English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Marx escreveu na "Crítica à filosofiado Direito de Hegel":
"A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real.A religião é o suspiro da criatura oprimida,o íntimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma.É o ópio do povo.
A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência de sua felicidade real.O apelo para que abandonem as ilusões a respeito de sua condição é o apelo para abandonarem uma condição que precisa de ilusões.A crítica da religião é,pois,em germe a crítica do vale de lágrimas de que a religião é a auréola."

Você concorda com ele?
Este texto foi escrito em 1844. Ainda é atual?

Fonte:Karl Marx: Manuscritos Econômico-filosóficos , Edições 70

2007-02-17 12:46:23 · 15 respostas · perguntado por Luiz Souto 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

A religião não tem mais o poder e influência que tinha antigamente... mas,ela continua sendo um ópio sim,para milhões de pessoas (exemplo,mais evidente na atualidade,é o fanatismo muçulmano)... o Ocidente cada vez mais materialista,sem apêgo oficial a nenhuama religião oficiliazada,mas incentivando seitas alienatórias para ilusão e controle das massas famintas e ignorantes... e não esqueçamos que o futebol, a praga do consumismo , os programas alienativos de televisão,e muitas outras coisas também são poderosos ópios (além do bandidesco narcotráfico)
do povo... só as parcelas conscientizadas é que conseguem se livrar destas ilusões que são despejadas na cabeça da grande massa... Marx continua sendo um grande interpretador do mundo atual,sem dúvida...
17.02.2007

2007-02-17 13:14:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza, assim como o futebol, carnaval e a rede Globo.

Basta que um fato relevante aconteça que a Globo fala até encher o sac.o. ai em seguida vem um clássico de futebol, copa do mundo ou carnaval que o povo esquece tudo.

Esse vai ser o fim do caso do menino João Pedro. Enquanto seus familiares ainda choram a violência que o matou, os vizinhos pulam, dançam e cantam os sambas neste carnaval.

Depois é como se nada tivesse acontecido.

"ISSO É BRASIL"

Brasil de Roberto Jefferson, e digamos que esse foi macho para entregar todo mundo, José Dirceu, Delúbio Soares, José Genuíno, Marcos Valério, o Bêbado Barbudo, etc, etc, etc.

2007-02-17 13:07:30 · answer #2 · answered by ? 6 · 1 0

Concordo com o de cima. Hoje em dia religião já nem está tão presente na vida dos ocidentais. Porém ela ainda continua sendo o ópio do povo muçulmano. Eles se cegam com sua religião, adoram tanto suas crenças e dá no que dá.

2007-02-17 12:58:01 · answer #3 · answered by Joe 2 · 1 0

já foi... antigamente servia pra controlar o povo.. hj em dia, não serve nem pra isso...

2007-02-17 12:56:14 · answer #4 · answered by Betinha 7 · 1 0

O futebol também ...

2007-02-17 12:54:12 · answer #5 · answered by Dog 6 · 1 0

O ópio do povo brasileiro é o bolsa familia.

2007-02-17 12:54:11 · answer #6 · answered by Henry 4 · 1 0

Não..... não mais !

O ópio do povo é o consumismo , capitalismo, orkut,etc.

2007-02-17 12:53:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

com certeza pode cre,,, eu falei e disse

2007-02-17 12:51:33 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Não penso que a religião em si é o ópio do povo, até porque ninguém vai se converter para determinada religião para ser mal caráter. Acho que o ópio do povo é o mal uso que as pessoas fazem em nome da religião e abusam de pessoas de boa fé. Existem tantos religiosos que não valem nada como ateus, laicos que também não valem nada, e não é a religião ou a falta dela que os fizeram assim, entende?! Não se pode generalizar um caso ou casos recorrentes de pessoas e religiões como um todo, mas é bom pensar de uma forma sem generalizar e enxergar dessa forma. Espero ter te ajudado, ou de qualquer forma expressar minha opinião. Valeu.

2016-12-17 18:34:00 · answer #9 · answered by ? 4 · 0 0

Na minha opinião seguir uma religião, ou um credo, é mais do que um formalismo ideológico e social, é um sistematizar o pensamento, embasando-o, não tão somente em convicções dogmáticas, mas em respostas satisfatórias aos anseios prementes, às perguntas essenciais e indo além delas. Quando conceitos ou idéias sistematizadas, baseadas em proposta religiosa-filosófica-científica, venha a aplacar nossos anseios por respostas, apesar de apenas superficialmente, pois a busca da verdade é pessoal e intransferível, essa proposta deve ter um fundamento, deve ter um sustentáculo digno de ponderação, suscitando aprofundamento por parte do espírito, da razão, do intelecto. Pois tudo o que é baseado no estudo, na sistematização, na lógica, deve ser analisado com o espírito lúcido e focado na busca da verdade. Devemos buscar uma proposta lúcida e que não fere os princípios racionais e lógicos e que, sobretudo, não menospreze, desdenhe da capacidade intelectiva do ser humano. A Religiao deve absorver tanto o pensamento e ser um norteador para a busca pelas respostas a questões transcendentais, fundamentais, quais sejam: quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Quanto a sentir Deus, Ele sabe quando precisamos Dele e o simples fato de senti-lo em nós evidencia a Sua existência em nós. É uma idéia ainda fugaz em nós, é uma idéia que está imanente, faz parte de nós, mas que ainda não é bem assimilada, pois ainda há um grande bloqueio de ordem Moral e Intelectual. É como a diferença que há entre o Homem e o resto dos animais. Eles sentem a presença humana, recebem a ação do homem sobre eles, o respeitam, acatam suas orientações, seus chamados, porém não o compreendem. Assim, percebemos Deus, acatamos ou não ao Seu chamado, através do que chamamos consciência, o respeitamos, porém não o compreendemos, a sua essência nos é uma incógnita. Porém nos basta, de momento, senti-lo e nos envolver, nos embeber em Seu pensamento, sentir o Seu afago, o seu carinho, como o resto dos animais sentem o afago, o carinho, do ser humano e se sentem protegidos.

2007-02-19 08:12:46 · answer #10 · answered by Dileto Aedo dos Anjos 3 · 0 0

As pessoas entram dentro das igrejas e começam a gritar aleluia, berrar e fazer histerismos. O pastor prometendo o céu, a vida eterna e que você será feliz para sempre. Prometem dinheiro, fortuna, graças, curas...Realmente depois de toda aquela gritaria(gritar relaxa) e um monte de promessas maravilhosas, as pessoas saem de lá calminhas e felizes, como se tivessem ingerido uma grande dose de anti depressivo ou uma boa dosagem de ópio na veia!

2007-02-17 15:13:06 · answer #11 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers