Ao meu ver, sim são..
Já fiz uma pergunta que tinha a mesma dúvida!
Se dizem que temos que temer a Deus não teremos livre-arbítrio. Porque se eu posso escolher em que acreditar, mas temer a Deus, isso implica em ter que acreditar únicamente em Deus para ter a "Salvação".
Acredito em Deus, só não acredito nessas coisas que "inventam", pois acho sim, essas coisas invensões de pessoas que querem, ou queriam, manipular a mentes das outras pessoas!
Se Ele sabe o que vou fazer de errado também não preciso ficar pedindo perdão, não é mesmo? Ele sabe que vou fazer errado e, quem sabe, me arrepender depois! E se existe Céu ou Inferno Ele já sabe pra onde vou antes mesmo de eu nascer!!!
... Dúvidas perpetuarão!!
2007-02-20 03:55:42
·
answer #1
·
answered by ~Mel• 3
·
0⤊
0⤋
Olhe, DEUS é Onisciente, Onipresente e Onipotente... DEUS dá a todos os seres humanos o livre arbítrio e conjuntamente com o livre arbítrio DEUS dá também aos seres humanos o "dom da razão" para que assim cada um de nós tenhamos total liberdade de pensarmos e de agirmos como bem quisermos, da forma que bem quisermos e no momento que bem quisermos e, com a razão, temos em nosso íntimo a "capacidade" de analisarmos, de refletirmos e de meditarmos sobre nossos sentimentos e sobre nossos pensamentos... São corretos?? São bons ou são ruins?? Jesus, quando viveu aqui na Terra ensinou: "Tudo o que vós plantardes vós haveréis de colher!" e ensinou também: "Vigiai e orai para não cairdes em tentação!". Juntando a estes ensinamentos um outro conhecido por todos nós: o 2º mandamento da lei de DEUS: "Amar ao próximo como a tí mesmo!"... Analisando e refletindo sobre tudo isso, vc facilmente concluirá que DEUS usou de extrema bondade para conosco ao nos dar o livre arbítirio e por assim ter feito, jamais interfere em nossas decisões porque "respeita" intensamente o que pensamos e o que sentimos, bem como o que decidimos fazer ou não fazer... Só interfere a nosso favor se, através da oração, pedirmos o "auxílio" ou a "interferência" Dele. Estabeleceu "Leis" como por exemplo: "Não matarás!", "Não roubarás!"... Se as infringimos é por nossa própria conta e risco... Ele (DEUS) sabe do presente, do passado e do futuro, mas nunca, nunca interfere sem ser chamado para interferir... Assim fazemos tudo o que queremos fazer ou deixamos de fazer tudo o que quisermos deixar de fazer... Podemos até suicídar!!! Claro que a espiritualidade superior nos dará alguns conselhos para não praticarmos o suicídio, mas se preferirmos "ouvir" os "conselhos" dos "espíritos inferiores" os nossos verdadeiros amigos que são os "espíritos superiores" também respeitarão nosso livre arbítrio e humildemente se afastarão de nós, nos deixando com os pseudo-amigos que são os "espíritos inferiores" e ai, fazemos tudo o que queremos!!! Mas depois, nada mais justo do que "colhermos" tudo o que tivermos plantado!!!
2007-02-20 12:04:42
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
2⤊
0⤋
Fred, você está perdendo oseu tempo questionando esses caras. Eles sempre respondem com a mesma ladainha.
2007-02-20 11:38:58
·
answer #3
·
answered by Sir Setracsed Selat 3
·
1⤊
0⤋
Você fala "ele" como se Ele fosse um ser humano.
Mas poderíamos inverter: Deus saberia toda a gama de escolhas possíveis de serem feitas,e suas respectivas consequências simultâneamente, portanto o livre-arbítrio sempre permanece válido,e seja qual for a escolha ou a ação,
Ele nunca seria "surpreendido",usando um linguajar um tanto humano para Deus.
Ora,no segundo parágrafo vc diz: "Se existe livre-arbítrio,significa que ele não sabe qual escolha irei fazer,portanto não é onisciente". Mas esse encadeamneto de racicínios não tem necessariamnete veracidade, pois se Deus é Onisciente,
Ele pode já saber o que vc irá descidir antes mesmo de vc descidir,afinal,pela própria lógica da Onisciencia isso seria possível.
Ou então o que já mencionei no meu primeiro parágrafo, pela lógica da onisciencia, Deus já saberia a variedade de opções
e suas respectivas implicações.
Afinal, como vcs ateus mesmo dizem: "Se Ele é mesmo Deus ele pode fazer tudo". Alías,os ateus fazem muito isso, julgam que Deus não pode existir por as coisas ou o universo não ser do jeito que acham que deveria ser para então Ele existir,mas esse argumento é quase infantil.
Acho que expliquei essa aparente "contradição", pela própria lógica que vc propôs. Abraços.
Com relação a "não interferência" de Deus: Nós vivemos inseridos na Lei de Ação e Reação, plantamos o que colhemos,
o mal semeado no passado é colhido hoje, e o bem também,
o bem e o mal semeados hoje serão colhidos amanhã. Nada ocorre por acaso,infelizmente algumas coisas precisamos passar,pois o "ruim" a curto prazo pode ser bom a longo prazo em nossa evolução, e o "bom" a curto prazo, pode ser "péssimo"
a longo prazo.
2007-02-20 19:19:52
·
answer #4
·
answered by Luiz 5
·
0⤊
0⤋
Não, muito pelo contrário...
2007-02-20 13:18:19
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fred, não consigo comprensder qual a sua duvida.
A onisciência de Deus,e o livre-arbitrio não estão em contradição.
Deus conhece bem o coração de todos e sabe perfeitamente tudo aquilo que nós fazemos, ou pensamos fazer.
Mas porque nos considera pessoas livres,Deus, deu-nos o livre-arbitrio,para que sejamos nós a decidir o caminho que queremos.Mas também nos deu a conhecer as suas leis para que não argumentemos que não sabiamos que o que é o bem e o mal.
Portanto se seguirmos o caminho do bém teremos a nossa recompensa como nos é prometido desde os principios dos tempos.
Se enveredarmos pelo caminho do mal então acarretamos com as consequências.
Que Deus, lhe dê o descernimento para ver que Deus, nunca se contradiz.
Abraços
2007-02-20 12:23:20
·
answer #6
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
Olá Fred. Este paradoxo , não só coloca por terra o livre arbítrio , como também torna Deus um escravo da sua eterna onisciência, ou seja retira a sua liberdade de agir , qualquer intervenção , significaria a quebra da sua onisciência. Estou montando uma ONG , Liberdade para Deus.
2007-02-20 12:17:52
·
answer #7
·
answered by Claret. 6
·
0⤊
0⤋
Vamos pensar mais a fundo... livre-arbítrio em suma não existe mesmo, não que você ou todas as pessoas sejam previsíveis, mas é fato que ao conhecer um pouco mais a fundo as pessoas, você já entende como elas pensam e no que acreditam, e assim já pode presumir como reagiriam quando tem que tomar uma decisão. Não estou falando de saber tudo, mas digamos que alguém costuma ser infiel, então as chances dela ser fiel só por trocar de namo são muito remotas, e assim por diante. Assim como um rapaz que é tarado por loiras dificilemente vai namorar com uma morena se uma loira lhe der chance. Bem como alguém que defende o desarmamento tem poucas chances de querer entrar numa guerra e por aí vai... se passa por DEUS eu não sei, mas que não é livre-arbítrio, não é... sabe quando você busca os conselhos de alguém em especial, pois então, você já busca aquela determinada pessoa pois sabe que ela vai dizer algo que você quer ouvir, não que seja a pura verdade!!! Isso é mais normal que você imagina.
E nem se precisa conhecer muito a pessoa em alguns casos, basta estudar um pouco o perfil dela, se você trabalha com vendas ou assume um cargo de política ou de liderança, terá sucesso apenas se dominar esse tipo de técnica.
Chama-se retórica e passa muito por psicologia, digamos assim, você precisa ser maleável para saber convencer diferentes perfís de pessoas a tomarem uma mesma decisão do tipo comprar algo, votar neles ou acreditar nas sua direção.
E acreditar ou não em DEUS é algo muito pessoal, vai muito além de esquentar cadeira de missa ou calejar os joelhos repetindo orações, tem que sentir no coração. Espero ter ajudado!!!
2007-02-20 11:46:43
·
answer #8
·
answered by calculator819 4
·
0⤊
0⤋
Fazer é diferente de forçar a fazer.
Deus sabe quais as atitudes que você vai tomar, mas não te induz a nada. Ele espera que você aprenda com seus erros e acertos como deve ser o procedimento correto. Por exemplo, Ele sabia que Hitler ia fazer o que fez, mas por respeito ao livre-arbítrio, não interferiu em nada. Ao invés de interferir, Ele concedeu a chance dele aprender com seus erros e verificar o grande mal que causou. Após esse arrependimento, ele poderá voltar e reparar todo esse mal, seguindo a infinita misericórdia Divina ^^
2007-02-20 11:45:27
·
answer #9
·
answered by EdRo 2
·
0⤊
0⤋
Não. Ele deixa solto mesmo que é pra gente se enforcar com nossa própria corda.
2007-02-20 11:35:22
·
answer #10
·
answered by Olívia 5
·
0⤊
0⤋