Ser racional naum implica em ser ateu. Agora naum questinar naum eh prova de religiosidade. Pode-se cair no conto de alguma seita televisiva, com bispas, apostolos e outros tais.
2007-02-17 14:10:48
·
answer #1
·
answered by Genio 5
·
0⤊
0⤋
01- Qual o propósito da suposta existência divina?
02- Quem teria criado o deus dos hebreus?
03- Para que existiria algum deus sem inÃcio, sem fim e sem propósito?
04- Como algo criaria a si próprio do nada?
05- Como se passaria do nada ao que se é?
06- Como deus poderia ter criado a si próprio e do nada? Se para criar algo, primeiro é preciso que o criado exista?
07- Se Jeová consegui criar a si próprio... Por que o universo também não poderia cria a sà mesmo?
08- Onde deus estaria? E o que ele fazia antes de criar o Universo?
09- à verdade que, um ser perfeitÃssimo, inefável, infinito, imortal, eterno e que esteja em todas as épocas e lugares... Não poderia existir ou ser parte da realidade?
10- Afirmar que “deus é tudo” seria similar dizer que deus é nada?
Até porque, o INFINITO é tão imensurável, incalculável e indivisÃvel quanto o NADA, pois nenhum desses conceitos pode ser medido, assim como não se multiplica e não se divide por algum deles.
11- Como o Universo foi, é e será do mesmo jeito, quer o deus X exista ou não. à mais lógico, mais simples e mais verdadeiro acreditar que o deus dos hebreus não existe.
12- Por que não seria um absurdo que o deus dos hebreus possa ter criado a si próprio do nada? Ou possa está ao mesmo tempo, em todas as épocas e todos os lugares?
13- Como é possÃvel que algo não tenha um inÃcio ou fim? Sempre tenha existido. Já tenha nascido adulto e sábio. Não adoeça. Não envelheça. Não morra. E possa ser ao mesmo tempo o “Pai”, o “Filho” e o “espÃrito santo”?
15- Qual a prova de que o deus dos hebreus seria o verdadeiro deus, entre tantos outros que já teriam sido inventados?
15- Ã possÃvel acreditar num deus que paira sobre o Universo distribuindo sofrimentos e felicidades, sem prestar contas do que faria ou deixaria de fazer?
Seja perfeito.
Não precise de nada.
Não fique mais sábio.
Não aprenda com seus erros.
Não se arrependa.
E que já saberia como tudo iria acontecer...
16-Todos os supostos Deuses seriam só mitologias?
17- Por que as Entidades não conseguem provar a sua existência ou fazer algum milagre como, o de transformar um velho decrépito num homem jovem, voltar no tempo ou transformar um amputado num cidadão normal?
18- Por que a existência dos supostos Deuses, nunca foi provada ou mesmo justificada?
19- O universo segue os caprichos divinos ou as Leis naturais?
20- Os Deuses seriam o refugio dos ignorantes, dos mÃsticos e dos sofredores?
21- Se é impossÃvel provar a existência dos supostos deuses... Por que acreditar na mitologia de que existiria algum determinado Deus?
22- Para admitir a existência de algo, cuja existência não é possÃvel ver, sentir, ouvir, explicar ou provar. Precisamos nos livrar da razão e recorrer à s explicações mágicas. Bem como, negar a falta de provas e os argumentos da lógica.
23- O racional seria aceitar a verdade como ela é, e não fabricar “explicações” milagrosas, virtuais ou fantasiosas, que estariam fora da natureza e que se chocariam com as Leis que regem o Universo.
24- Foi algum deus que teria criado o Universo... Ou a existência do Universo é que possibilitou o aparecimento do homem e a “invenção” de inúmeros “deuses”, entre eles, o deus que a civilização atual ainda venera ou contesta?
25- Se a ciência ainda não tem capacidade de resolver alguns enigmas, como o da origem do Universo e o do surgimento da vida...
Não seriam as religiões arcaicas e com suas revelações mirabolantes, que haveria de explicar as Leis da Natureza e os Mistérios da vida.
26- Se nem mesmo as maiores mentes conseguem provar que deus existe.
Não seriam as mentes fechadas, Incapazes de aceitar a realidade, presas ao passado e que ainda precisariam se agarrar às explicações mágicas, de épocas atrasadas, que poderiam afirmar algo sobre a existência de deus. Ou provar a perfumaria da suposta existência divina.
