A Bíblia é uma coletânea de livros que contém parábolas, genealogias,alguns relatos históricos. Como todo livro tem partes aproveitáveis e partes descartáveis.
Mas a verdade nunca chega à luz em público, tem muito interesse por trás de um movimento, e quem tem o controle faz o que quer, na época o Concílio de Trento promovido pela Igreja Católica formulou a Bíblia como a conhecemos hoje, tudo é manipulação para o lado dos fracos e oprimidos,...hehehehe...não tem jeito, algum dia a verdade será divulgada de forma racional e o povo poderá fazer uso do seu livre arbítrio
2007-02-17 12:09:58
·
answer #1
·
answered by avesso ao máximo 3
·
0⤊
0⤋
Todos tinham conhecimento de Deus, da sua forma, da sua maneira, de acordo com sua cultura, tradições, etc. Para todos, existem um Deus único, que pode ser chamar também Tupã, Olodumarê, Alá, etc. Reformule esta pergunta, pois assim não está com nexo...
2007-02-18 14:13:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
antes só o cerebro que era a biblia, era história sem livro.
2007-02-17 20:52:13
·
answer #3
·
answered by felipesej 2
·
1⤊
0⤋
A biblia antes de ser impressa ela era copiada a mão.
As tribos africanas,etc, cada povo tinha sua cultura e seu Deus. como ainda é até hoje.
O catolicismo foi divulgado por diversos países, e o Deus Católico é o mesmo Deus equivalente em qualquer outra Religião, seja qual for o nome que lhe dêm.
Deus é Deus, um ser supremo intangível e adorado pelos fiéis.
2007-02-17 20:20:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Quando o latim deixou de ser a lÃngua cotidiana, havia necessidade de novas traduções da BÃblia. Mas a Igreja Católica não mais favorecia isso. Em 1079, Vratislau, mais tarde rei da Boêmia, pediu ao Papa Gregório VII permissão para fazer traduzir a BÃblia para a lÃngua dos seus súditos. A resposta do papa foi negativa. Ele declarou: “à evidente aos que muitas vezes refletem sobre isso que não é sem motivo que agradou ao Deus Todo-poderoso que a escritura sagrada ficasse em segredo, em certos lugares, para que não acontecesse que, se fosse claramente evidente a todos os homens, ela talvez fosse pouco estimada e fosse sujeita ao desrespeito; ou que ela pudesse ser mal entendida por aqueles de medÃocre instrução e conduzir ao erro.
O papa queria manter a BÃblia na então lÃngua morta, o latim. O conteúdo dela devia ser mantido “em segredo”, não traduzido para as lÃnguas do povo comum. A Vulgata latina de Jerônimo, produzida no 5.° século para tornar a BÃblia acessÃvel a todos, tornou-se então o meio de mantê-la oculta.
Com o avanço da Idade Média, a posição da Igreja contra as BÃblias vernáculas endureceu. Em 1199, o Papa Inocêncio III escreveu uma carta tão forte ao arcebispo de Metz, na Alemanha, que o arcebispo queimou todas as BÃblias na lÃngua alemã que conseguiu encontrar. Em 1229, o sÃnodo de Toulouse, na França, decretou que “gente leiga” não podia possuir livros bÃblicos na lÃngua comum. Em 1233, o sÃnodo provincial de Tarragona, na Espanha, ordenou que todos os livros do “Antigo ou Novo Testamento” fossem entregues para ser queimados. Em 1407, o sÃnodo de clérigos convocado em Oxford, na Inglaterra, pelo Arcebispo Thomas Arundel, proibiu expressamente a tradução da BÃblia para o inglês ou para qualquer outra lÃngua moderna. Em 1431, também na Inglaterra, o Bispo Stafford, de Wells, proibiu a tradução da BÃblia para o inglês e a posse de tais traduções.
Estas autoridades religiosas não estavam tentando destruir a BÃblia. Estavam tentando fossilizá-la, mantê-la numa lÃngua que apenas poucos sabiam ler. Desta maneira, esperavam impedir aquilo que chamavam de heresia, mas que realmente importava em desafios à sua autoridade. Se tivessem conseguido isso, a BÃblia se teria tornado apenas um objeto de curiosidade intelectual, com pouca ou nenhuma influência na vida das pessoas comuns.
Deste modo como podiam estes povo nesta época ter acasso a bÃblia.
2007-02-17 20:18:22
·
answer #5
·
answered by Herman 6
·
1⤊
0⤋
Não sabiam. Eles tinham sua próprio cultura e religião. O catolicismo não tinha se espalho pelo mundo.
Mas depois que foram descobrindo novos países, os europeus obrigaram os nativos a aprender e seguir as leis do catolicismo. Forçaram-nos mudar de religião para virarem católicos. Até na própria Europa as pessoas em muitos lugares eram obrigados a serem cristãs, senão eram mortas na fogueira!
2007-02-17 20:01:50
·
answer #6
·
answered by John Doe 6
·
1⤊
0⤋
Antes dessa época, só os padres tinha acesso à Bíblia deles mesmos. Eles decoravam passagesns e levavam para o culto. Nem a Bíblia não levavam porque era um livrão enorme pra cada título e completamente secreto. Muitos capítulos estavam sendo escritos ainda.
Então eles veneravam a partir das estórias contadas.
Mas Adão e Eva são do Velho Testamento e já era contada desde ha 5 mil anos atras.
Claro que esses não tinham conhecimento!... O Novo Testamento???!!! Só foi divulgado para o povo europeu no século XV. !!!!...
2007-02-17 19:56:43
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nem a turma que estava perto dos pergaminhos conhecia direito, muto menos os distantes.
Êsse livro de lendas tem bla-bla-bla demais para o meu gôsto!
2007-02-17 19:56:40
·
answer #8
·
answered by ygorusan 6
·
1⤊
0⤋
As Américas não eram conhecidas pelos europeus cristãos em 1456. Nenhum europeu havia explorado o Interior da África e nem altas latitudes polares!
Estas regiões foram desbravadas sucessivamente a partir do século XVI!
2007-02-17 19:56:17
·
answer #9
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
1⤋
Faz de conta que nada sei .
2007-02-17 19:53:47
·
answer #10
·
answered by Índião 6
·
1⤊
1⤋