o que digo não é para ofender tá!!!
meu ponto de vista.....
simbologia pura simbologia, e infelizmente ainda caminham dentro desse campo, uma outra maneira de catequese como a tantos inventados e forjados pela própria igreja.
seje esta igreja catolica protestante ou evangélica, pois que cada qual cria seus dogmas, nem vai adiantar os evangélicos postarem aqui em sua ações descriminatórias pois que estão em mesmas condições .
antigamente eu ia a igreja (cinzas) recebendo tal sinal na testa me ensinaram que a partir desta data eu estaria redimindo meus pecados, mas o tempo passou e vim a entender que tudo não passa de uma simbologia .
não vou falar muito pois que minha intenção aqui é só expor meu ponto de vista
um abraço
2007-02-21 15:55:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você é quem deveria comer *********** para não dizer tanto besteirol. Mas fica de presente a homilia de hoje de Pe. Fernando Cardoso.Se você não ler mas outros lerão.
Que Deus te ajude
HOMILIA ESPECIAL DO DIA 21 DE FEVEREIRO – QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Pe Fernando Cardoso
Neste dia, cada um de nós recebe um pouquinho de cinzas sobre a fronte ou a cabeça, enquanto o sacerdote pronuncia as palavras do livro do Gênesis: “... lembra-te homem que és pó e ao pó voltarás”.
Sim, “és pó e ao pó voltarás”, mesmo que sejas um homem importante, mesmo que sejas uma excelência, mesmo que sejas alguém de quem outros se aproximam muito dificultosamente, chegará um dia e não se sabe quando, neste dia tu receberás a todos indistintamente, todos te poderão visitar, sem mesmo marcar o dia e a hora desta visita, sem nenhum protocolo, estarás no cemitério da Quarta Parada, estarás no cemitério do Araçá, ou quem sabe no Getsêmani. Sim verdadeiramente o homem é pó da terra, vejam: nós somos 60% de água, 39% de matérias orgânicas e 1% de sais minerais. Não há do que se envaidecer sumamente, não é verdade?
No entanto quando a Igreja inicia a Quaresma, não quer humilhar o ser humano, não quer humilhar cada homem e cada mulher, se como ponto de partida, cada um de nós é cinza e um dia estará encerrado em uma caixinha de ossos, que com o tempo, também desaparecerão. à bem verdade que este é o ponto de partida, mas o ponto de chegada para nós que possuÃmos fé, é a experiência luminosa da Páscoa e da Ressurreição.
O homem é apenas cinzas. à um pouco do pó da terra, não do que se orgulhar, uma vez mais, é bom repetir, basta uma pequenina pedrinha inoportuna, para enviá-lo prontamente ao outro mundo. E, no entanto, este homem, pó da terra colado a este planeta terra, deve ser preciosÃssimo aos olhos de Deus, que por causa desde pozinho, Ele também se fez pozinho a fim de se assemelhar em tudo a cada um de nós e nos conduzir ao reino de sua bem-aventurança eterna.
Diz um Salmo carÃssimos irmãos e irmãs, que a morte é o pastor que conduz cada ser mortal à sua última morada, o túmulo do cemitério. Mas neste dias, nós dizemos a cada homem e a cada mulher, que o Senhor é o pastor que nos conduz. O pastor que nos conduz não ao cemitério, mas o pastor que nos conduz para as relvas verdejantes e os prados eternos.
Basta que nesta Quaresma, que hoje se inicia, este pó da terra que sou eu, este pó da terra que é você, se deixe modelar nas mãos do grande oleiro que é o Senhor de todos nós. Sim, Ele é capaz de transformar este pó da terra numa pedra preciosa para si. Ele é capaz de transformar este pó da terra num diamante, que vale a pena conservar por toda a eternidade. Assim é o homem carÃssimos irmãos, grande e pequeno, fraco e poderoso, numa palavra pecador e um pequeno Deus.
Deixemo-nos tocar por Deus neste tempo que nada tem de tristeza. Deixemo-nos tocar neste tempo que é sim, uma primavera do espÃrito. Nós sabemos que os muçulmanos se alegram durante alguns dias de seu Hamadam, e realizam uma grande festa a seu término. A Quaresma carÃssimos irmãos, tem uma certa analogia distante com Hamadam dos muçulmanos. Entremos neste tempo com o coração alegre, porque Deus esta presente de maneira especial na vida de cada uma de nós. Sim, Ele deseja modelar-nos para que nós nos contemplemos numa nova luz, diferentes de como éramos, bem mais atraentes, bem mais luminosos, bem mais alegres e perfeitos.
Todo alpinista, quando inicia o seu grande desafio, a escalada de uma montanha, não mede seus esforços. Ele prevê de certa maneira a alegria de chegar ao final da competição. Nós também, ao final desta Quaresma, estaremos no topo daquela grande montanha quando contemplaremos Jesus transfigurado e ressuscitado na glória que Deus lhe reservou. E contemplaremos também, com os olhos da esperança, a glória que está reservada a todos aqueles que caminham hoje, com Cristo, na direção do calvário. Olhos fixos, porém no dia da sua própria ressurreição.
2007-02-21 00:03:46
·
answer #2
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
0⤊
0⤋
Victoria, a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos Apostólico Romano recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e quatro dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
Vide maiores informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta-feira_de_cinzas
2007-02-20 21:25:41
·
answer #3
·
answered by Penguin 2
·
0⤊
0⤋