Sempre há riscos. Em torno de 10% ou mais. Assim mais seguro mesmo é usar a camisinha. Custa pouco e garante muito mais.
Mesmo tomando a pílula do dia seguinte, a mulher corre o risco de engravidar?
Sim. Quando tomada dentro das primeiras 24 horas após a relação sexual em dose única (os dois comprimidos de uma vez) ou dividida em duas doses com intervalo de 12 horas entre as tomadas, a chance de prevenir a gravidez é em torno de 90%. Quanto mais o tempo passar, maior a chance de falhar.
Veja a pesquisa toda:
A pílula do dia seguinte
Data: 26/07/2006
Por: Dra. Mariana Maldonado
O que significa pílula de emergência?
São pílulas que podem ser usadas para evitar uma gravidez fora de hora quando: a mulher tiver uma relação sexual com penetração vaginal e não estiver em uso de nenhum método anticoncepcional; se o método que ela estiver usando falhar (a camisinha rompeu, o diafragma deslocou, esqueceu de tomar a pílula mais de dois dias, etc) e em casos de violência sexual.
Ela é mais conhecida como pílula do dia seguinte. O problema é que ao utilizar este nome, se tem a impressão de que só pode ser usada no dia seguinte, quando na verdade, ela pode ser utilizada até o quinto dia após a relação sexual sem proteção.
Como funciona a pílula do dia seguinte? Ela é abortiva?
Os estudos mais recentes mostram que a pílula de emergência age através da inibição ou atraso da ovulação e não tem nenhum efeito sobre a implantação do óvulo fecundado (após ter encontrado o espermatozóide) dentro do útero. De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e outros órgãos respeitados na comunidade científica, a gravidez só se inicia com a implantação do óvulo fecundado dentro do organismo da mãe. Como a pílula de emergência não interfere com a implantação, ela não pode ser considerada abortiva.
Quem pode utilizar a pílula de emergência? Ela faz mal ao organismo?
Não existe nenhuma contra-indicação ao uso da pílula de emergência. Até quem tem contra-indicação ao uso das pílulas comuns pode fazer uso dela quando necessário. A ressalva que faço é com relação ao uso repetido. Nestes casos, pode desregular a menstruação e aumentar a chance de gravidez. Ainda não existem estudos mostrando se isto pode trazer algum prejuízo à saúde da mulher. Por isso, é melhor se proteger com um método regular (como por exemplo o DIU, a pílula anticoncepcional, a camisinha e a injeção) e deixar a pílula de emergência somente para as situações de emergência!
Quais são os efeitos colaterais?
As mulheres que utilizaram este método podem apresentar: enjôos, vômitos, dores de cabeça e nas mamas, cansaço entre outros. Estes efeitos não acontecem em todas as mulheres e geralmente desaparecem em 24 horas. Caso a mulher tenha vômitos em menos de 1 hora depois de tomada da pílula, é recomendável que ela tome novamente.
Mesmo tomando a pílula do dia seguinte, a mulher corre o risco de engravidar?
Sim. Quando tomada dentro das primeiras 24 horas após a relação sexual em dose única (os dois comprimidos de uma vez) ou dividida em duas doses com intervalo de 12 horas entre as tomadas, a chance de prevenir a gravidez é em torno de 90%. Quanto mais o tempo passar, maior a chance de falhar.
Ao utilizar a pílula de emergência, estarei protegida até a chegada da menstruação?
Não. A pílula de emergência não tem efeito acumulativo. Ela só vale para aquela relação sexual que foi objeto do seu uso. Se acontecer outra relação desprotegida, ela terá que ser tomada novamente. Mas lembre-se: quando usada repetidas vezes pode aumentar a chance de gravidez! Converse com seu/a ginecologista. Ele/a é a pessoa mais indicada para ajudá-la a escolher um método anticoncepcional eficaz e adequado às suas necessidades.
Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br
EUA adiam venda livre da "pílula do dia seguinte"
Risco para adolescentes
A autorização da agência teria permitido às jovens de mais de 17 anos ter acesso totalmente livre à "pílula do dia seguinte".
Para justificar sua decisão, a FDA afirmou que não tem informação suficiente sobre os riscos da ingestão da pílula em menores de 16 anos. Crawford admitiu que o medicamento não apresenta riscos para as maiores de 17 anos.
Entretanto, a decisão da FDA não impede que algumas farmácias vendam livremente a "pílula do dia seguinte". Alguns Estados supervisionam por conta própria os produtos farmacêuticos e sete autorizam a venda livre do "plano B" sem limite de idade.
2007-02-18 02:24:36
·
answer #1
·
answered by José F 4
·
0⤊
0⤋
Consulta o que é e como atua a pílula do dia seguinte;
http://www.vida.aaldeia.net/piluladodiaseguinte.htm
um abraço!
2007-02-19 07:59:08
·
answer #2
·
answered by Gregorio 7
·
0⤊
0⤋
a pilula nao e cem por cento segura nenhum metodo anti conceptivo o é. quem disser o contrario esta mentindo.
2007-02-19 06:24:23
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Existe 2% de chance de ter havido fecundação.
Faça um teste caseiro de gravidez pra ter certeza. Assim vc ficará mais tranquila. E de hoje em diante passe a marcar os dias do seu ciclo no calendário, assim vc nunca vai ficar sem saber quando foi sua última menstruação.
=]
2007-02-18 02:19:28
·
answer #4
·
answered by Evy Lynn 3
·
0⤊
0⤋