Por causa das limitações a pergunta vai ser dividida em 2 partes, desculpem-me.
Em Reis II, 19:32-36 lemos que:
Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem contra ela levantará tranqueira. 33 Pelo caminho por onde veio, por esse mesmo voltará, e nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 34 Porque eu defenderei esta cidade para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres.
36 Então Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou e, voltando, habitou em Nínive.
Já na Estela temos:
2007-02-17
11:26:19
·
11 respostas
·
perguntado por
Argo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
"Quanto a Ezequias, o judaico, ele não se submeteu ao meu jugo. Eu montei cerco em 46 das suas cidades fortificadas e fortes murados, e em incontáveis pequenas aldeias, na sua vizinhança; a tudo conquistei usando rampas de acesso e bate-estacas que nos colocaram perto das muralhas, combinadas com ataques de soldados a pé, usando minas e outras armas, e também o trabalho de solapadores. Eu expulsei 200.150 pessoas, jovens e velhos, homens e mulheres, cavalos, mulas, jumentos, camelos, gado grande e pequeno além da conta, e a tudo considerei como pilhagem de guerra. Ele mesmo, eu o fiz prisioneiro em Jerusalém, na sua residência real, como um pássaro numa gaiola. Eu o circundei com trincheiras para barrar a passagem daqueles que estavam saindo pelo portão da cidade. Suas cidades que eu saqueei, eu as tomei do seu país, e as dei todas a Motinti, rei de Ashdod, a Padi, rei de Eglon, e a Sillibel, rei de Gaza. Dessa maneira eu reduzi seu país, mas ainda aumentei seu tributo.
2007-02-17
11:27:08 ·
update #1
Fonte:
http://biblianua.ubbihp.com.br/arqueol.htm
Sabemos que Israel foi submetido aos reis assírios e babilônicos, não? Eles mesmo nos contam sobre as atrocidades cometidas pelos assírios a eles. Portanto, parece-me que a Estela fala a verdade, enquanto que a Bíblia apenas nos impinge um amontoado de baboseiras, um desejo do que eles, os profetas, queriam que houvesse acontecido aos inimigos, um sonho para embalar criancinhas.
É minha opinião, "Alá porém é mais sábio e mais justo". Eh, eh.
Quem vocês acham?
2007-02-17
11:30:26 ·
update #2