Há uma mensagem de Emmanuel que trata muito bem desta questão do carnaval:
Sobre o Carnaval
Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.
É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com o título de civilização.
Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.
Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.
Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.
Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho.
Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria, passam os leprosos, os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras. Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem? Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretenciosas opiniões, colaborando conosco, dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.
É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral.
2007-02-18 06:11:55
·
answer #1
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
2⤊
0⤋
Quem quer brincar o Carnaval, pode fazê-lo de modo simples, se simples for o pensamento da pessoa. Brincar Carnaval, significa se divertir, dançar, curtir a vida. A promiscuidade, droga, violência não está objetivamente ligada ao Carnaval. Promiscuidade existe no dia a dia inclusive dentro de templos religiosos...não é por aí. Como candomblecista, faço meus rituais para manter longe de mim as pessoas com um astral ruim, de maldade. E tenho sido muito feliz. Me esbaldo, mas sem promiscuidade, sem drogas, sem violência...só com alegria...
2007-02-18 08:23:37
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Kadu o Pecado mora ao lado, vc pegaria sua biblia e entraria num salão de bailes e mandaria parar a musica e pregaria sua palavra religiosa?Temos que acabar com as provocações e cada ser é responsavel pela sua salvação.Todos um dia ouviram a palavra e não vamos obrigar os não evangelicos a se converterem da noite para o dia. Vc deveria escrever uma oração bem bonita e colocar aqui nas perguntas para que todos que lerem, saberam que tem alguem lembrando deles.
2007-02-18 05:39:51
·
answer #3
·
answered by veruska 6
·
1⤊
0⤋
QUANTO A SENSUALIDADE, NÃO PRECISA DE CARNAVAL, POIS É NORMAL AS PESSOAS SE ATRAÍREM.
MAS NO TOCANTE AO CONSUMO DE DROGAS E AO DESCASO COM O PRÓPRIO CORPO, CREIO QUE O PLANO ESPIRITUAL TEM MUITO TRABALHO NESTA ÉPOCA DO ANO, PARA RECEBER OS SUICIDAS E OUTRO MORTOS DE ACIDENTES ETC....
2007-02-18 05:33:42
·
answer #4
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
1⤊
0⤋
Desculpe, mais acho q vc viu o lado mal do carnaval, mais acontece q o carnaval naum tem só um lado ...
e como vc me disse vc tbm parece ser bem informado, e inteligente ...
mas discordo de alguns pontons de vc com a sua afirmação acima ...
pra mim, creio q o canaval, além desses pontons negativos q vc citou ... o carnaval leva tbm alegria, no meio de tanto, violencia, lembra as pessoas q o Brasil ainda pode melhorar, ainda tem solução, leva tbm esperança, q a paz pode, e vai existir enquanto ouver pessoas boas, e pessoas dispostas a melhorar ... mais como disse acima tudo tem seu lado bom e ruim, só depende do lado q vc olha ...
flw
2007-02-18 06:58:04
·
answer #5
·
answered by Gaspard Hatake 4
·
0⤊
0⤋
olá gostei da sua pergunta gostaria de entrar em contato com tigo fique com deus irmão e a paz
2007-02-18 06:39:31
·
answer #6
·
answered by eu 1
·
0⤊
0⤋
Você coloca sensualidade ao lado de consumo de drogas, como se ambas as coisas fossem ruins.
Você é celibatario?
2007-02-18 05:19:48
·
answer #7
·
answered by Ricardo 4
·
2⤊
2⤋