A ciência, quando tomada como religião, é tão ou mais nociva quanto as Religiões "de fato", porque ela primeiramente nem é pra ser tomada como Verdade absoluta (tem sempre o "até que se prove o contrário"), mas muitos fazem disso o seu Dogma. Como levar a sério quando os cientistas dizem em um ano: "Café faz mal" e no outro, sob pressão da indústria dos cafeicultores, dizem que "Café faz bem"? Eu li essas notícias... Tudo baseado por amostragens, com 1.000 ou 2.000 pessoas que, se uma delas brochar ou brigar no trânsito, afeta completamente o resultado da pesquisa... Quando leio que "Vinho faz bem" e "Videogame faz mal" fica evidente que há alguma manipulação (não de resultado, mas de abordagem) baseada no preconceito, onde a Ciência não está sendo guiada por cientistas de verdade, da mesma forma que o Cristianismo não está sendo conduzido por cristãos de verdade! Mas não se pode jogar na lata do lixo nem um nem outro... precisamos sim ter discernimento, conhecimento de causa, pra ir buscar nós mesmos as respostas para o grande mistério da Vida... Até porque somos parte essencial da resposta."Assim como a religião não conseguiu aniquilar a ciência, a ciência também não poderá aniquilar a religião, pois ambas estão fundamentadas em leis idênticas. Entre elas não existe nem separação, nem contradição. As separações e as contradições existem apenas nas mentes dos ignorantes, que não sabem como Deus criou o universo. A ciência, bem compreendida, só pode ajudar os crentes a concentrarem-se no essencial. Assim como a religião, se bem compreendida, dá à ciência a sua verdadeira dimensão. Cada uma delas tema sua própria função e, desde já, devem coexistir um religioso e um cientista em todo ser humano. Realmente, para que religião e ciência não se combatam mais entre si na sociedade, elas devem parar de se combater no ser humano, pois é exatamente aí que se produzem os maiores desastres. Quando um homem de fé se opõe a um homem da ciência, ou vice-versa, cada um deles pensa que está atacando um adversário externo a ele. Nada disso, está atacando a ele mesmo!"A Ciência cuida do Homem, enquanto a Religião cuida da Alma... Só que não dá pra separar a Alma do Homem, e a Filosofia deveria fazer essa ponte de forma "oficial". Só que ela se tornou por demais acadêmica, e Platão é estudado apenas como uma mera curiosidade epistemológica do pensamento humano... Ironicamente Sócrates, o pai da dialética, foi alçado à condição de "fundamento da filosofia" e seus estudantes não fazem mais do que balançar a cabeça, em concordância com suas teorias e ensinos. É por isso que gosto de Matrix: pegou a idéia de Sócrates e expandiu-a, revestiu-a de novos conceitos, novos questionamentos, trouxe-a para as massas novamente (como Sócrates gostava de fazer) e nos fez questionar, nem que seja por um segundo: o que é "real"?
"Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega".
(Albert Einstein)
2007-02-18 10:18:22
·
answer #1
·
answered by Ol@!! Virginia 6
·
2⤊
0⤋
Caro Ludec,
Gostaria de recomendar que você não cite cientistas famosos para defender a religião. Einstein nasceu judeu e morreu ateu. Ele fazia referências a Deus em seus textos, mas de forma abstrata, como sinônimo do desconhecido. Ele mesmo desmentiu isso em uma carta que ELE MESMO ESCREVEU. Veja:
"Foi, é claro, uma mentira o que você lê sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que tem sido sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e eu nunca neguei isso, mas expressei claramente"
Se você consegue ler em inglês pode conferir por você mesmo:
It seems to me that the idea of a personal God is an anthropological concept which I cannot take seriously. I also cannot imagine some will or goal outside the human sphere.... Science has been charged with undermining morality, but the charge is unjust. A man's ethical behavior should be based effectually on sympathy, education, and social ties and needs; no religious basis is necessary. Man would indeed be in a poor way if he had to be restrained by fear of punishment and hope of reward after death.
-- Albert Einstein, "Religion and Science," New York Times Magazine, 9 November 1930
It was, of course, a lie what you read about my religious convictions, a lie which is being systematically repeated. I do not believe in a personal God and I have never denied this but have expressed it clearly. If something is in me which can be called religious then it is the unbounded admiration for the structure of the world so far as our science can reveal it.
-- Albert Einstein, 1954, from Albert Einstein: The Human Side, edited by Helen Dukas and Banesh Hoffman, Princeton University Press
Antes de continuar usando nomes de cientistas religiosos, pense nisso:
Um estudo publicado na Nature mostra que 40% dos cientistas americanos acreditam em Deus. Dentre estes, os mais respeitáveis, que foram eleitos para a National Academy of Sciences dos EUA, apenas 7% acreditam em Deus. Em contraste, 90% da população naquele país acredita em Deus. Estudos similares na Grã-Bretanha apontam resultados similares.
Portanto, os cientistas mais prominentes e prestigiados são em sua maioria ateus. Você vai citar os 7% que não são?
2007-02-19 05:39:30
·
answer #2
·
answered by Ken 3
·
1⤊
0⤋
Os céticos acham que acreditar em Deus é anticientífico, como você fez referencia, porém, a gente nem pode acreditar porque eles duvidavam de tudo, então como podiam acreditar que acreditando em Deus estaria sendo a pessoa anticientífica.
Nunca estudei profundamente sobre este assunto, mas vejo Deus como metafísico e isso não seria ser anticientífica, estaria eu sendo apenas além da ciência comum.
lembro-me que lendo no wikipedia vi algo que dizia que Albert Einstein fazia referências a Deus, de uma naneira que se aproximava do pensamento de Spinoza, onde acreditava que Deus se revelava através da harmonia das leis da natureza e rejeitava o Deus pessoal que intervém na História. Talvez por isso sua preferência pelo Budismo.
2007-02-18 11:24:55
·
answer #3
·
answered by antonias_sylvhia 2
·
1⤊
0⤋
Muitos cientistas não são ateus. Felizmente a quase totalidade não se apega a livros religiosos ou dogmas de qualquer religião. Procurar respostas, sem aceitar o que líderes religiosos pré-estabeleceram, é o que faz a ciência avançar. E estão descobrindo um Deus até mais poderoso que se acreditava anteriormente, haja visto o tamanho e a complexidade de sua criação. Só que isso chateia os líderes religiosos pois está bem claro que eles não são competentes para explicar Deus.
2007-02-18 10:24:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não é que Deus seja "anticientífico" a questão é que a Ciência só pode aceitar uma proposição se ela for comprovada após rigorosa análise isenta de emoções, desde que se possa fazer isso em relação à existência de Deus, então não há porque negá-la.
Quanto ao Einstein ele foi um leitor assíduo de textos religiosos em sua tenra infância, mas com o passar do tempo passou a negar a veracidade dos textos religiosos, em especial os judaicos, já que essa é sua origem. Por volta dos onze anos ele fez afirmações que seriam consideradas blasfêmicas e até excomungado ele seria se fosse católico.
Com o passar do tempo, analisando uma lógica admirável na natureza ele passou a crê na existência de um ser superior, que seria o "deus" da ciência, que em nada se assemelha com a imagem tradicional dos deuses religiosos do cristianismo, islamismos, budismo, etc...daí saíram citações como "deus não joga dados", referindo-se a mecânica quântica.
2007-02-18 10:17:18
·
answer #5
·
answered by dassarf 4
·
1⤊
0⤋
Ele também disse que o dia em que a ciência e a religião andarem de mãos dadas ambas crescerão em qualidade.
Mas as religiões ainda acreditam em milagres(que não existem), se brigam pelo dia do senhor (quando todos os dias são do Senhor), discutem pelo nome de deus (quando qualquer nome serve para Deus ou simplesmente DEUS).
Como poderá a ciência andar de mãos dadas com gente que pensa ainda tão atrazado?
2007-02-18 10:09:03
·
answer #6
·
answered by becker 6
·
1⤊
0⤋
Pois é nem todos cientistas são ateus, tem muitos cientistas que tem medo de espressar fé em Deus, mas acreditam e boa parte deles hoje em dia tem manifestado sua fé em Deus
um abraço e boa noite
2007-02-18 10:06:38
·
answer #7
·
answered by ♥Daniele♥ 6
·
1⤊
0⤋
Você tem razão. Uma vez perguntaram a Einstein se ele acreditava em deus. A resposta foi:
" Acredito no Deus de Spinosa, não nesse Deus que se preocupa com o destino dos homens".
Em outra ocasião ele afimou:
"O que nós (os cientistas) fazemos é reescrever o que foi por Ele (Deus) traçado."
Ele se referia a natureza e as leis que ordenam o caos.
Se quiser saber mais sobre Einstein e sobre física quântica é só perguntar.
PS: Quando eu falo que vocês deveriam estudar para não dizer asneiras vocês não acreditam.
.
2007-02-18 10:24:29
·
answer #8
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
amigo pense comigo, qual é o QI do Einstein, altíssimo não é, isso explica tudo, o cara era "o cara"
2007-02-18 10:10:11
·
answer #9
·
answered by di100destino 6
·
0⤊
0⤋
Dê um exeplo para que possamos comentar.
2007-02-18 10:09:20
·
answer #10
·
answered by Vascaíno sempre 5
·
0⤊
0⤋