English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Caipira no canal Animal Planet passa um documentário muito legal e completo sobre o fundo dos oceanos.

Aqui vou colar apenas a introdução ao documentário, e também o endereço para todos os links sobre ele. Vale a pena você dar uma passada no site depois, pois é muito extenso. E se tiver oportunidade de assistir o documentário será melhor, pois foram descobertas vidas em lugares onde nem se imaginava existir vida.
Divirta-se


O Abismo - Realidade ou Ficção?
Introdução

Durante séculos, as criaturas que vivem nas profundezas do oceano fascinaram o homem. Diversas culturas em todo o planeta contam lendas sobre os animais imensos e estranhos que se escondem no fundo dos oceanos. Serpentes do mar, polvos gigantes e gigantescos tubarões povoam as mitologias da Grécia, dos aborígenes da Austrália, da Noruega e de qualquer outro lugar onde o homem tenha se aventurado no mar.

Escritores e cineastas modernos também ficaram fascinados pela existência de vida marinha nas profundezas. Obras como o livro 20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne, e Moby Dick, de Herman Melville, são apenas dois exemplos entre as milhares de especulações sobre as criaturas que poderiam estar ocultas no fundo dos oceanos. Os cineastas também exploraram o tema, criando filmes espetaculares, como O Segredo do Abismo, de James Cameron, que retrata o fundo do oceano não como um lugar onde vivem apenas criaturas exóticas, mas também alienígenas.

Mas o que existe lá embaixo, exatamente? A verdade é que ninguém sabe ao certo. Mais de 60% da Terra é recoberta por águas de quase dois mil metros de profundidade, e apenas uma minúscula fração disso já foi explorada – mais pessoas viajaram para o espaço do que visitaram as regiões mais profundas do oceano.

Até recentemente, o fundo do oceano era completamente inacessível para o homem, devido à enorme pressão da água a grandes profundidades. Poucos animais capturados em redes e armadilhas a grandes profundidades sobrevivem à grande mudança de pressão quando trazidos à superfície, dificultando seu estudo. Mas nos últimos quarenta anos, muitos avanços finalmente possibilitaram a exploração desses lugares. Câmeras para grandes profundidades aquáticas, submarinos resistentes à pressão, armadilhas especialmente pressurizadas e sistemas de retorno nos ajudam a observar os organismos que vivem nos cantos mais escuros do oceano.

A maior concentração de vida no oceano é encontrada entre a superfície e profundidades de até mil metros. Além dessa linha, vive um espetacular cortejo de organismos maravilhosos, com estilos de vida únicos e muitas vezes inexplicáveis. De vermes cônicos a criaturas luminescentes parecidas com geléia, de peixes chatos e largos a enormes caranguejos, tubarões e baleias, o fundo do oceano é lar de criaturas que merecem seu lugar nas lendas – e ainda têm muitos segredos a revelar.

2007-02-17 13:45:48 · answer #1 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 3 0

Nas áreas mais profundas do oceanos existem formas de vida capazes de sobreviver sem luz. Eu não sei responder a sua pergunta com exatidão, mas existem pesquisas a respeito dessas espécies e ainda há muito o que ser descoberto porque no fundo do oceano estaríamos submetidos a pressões que o corpo humano não suporta. Acredito que deve existir um meio de chegar lá, mas a tecnologia ainda não encontrou tantas respostas. Há uns dois anos, aproximadamente, saiu uma matéria na National Geographic (a revista) a respeito das formas de vida nos lugares mais profundos do oceano. Eu não lembro detalhes da pesquisa, lembro apenas de fotos muito interessantes de peixes am regiões escuras do oceano, tiradas por ro~bôs submarinos, e detalhes a respeito de seus comportamentos e metabolismo. Se você pesquisar, vai achar muita informação valiosa.

2007-02-17 23:40:50 · answer #2 · answered by Alnitak 3 · 0 0

É mais desconhecido do que a Lua, mas sondas mostram que existe alguns tipos de peixes abissais sobrevivendo na mais completa escuridão oceânica e pressão elevadíssima. A alta pressão é motivo de não haver peixes com mais de alguns centimetros de comprimento! Se orientam por meio de luz fria produzida pelo próprio organismo. A fossa das Marianas ultrapassam os 8.000 metros de profundidade.

2007-02-17 22:52:23 · answer #3 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

O homem tem mais conhecimentos sobre o espaço do que sobre o fundo do mar.

Ainda não existem equipamentos que suportem as pressões em profundidades abissais e portanto não há como fazer os seus registros.
.

2007-02-17 20:43:59 · answer #4 · answered by Henry 4 · 0 0

Um universo inteiramente novo. Um universo que se desenvolve longe da luz solar, mas que é repleto de cores e de uma diversidade impressionante. Até poucas décadas no passado, acreditava-se que as regiões profundas dos oceanos eram pobres em vida. Hoje temos ciência que existe vida e ela é muito exuberante. Diferentemente das regiões próximas à superfície que são totalmente dependentes da luz solar, as regiões profundas tem como base energética as fumarolas (vulcões) do fundo oceânico.

2007-02-17 20:38:42 · answer #5 · answered by carlos 4 · 0 0

Vida.

2007-02-17 20:38:20 · answer #6 · answered by Evy Lynn 3 · 0 0

e escuro e ninguem enxerga, porem a vidas com luz propria.

2007-02-17 20:34:22 · answer #7 · answered by Sabio Bill 3 · 0 0

Aatualmente, através da TV, vemos programas mostrando o fundo do mar, e todo dia a beleza revelada é mais encantadora.
Apesar de pouco conhecido o fundo do mar, o homem procura outros horizontes como a lua e outros planetas

2007-02-17 20:31:47 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Um monte de ameba, areia, abismo e destroços do Titanic...

2007-02-17 20:29:59 · answer #9 · answered by ? 6 · 0 0

ulisses guimaraes te esperando molhadinho

2007-02-17 20:29:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers