English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1. O livro de Josué é a seqüência do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), ou seja a continuação da história do povo de Deus, a partir do final do livro de Deuteronômio. Com a morte de Moisés, o Grande Líder, Josué assume o comando.

2. A maior parte do livro descreve a conquista de Canaã, e a divisão das terras entre as tribos de Israel.

3. O testo em apreço descreve a conquista da primeira cidade, Jericó. Jericó era conhecida na Palavra de Deus, como a "Cidade das palmeiras" (Dt 34.3). Como cidade era uma terrível fortaleza; como local era um oásis. Foi em Jericó que Herodes, o grande, nos dias de Jesus construiu uma casa de veraneio. Cercada por grandes várzeas, a cidade tinha tudo para ser farta.

4. Porém, Jericó, precisava ser conquistada e destruída. Vamos ver como Deus organizou seu povo para a grande conquista. PARA QUE A CONQUISTA PUDESSE ALCANÇAR SUCESSO, O POVO DE DEUS DEVERIA ESTAR ATENTO A ALGUNS DETALHES IMPORTANTES:

2007-02-17 11:25:20 · 8 respostas · perguntado por ygorusan 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Gostaria muito das explicações dos religiosos!
Por que nessas horas não aparecem?

2007-02-17 11:43:37 · update #1

8 respostas

Dê uma reparadinha que Josué não era nada bobo!... Matou todo mundo e ficou com o ouro e a prata!... EM NOME DO SENHOR !!!


Josué 6

16 E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade.
17 A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será danátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema, para que, depois de o terdes feito tal, não tomeis dele coisa alguma, e não façais anátema o arraial de Israel, e o perturbeis.
19 Contudo, toda a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor; irão para o tesouro do Senhor.
20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade:
21 E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos.
22 Então disse Josué aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da prostituta, e tirai-a dali com tudo quanto tiver, como lhe prometestes com juramento.
23 Entraram, pois, os mancebos espias, e tiraram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos quantos lhe pertenciam; e, trazendo todos os seus parentes, os puseram fora do arraial de Israel.
24 A cidade, porém, e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, colocaram-nos no tesouro da casa do Senhor.

2007-02-17 12:12:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Deixa eu te falar a verdade, é tanta confusão, tanta matança...que não dá nem vontade de procurar saber o porque.É muita ira para a minha compreensão.

2007-02-17 20:32:36 · answer #2 · answered by Bruna 3 · 1 0

ORAPOIS A PROMESSAS DE DEUS SE CUMPREM!!!! EU DESTRUIREI TODOS OS SEUS INIMIGOS!!!!!!!!

2007-02-17 19:34:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Devo estar com algum problema. A grande maioria das perguntas que entro e que são realizadoas por ateus, mostram apenas que estes baseiam todo o seu argumento nas interpretações da igreja Católica/Evangélica. Isso é curioso porque é difícil criar uma opinião respeitável se a sua fonte de argumento é apenas única e controversa.

Se tivermos como base a concepção de Deus trazida por Jesus (um Deus infinitamente bom, amoroso, justo, onisciente, onipresente, etc), notamos que o Deus do Velho Testamento, o Senhor dos Exércitos, é muito diferente. Uma interpretação para essa diferença seria de que Jeová não seria realmente Deus e sim, como Jesus, um emissário enviado por Ele para conduzir os Israelitas em sua perigrinação. Como eles eram muito bárbaros e sem muito desenvolvimento intelectual, não conseguiriam absorver os "Ensinamentos de Jesus" naquela época, por isso Jeová teve que se apresentar de uma forma mais imponente, cheio de misticismo, para que o povo prestasse atenção nele. Se não tivesse sido assim, ninguém teria dado ouvidos a ele, dado o nível intelectual/cultural daquele povo.

Em relação à carnificina que foi a conquista de Canaã, pode-se dizer que estava operando uma condição inerente ao ser humano. Só damos valor àquilo que conquistamos com dificuldade. Os Israelitas precisavam se estabelecer na "Terra Prometida" para que, no futuro, Jesus pudesse vir com a Boa Nova. O problema é que, juntando a natureza bábara do povo hebreu com a necessidade de tornar aquele local um lugar valioso para eles, Jeová viu-se obrigado a entrar em guerra com os habitantes naturais daquelas terras, realizando a carnifica que é narrada na Bíblia. É fato o grande comprometimento com o futuro que essa atitude gerou para o nascente povo judeu. Isso justifica (em termos), tudo o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial com os descendentes desse povo. Se pararmos para pensar, essa natureza bárbara é tão forte dentro deles que até hoje eles continuam em guerra entre si, ou seja, eles continuam fechados para a Boa Nova trazida por Jesus.

2007-02-17 20:25:47 · answer #4 · answered by EdRo 2 · 1 1

Como sempre faz, o "bondoso" Deus, mandou "matar" todos os seus inimigos !!!!!

2007-02-17 19:31:37 · answer #5 · answered by Menino do Rio 7 · 1 1

É uma dúvida?

Pois é. Então eu te pergundo se você tambêm já teve "tempo" para ler o livro de Mateus capítulos 5, 6 e 7 (todo o capítulo)?
Jesus é maior do que Josué ou Moisés.

2007-02-17 23:37:28 · answer #6 · answered by Peregrino 2 · 0 1

É muito bacana sermos conhecedores da bíblia e sua história, eu mesmo a estudo bastante. Mas como debate não acho legal, pois cada um tem uma opinião que precisa ser respeitada. Quando Jesus esteve sobre a terra alguém lhe perguntou: Qual o grande mandamento. Ao que ele lhe respondeu: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Pois aí percebemos que certos detalhes não irá contribuir para nossa salvação. Obs.: sou cristã. abçs.

2007-02-17 20:06:02 · answer #7 · answered by ines SUD 5 · 0 1

Nao

2007-02-17 20:04:56 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers