O pai de Lutero era camponês, e conhecia a Escritura! E soube inclusive aplicá-la muito bem!! Portanto, é mentira que a Igreja negava ensinar a doutrina ao povo mais simples. É mentira que a Igreja escondia a Bíblia.
2007-02-19 01:46:05
·
answer #1
·
answered by haroldo jose h 1
·
0⤊
2⤋
O povo não lia a Bíblia, as bibliotecas não eram para o povo, eram para os ilustrados. O povo era ignorante e analfabeto, as missas eram em latim, e tudo que o povo sabia era o que o padre doutrinava, traduzindo trechos selecionados da Bíblia.
Com Lutero e Gutemberg, a Bíblia foi traduzida para o alemão e lida em alemão nos serviços religiosos, e não mais em latim. Mas não sei como ficou a relação do povo com a Bíblia, já que não basta tornar mais fácil a impressão de Bíblias, é preciso que as pessoas saibam ler para poder se beneficiar disto. Pelo que eu andei lendo, Martinho Lutero promoveu a criação de escolas para ensinar o povo a ler. Coisa que a Igreja Católica era absolutamente contra...
Interessante notar que no sul dos Estados Unidos, a comunidade negra, apesar de pobre e marginalizada, é a que tem um dos maiores índices de alfabetização da região, superando os brancos, e a explicação deve-se ao esforço da Igreja Batista, que também incentiva a leitura da Bíblia.
Sobre a citação do trecho de Hans, em nenhum momento ele diz que leu a Bíblia, apenas pergunta ao filho se ele não havia lido a Bíblia. Em outras palavras, ele pode nem mesmo ter lido, mas lembrado do que o padre havia ensinado e questionado o filho, se não era isto que estava escrito.
2007-02-22 07:30:03
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Nem antes, nem depois...
2007-02-19 13:03:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Até hoje a maioria das pessoas não conhecem a bíblia(mesmo os cristãos).Imagine naquela época.
2007-02-19 10:33:19
·
answer #4
·
answered by acrobat 5
·
0⤊
0⤋
Claro que o povo conhecia a bíblia antes de Lutero. Através dos padres que predicavam a palavra de Deus desde o tempos Romanos. Na minha opinião o problema era que poucos sabiam ler e entre os que sabiam ler havia ainda o problema da interpretação diferentes entre os seguidores. A questão estava em traduzir as escrituras do latim para o povo "plebeu" que implicaria dividir a igreja, e ao final realmente aconteceu. Na Alemanha da época não existia uma língua comum e sim vários dialetos e Lutero antes de traduzir a bíblia criou a língua alemã (Hochdeutsch) para depois traduzir a bíblia. Nas novelas de Victor Hugo é conhecido o poder do Papa. Na época e lembre de Lucrécia Borja que é filha da filha do Papa com o papa mesmo, o celibato era somente para padres.
Mas a tua pergunta parece mais uma hipóteses que uma indagação.
2007-02-19 09:57:02
·
answer #5
·
answered by hillrivero 3
·
0⤊
0⤋
Pois é , a religião protestante se baseia em leviandades.
E em leviandades prosseguem, basta ver os frutos do "livre exame" que o herege Lutero introduziu.
E de leviandade em leviandade prosseguem, destilando venenos, acusações infundadas, agressões, grosserias, mentiras e ataques.
Afinal, são "protestantes".
A leviandade em questão, de que a Biblia era desconhecida do povo decorre também do fato de haverem poucos exemplares, de haverem poucos instruidos, alfabetizados, afinal a época de Lutero era uma época diversa da nossa. Um mundo dominado pelas trevas da ignorância e pela ausência de necessárias condições de vida e liberdade.
E tantos hoje a enxergam com os olhos tecnológicos do 3 milênio.sem nem saberem o numero de analfabetos existentes, nem saberem que a imprensa surge coincidente com a Reforma, ou seja, antes da imprensa de Guttemberg, os livros eram penosamente copiados à mão, por pacientes monges na solidão dos mosteiros.Não havendo livros, não havia quem os lesse. Não havia a demanda.
A Igreja sempre reinvidicou a interpretação correta da escritura, até porque é a sua missão, conforme Mateus 16, ela liga e desliga no ceu e na terra através de Pedro.
Mas isto não se aplica às igrejas protestantes e a estas seitas neo, inventadas nos EUA nos anos 60 e 70 do século passado.
Eles não têm Pedro, portanto não tem o magistério.
Eles são frutos equivocados do livre exame e a maior prova disto são as milhares de seitas que surgem a cada dia, cada uma reinvidicando para si a correta interpretação e a assistência do Esp Santo em detrimento da outra.
E dá nisto, nesta babel de crendices, que vão desde a crença de que Jesus é Deus até na descrença disto, de que Ele morreu na cruz até q Ele morreu num poste. Das que cultuam no domingo até aquelas que odeiam o Dominus Die.
Das que permitem as mulheres cortar cabelo até aquelas que fogem do cabelereiro.
E é nesta "teologia" que vão crescendo na medida em que cresce a ignorância, o desemprego e a miseria do nosso povo.
É ali que elas atuam.
Exatamente na mesma condição em que se encontrava a Europa na época de Lutero.
Fato bastante sintomático.
As péssimas condições de vida são o humus ideal para se plantar a heresia.
O terreno da supertição, da crendice, do fanatismo e da intolerância.
E nesse terreno elas crescem e vicejam, como joio em meio ao trigo.
2007-02-19 09:51:03
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
A igreja católica dominava a humanidade,e as pessoas não poderiam ter acesso a palavra de DEUS exceto porque era falada apenas em latim,sem compreensão para os fiés,em séculos apenas os sacerdotes católicos conheciam o que estava escrito na bíblia,LUTERO a traduziu para o alemão enquanto estava no exílio e a entregou para que todos tivessem acesso às verdades bíblicas e não continuassem a mercê da tirania católica.Pois está escrito ''conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.''Há filmes e livros que contam bem as verdades históricas a respeito da igreja e da reforma protestante,fatos incontestáveis,não podemos omitir, a inquisição acabou e não corremos o risco do papa nos mandar pra fogueira.
2007-02-19 09:49:33
·
answer #7
·
answered by ester 1
·
0⤊
0⤋
A Bíblia foi, durante muitos séculos, manipulada pela Igreja Católica.Martinho Luthero, que era membro graduado da Igreja, descontente com as pregações distorcidas da Palavra de DEUS, por parte dos membros dessa Igreja, resolveu abandoná-la, levando consigo sua Bíblia, já que até àquela época, só membros importantes da Igreja a possuiam. Traduziu-a inicialmente para a lingua alemã. É considerado pela Igreja que leva seu nome, como o libertador do Evangelho. Pronunciou também uma frase que desmascara muitas Igrejas: NINGUÉM PRECISA DE INTERMEDIÁRIO PARA CHEGAR Á DEUS. Com relação à citada manipulação, o Papa João Paulo II, pediu perdão à humanidade. Sou Cristão Espírita, mas conheço a história. Aprendi para não ser enganado por falsos profetas, bem como poder melhor formar minha opinião.
2007-02-19 09:49:11
·
answer #8
·
answered by mederixjbl 4
·
0⤊
0⤋
Você já disse tudo...O que a Igreja impediu aos fiéis de lerem foi a bíblia herética de Lutero, com suas péssimas traduções e seleção tendenciosa de livros.
2007-02-19 10:10:48
·
answer #9
·
answered by Thiago "Maza" 5
·
0⤊
1⤋