27- O medo, a mentira e o controle da informação, seriam os pilares de sustentação das religiões? Até porque, onde as leis fÃsicas não funcionam, tudo é tão irreal e ilusório que deve ser ignorado.
28- A “existência” de Entidades seria uma fantasia tÃpica dos que não tem sucesso em compreender o mundo em que vivemos?
29- Tendo sido os crentes quem primeiramente propôs a existência de deus...
Caberia a eles provar a sua afirmação.
Contudo, como é absolutamente impossÃvel provar a existência divina ou mesmo de qualquer outra versão mitológica, o melhor seria encerrar a discussão em tela.
2007-02-18 00:29:56
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
São mesmo mais racionais por isso! Não conseguem provar que estão certos porque é praticamente impossivel saber determinadas coisas, como a origem do Universo, já que não estivemos lá naquele momento para comprovar. O mais que podemos fazer é inferir, gerar teorias. Mas, na vista dos crentes, ele já têm a resposta definitiva, ninguem pode questionar porque o facto de deus ter criado o universo é uma verdade absoluta! Os ateus são mais racionais pois não acreditam em tudo o que ouvem, muito menos num livro a falar de acontecimentos divinos sem provas nenhumas de terem verdadeiramente sucedido e criado por homens tal e qual como nós.
2007-02-18 11:56:10
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Da série de perguntas "se você diz que NÃO há gnomos verdes em Saturno, prove."
1) O ônus da prova cabe a quem afirma a existência de algo;
2) Há evidências da existência do sistema matéria/energia, mas não de um suposto mundo espiritual;
3) Dizer que o universo surgiu de um suposto deus só embroma a questão, pois você vai ter que explicar daonde surgiu o tal deus;
4) Sabe-se as origens psicológicas e sociológicas do teísmo, o que já é explicação suficiente para a existência do teísmo sem depender de algum deus;
5) Se o suposto deus existe e interfere, pode ser detectado. Entretanto, não há interferência detectável dele. Se o suposto deus existe, mas não interfere, ele é na prática a mesma coisa que deus nenhum;
6) Complexidade surge de coisas mais simples, e consciência surge da matéria. Todas as evidências que temos apontam nesse sentido. Isso refuta a existência de uma entidade complexa e consciente criando a Terra. Para você afirmar o contrário, você precisa apresentar evidências mais fortes. Estamos esperando essas evidências.
7) 99% das "curas" realizadas em centros e igrejas são notadamente farsas e efeito placebo, e não há nenhum motivo para achar que o outro 1% seja diferente.
8) "O padeiro é perfeito, mas a maioria dos pães queima"? Se o suposto Yahweh da mitologia cristã é onisciente, devia saber que o tal do Lúcifer ia avacalhar com o projeto, e nem teria criado Lúcifer. Se criou, foi conivente, logo, não estaria tão interessado em bem-estar dos habitantes da Terra. (Claro, isso só vale contra o monoteísmo abrahâmico).
Quer mais?
____________________
Resposta ao "NÃO ACREDITO NO A-THORISMO": Lá vem aquela briguinha semântica. Se macaco é qualquer primata, não só somos descendentes de macacos, como AINDA SOMOS macacos (isso inclui eu, você, seu vizinho, só não inclui seu cachorro ou seu passarinho). Com a porrada de evidências a partir de fósseis, embriologia, DNA e até mesmo sociológicas, você ainda diz essas besteiras? Faça-me favor! Vá ver http://www.youtube.com/watch?v=r7ttRaXlnfs, é um chimpanzé jogando Pac-Man. Melhor que muita gente que conheço.
Somos Homo sapiens, primatas, placentários, mamíferos, vertebrados, cordados, animais, e seres biológicos. Somos tudo isso, e temos provas que somos tudo isso. Como vocês teístas adoram dizer, "quer você queira ou não".
2007-02-17 23:41:05
·
answer #4
·
answered by Eremita 6
·
0⤊
0⤋
Raphael.
Não seria muito difícil para mim, concorrer para sua aprovação como melhor resposta, posto que fui seminarista por quase 3 anos.Isto não me torna melhor que ninguém, talvez apenas com um pouco mais de responsabilidade sobre este assunto.
