English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos Apostólico Romano recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e quatro dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

A quarta-feira de cinzas cai nas seguintes datas nos anos seguintes:

2005 - 9 de fevereiro
2006 - 1 de março
2007 - 21 de fevereiro
2008 - 6 de fevereiro
2009 - 25 de fevereiro
2010 - 17 de fevereiro
2011 - 9 de março
2012 - 22 de fevereiro
2013 - 13 de fevereiro
2014 - 5 de março
2015 - 18 de fevereiro
2016 - 10 de fevereiro
2017 - 1 de março
2018 - 14 de fevereiro
2019 - 6 de março
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo o padre administrando a cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela

2007-02-20 02:20:31 · answer #1 · answered by mateus totao 4 · 6 2

O "apostolos" Mateus e Thiago te explicaram muito bem, só gostaria de lembrar q a imposição de cinzas a testa, se faz com um alerta:
"Lembras-te que és pó, e ao pó retornarás"
Este sentido da quaresma nos faz refletir da nossa pequenez e fragilidade neste mundo, que somos meros peregrinos nesta terra, rumo ao céu.
Que de nada vale nossa soberba e arrogancia, nossos bens e posses.
Tudo é pó e ao pó retorna.

2007-02-20 02:37:27 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 3 1

O Mateus matou a pau! Dizer mais o quê? É isso aí,a resposta dele merece os 10 pontos! Beijim no ♥

2007-02-20 02:22:56 · answer #3 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 3 1

Com a quarta-feira de cinzas iniciamos a Quaresma, que é um período de quarenta dias de preparação para a grande festa da Páscoa de Nosso Senhor. As palavras-chave desse período são: Escuta (mais atenta da palavra de Deus), penitência e conversão. Na quarta de cinzas são depositadas cinzas em nossas cabeças para nos lembrar que somos pó e ao pó voltaremos. Esse era um antigo costume judaico.
Vamos explicar como funciona a penitência: Na quaresma temos dois dias de jejum e abstinência de carne = Quarta-feira de cinzas e Sexta-feira Santa. O jejum consiste em fazer apenas uma refeição completa no dia reduzindo pela metade as demais, tudo isso sem que tenha carne vermelha nas refeições (p.ex.- Se vc escolhe fazer o almoço como refeição completa, vc reduz pelo meio seu café da manhã e seu jantar. Em nenhuma dessas refeições terá carne vermelha e, óbvio, não haverá nenhuma "beliscadinha" entre as refeições).
O objetivo do jejum visa nos conduzir a reflexão e conversão, nos mostrando que somos necessitados dos bens que Deus nos dá.
E a penitência desse período não acaba por aí. Todos somos convidados a nesse período nos abstermos de algo do qual gostamos muito (pode ser determinado alimento, bebida, determinada atividade, uso de determinado objeto etc.), para nos mostrar que devemos ser livres das coisas do mundo e dependentes só de Deus.
Bem, é isso... Boa Quaresma pra você!

2007-02-20 02:20:57 · answer #4 · answered by Thiago "Maza" 5 · 3 1

O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.

O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo. Em seu livro "De Poenitentia" , Tertuliano (160-220 DC), prescreveu que um penitente deveria "viver sem alegria vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas". O famoso historiador dos primeiros anos da igreja, Eusébio (260-340 DC), relata em seu livro A História da Igreja, como um apóstata de nome Natalis se apresentou vestido de saco e coberto de cinzas diante do Papa Ceferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o penitente saía do Confessionário.

Já no período medieval, por volta do século VIII, aquelas pessoas que estavam para morrer eram deitadas no chão sobre um tecido de saco coberto de cinzas. O sacerdote benzia o moribundo com água benta dizendo-lhe: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás". Depois de aspergir o moribundo com a água benta, o sacerdote perguntava: "Estás de acordo com o tecido de saco e as cinzas como testemunho de tua penitência diante do Senhor no dia do Juízo?" O moribundo então respondia: "Sim, estou de acordo". Se podem apreciar em todos esses exemplos que o simbolismo do tecido de saco e das cinzas serviam para representar os sentimentos de aflição e arrependimento, bem como a intenção de se fazer penitência pelos pecados cometidos contra o Senhor e a Sua igreja. Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da Quaresma; o período de preparação de quarenta dias (excluindo-se os domingos) antes da Páscoa da Ressurreição. O ritual para a Quarta-feira de Cinzas já era parte do Sacramental Gregoriano. As primeiras edições deste sacramental datam do século VII. Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz : "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crede no Evangelho".

Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.

Finalmente, conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do Céu.

2015-02-18 11:03:24 · answer #5 · answered by Fernando 1 · 0 0

Origem eu não sei, mas sei que é o primeiro dia da Quaresma...

2007-02-20 02:52:36 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

è um dia depois do fim do carnaval onde se limpa tudo.(as cinzas) É onde começa a quaresma.

2007-02-20 02:23:23 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

tradição católica sem pé nem cabeça.
Deve ter alguma origem pagã, como é costume no catolicismo. Tudo lá se origina no paganismo, nunca no crsitianismo

2007-02-20 02:19:29 · answer #8 · answered by Kevin 1 · 2 5

fedest.com, questions and answers