de fanáticos do YR e melhor ainda, eu estou reduzindo muito, o número de cidadãos jovens, que teriam a sua mente embotada pela religião e os fariam robôs da crença deles. Esses com certeza, não entrarão na arapuca deles, não cairão na armadilha deles, porque eu os estou abrindo os olhos, avisando, para não acreditar sem conferir!... Não estou enfiando na cabeça deles, nenhuma mensagem, nenhum dogma, nenhuma teoria!... Eu digo apenas para desconfiar e conferir!... DESCONFIAR E CONFERIR!
E digo isso a você também. Não confie de olhos fechados nessas raça de engravatados ou embatinados, porque isso é o uniforme da falsidade!... Vá buscar a sua verdade e não caia na armadilha da "verdade" deles!...
Eu descobri o ateismo, e não foi por acaso. Melhor dizendo, eu descobri a mentirada toda que envolve a crença religiosa, porque Deus é mentira, Jesus Cristo é mentira e a Bíblia (NT) pura mentira e (VT) 80% mentira.
Eu hoje, estou liberto de tudo isso, e aprendi a andar com as minhas próprias pernas, viver muito bem com as minhas próprias convicções, e tudo de bom me foi acrescentado. É claro que eu quero recomendar isso para o meu semelhante!... Quando você conhece uma coisa boa, não passa adiante? Ou guarda para você mesmo? Eu tenho ensinado que a crença religiosa é totalmente desnecessária!... Eu não preciso disso e por conseguinte, ninguém mprecisa disso! É acreditar mais em si mesmo! Valorizar a sua inteligência e o seu raciocínio porque NADA nem NINGUÉM é mais poderoso que o homem, e assim NADA ou NINGUÉM, vai fazer melhor por você mesmo do que você mesmo.
Eles xingam. Eles se revoltam porque são irracionais e fanáticos. Não admitem discordâmncia e assim , não abrem a mente para mais nada. Têm a mente lavada (e falo sério, não é apenas modo de dizer) e controlada pela fabulosa indústria religiosa. Eu quero ajudar a mostra-lhes que o caminho da sua auto determinação é mais eficiente, positivo, cheio de vantagens. Que o povo não precisa de viver nessa dependência religiosa que eu chamo de muleta. Eu tiro por mimmesmo, que já passei por todas essas experiências e se eu encontrei uma "mina de ouro" como conceito de vida, quero passara todos, mas não se trata de uma briga, como acontece entre religiosos, porque eu não estou disputando nada com nin guém. Não estou disputando "pontos de venda$ da fé". Isso é lá entre eles mesmos.
Abraços.
2007-02-21 09:37:44
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A minhã religião é Cristo Jesus, pq ele é o caminho e a verdade.
2007-02-21 09:05:01
·
answer #10
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
0⤋
Eu sou pagã. Mas aceito algumas coisas de outras religiões, como budismo e espiritismo...
2007-02-21 08:47:46
·
answer #11
·
answered by Paulinha S 3
·
0⤊
0⤋