A Bíblia não tenta sequer provar que Deus existe. Aliás, a única vez em que nela se menciona a existência de Deus é para dizer: «Diz o néscio (o ignorante) no seu coração: não há Deus».
Há no entanto muitas evidências que apontam para o facto de que existe Deus. Veja três delas a seguir...
1.O Universo
Há apenas três opções para explicar a existência do Universo:
a) Criou-se a si mesmo - o que é ilógico, uma vez que teria de existir previamente para se criar a si próprio; nesse caso, já existiria e não precisaria de ser criado!
b) É eterno - o que vai contra todas as descobertas científicas sobre o Universo. Crer nisso é um autêntico salto no escuro, uma vez que não há qualquer evidência científica que apoie essa ideia.
c) Um ser eterno, poderoso e não gerado por alguma outra causa, criou o Universo a partir do nada. A evidência científica aponta para o facto de o Universo ter vindo à existência a partir do nada e que isso ocorreu com uma grande velocidade. Esta terceira opção, que sugere que existe um Criador, é a explicação mais lógica sobre a existência do Universo.
2. Propósito
O Universo foi feito de uma forma intencional, com um desenho que visa um propósito bem definido. Se olhássemos para este simples facto sem preconceitos, assumiríamos com naturalidade a existência do Ser inteligente que o projectou.
Imagine que, no cimo de um monte, nos deparamos com uma série de pedras colocadas numa posição tal que juntas formam a palavra «AMO-TE». Seria natural concluir que alguém inteligente preparou intencionalmente aquelas pedras de forma a comunicar esta mensagem a alguém.
3. Princípios morais absolutos
A única explicação para a distinção absoluta entre o que é certo e o que é errado é a existência de um agente exterior (Deus) que estabelece o que é certo e errado. Alguns princípios morais são culturais e relativos, mas muitos são considerados absolutos e indiscutíveis.
Todos vivemos as nossas existências baseados em valores absolutos. Mesmo os que tentam negá-los em teoria provam-no através das suas vidas. Princípios absolutos sobre o certo e o errado levam-nos a pressupor um padrão ou uma lei exterior ao homem, isto é, levam-nos a pressupor a existência do Deus que nos deu sensibilidade moral para distinguir, na vida do dia-a-dia, o que está certo do que está errado.
Estes factos não "provam" a existência de Deus, mas tornam a sua existência como a explicação mais lógica e plausível.
Mesmo que houvesse apenas uma possibilidade muito remota de que Deus exista, deveríamos procurar saber mais sobre Ele. A nossa vida presente e o nosso futuro eterno podem depender do que esse Deus tem reservado para nós.
De facto, conhecer a Deus é como conhecer uma pessoa: é preciso ter com Ele um encontro pessoal...
2007-02-18 00:17:14
·
answer #1
·
answered by Phelipe Baixista 7
·
1⤊
0⤋
Eu sou Espírita e creio em Deus, acima de tudo!
2007-02-18 05:38:32
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Hi darling... Por que a pergunta? É claro que ele existe! Uma época de minha vida também andei assim, questionando sua existência, mas depois percebi que tudo no mundo é perfeito de mais... Todas aquelas minúsculas bactérias, com muita importância, o perfeito funcionamento do coração, a variedade de espécies que existem no mundo... Tem gente que acha que tudo isso foi criado por átomos! Pelo bigbang! Uauehaueha!! Você acha que uma célula seria capaz de originar tudo isso que temos em nosso planeta, em outras galáxias? Seria esse átomo capaz de criar o amor? O cérebro? O humano? O pensamento? É tudo muito complexo para se originar assim, tão pequenamente, você não acha?
Espero ter ajudado.
Que Deus te abençõe.
2007-02-18 01:16:52
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isso é muito pessoal, eu por exemplo creio, mas devemos respeitar quem não crê, desde que esta pessoa te respeite também.
2007-02-18 00:35:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olhe Ju,eu não sou evangélica,nem atéia,tenho Grande simpatia pelo budismo,como filosofia de vida,assim como também com o Kardecismo.Acredito que existe algo ,que não tenho capacidade intelectual para entender.É um poder tão grande ,inexplicável,desconhecido....que não se pode explicar ainda."Ele"não interfere na sua obra,deixou que a natureza se manifestasse automaticamente,projetou e concluiu um Grande program, análogo a um programa de um supercomputador,onde a vida se desenvolve de forma tão fantástica,que não temos como provar a sua não existência.Como disse Sheickspeare,"Há mais mistério, entre o céu e a terra,do que imagina a nossa vã filosofia."
2007-02-18 00:34:54
·
answer #5
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
Julihanna, se Ele não existe, então é o deus
Acaso Evolutivo que existe... pois se tudo isso (a terra e o universo) veio através da evolução e do acaso, os ateus tem mais fé do que os criacionistas.... os ateus só não chamam o Acaso Evolutivo de Deus, pois aí já é demais... mas eu queria ter um décimo da fé que os ateus tem nesse Acaso Evolutivo.
2007-02-18 00:26:28
·
answer #6
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
Com certeza, sem a menor dúvida, só o fato de levantar a cada dia já é dádiva do Senhor.
O sol, a lua, o anoitecer a natureza, basta que olhes ao redor e poderá perceber que td esta relacionado a Deus.
2007-02-18 00:22:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não acredito na concepção católica de Deus. acredito na luz na força do amor e na força do bem, se quiser chamar de Deus tudo bem, mas querer q acreditemos q Deus é um senhor velhinho de barba é um pouco de mais.
Deus é muito mais uma questão pessoal de cada um. ninguém pode assegurar se ele existe ou não. BJ
2007-02-18 00:18:37
·
answer #8
·
answered by dark jazz 5
·
0⤊
0⤋
Acredito em Deus. Se vc prestar atenção em tudo o que te cerca, e nas infinitas graças que tem recebido todos os dias, verá que Ele existe.
2007-02-18 00:18:07
·
answer #9
·
answered by Dani 2
·
0⤊
0⤋
mesmo entrando na categoria dos etc, eu também acredito que Deus existe.
2007-02-18 00:17:51
·
answer #10
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