Nem estou aqui para somar pontinhos, até porque as fontes da internet estão aí para responder tanto para ateus como para católicos, ou evangélicos.
Tá cheio de donos da verdade por aí. E como você mesmo diz, também não pode provar que os ateus estão errados, entao ficamos assim, até a morte de uma das partes que com certeza acontecerá, independente da crença de cada um. Todos caminhamos para um buraco, com ou sem esse deus que vc tanto defende.
Concordo plenamente com você quando diz que os ateus vivem afirmando que são mais racionais que aqueles que crêem em deus. Uso até uma frase bíblica para provar que eles, os ateus estão errados em ficar afirmando isso prá vocês: "Não dai as vossas pérolas aos porcos"
Como é possível o racional mostrar algo ao irracional, quando neste predomina apenas o emocional?
Eita!!!!
2007-02-17 22:43:41
·
answer #5
·
answered by luiz carlos l 2
·
0⤊
0⤋
Todos os seres humanos são racionais. Porém a crença é algo irracional por definição. Você deve acreditar. Você tem que ter fé mesmo CONTRA a razão. Não é assim que dizem os religiosos? Sua fé deve ser inabalável e inquestionável. Portanto, deve ser irracional. A partir da aceitação dos dogmas, das premissas indiscutíveis, alguns religiosos podem até raciocinar com a crença que possuem, mas ela se baseia em pilares que não são o da razão.
Não entendo essa estória de os ateus terem que provar que Deus não existe. É o mesmo que um réu ter que provar sua inocência, e não o promotor provar a culpa. Posso dizer que o sol foi criado por um dragão alienígena que cuspiu uma bola de fogo. Tenho muita fé nisso e quero que as pessoas aceitem isso como uma teoria alternativa para a criação do sol. Você aceitaria isso? Eu não consigo provar minha hipótese, mas você consegue desprovar? Sem provas, qualquer afirmação arbitrária torna-se verdadeira. Nada no mundo funciona assim, exceto para a religião.
Milhares de pessoas durante várias gerações cresceram, viveram e morreram acreditando nos deuses egípcios. Isso não os tornou realidade. Milhares de pessoas cresceram, viveram e morreram acreditando no gênesis como verdade literal. Agora com o progresso da ciência, embora muitos religiosos ainda acreditem no gênesis, existem religiosos que o interpretam como metáfora, simplesmente porque acreditar no gênesis é irracional demais para o homem moderno. Ninguém acredita mais em Deus do trovão, Deus da chuva, etc, porque esses mistérios foram desmistificados. Deus agora foi promovido para algo ainda mais abstrato, místico, misterioso, intocável, improvável, e não comprovável. Você tem apenas que acreditar.
E acredito que a religião é muito prejudicial nos seres humanos pela simples razão de ENSINAR nossas crianças a não duvidar, a aceitar verdades absolutas. Que acreditar sem duvidar, sem evidências, ou contra a razão é uma virtude. Como já lhe disse antes, alguns religiosos podem raciocinar com a religião, mas sempre existirão dogmas e verdades que são verdadeiras somente pela fé. No limite e nos casos extremos, temos os crimes em nome da fé. Todo ato justificado pela fé é, por princípio, irracional.
2007-02-17 22:22:38
·
answer #6
·
answered by Ken 3
·
0⤊
0⤋
Acho que você deveria usar o YR quando tiver realmente uma dúvida.
2007-02-17 22:13:56
·
answer #7
·
answered by Rose 3
·
0⤊
0⤋
Raphael,gostaria de convida-lo a fazer parte de uma corrente que está crescendo aqui no YR para propagarmos a paz indiferente de crenças, e aí? que tal começarmos a mostrar realmente o significado da palavra EVOLUÇÃO? Seja ela espiritual ou mental.
Não importa o remédio, o importante é o efeito que ele faz.
2007-02-17 22:11:12
·
answer #8
·
answered by Xan 7
·
0⤊
0⤋
ninguém pode provar nada! só depois da morte saberemos. Não estou com pressa para saber!!!
2007-02-17 22:10:16
·
answer #9
·
answered by Bartman 5
·
0⤊
0⤋
Justamente por serem racionais eles sabem que não é possível provar a inexistência de Deus, tanta quanto a sua existência.
2007-02-17 22:10:00
·
answer #10
·
answered by carlos 4
·
0⤊
0⤋