Vai uma parábola para refletirmos.
O rato
Logo após a primeira guerra mundial, de Haviland, um jovem piloto inglês experimentava seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo.
Logo depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados heródromos na Índia, ouviu um estranho ruído que vinha atrás de seu assento. Logo percebeu que havia um rato a bordo e que este poderia estar roendo a cobertura de lona, e destruir seu frágil avião.
Poderia voltar ao heródromo para se livrar do seu incômodo, perigoso e inesperado companheiro de viagem.
Lembrou-se, contudo, que os ratos não resistem as alturas. Voando cada vez mais alto, percebeu pouco a pouco, cessarem os ruídos que quase punham em perigo sua viagem.
Assim é a vida:
Quando “ratos” ameaçam destruí-lo por inveja, calúnia ou maledicência, voe mais alto!
Se lhe agridem... Voe mais alto!
Se lhe ofendem... Voe mais alto!
Se lhe acusam... Voe mais alto!
Se lhe criticam... Voe mais alto!
Se lhe fazem injustiças... Voe mais alto!
LEMBRE-SE: Ratos não resistem as alturas!
2007-02-17
09:22:58
·
16 respostas
·
perguntado por
εїзdragonflyεїз
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Um senhor de muitas posses e pouca sabedoria chamou seu servo mais velho, homem de poucas posses e muita sabedoria, e ordenou-lhe que fosse ao açougue e lhe trouxesse o melhor bocado de carne que encontrasse. O servo foi e voltou trazendo uma língua com a qual foi preparado um fino jantar.
Alguns dias depois, o senhor ordenou a seu servo que fosse novamente ao açougue e lhe trouxesse o bocado de carne mais ordinário que encontrasse para alimentar os cães. O servo foi e voltou trazendo uma língua. O senhor, que era um homem de muitas posses e pouca sabedoria, enfureceu-se:
- Mas, então, para qualquer recomendação que dou, me trazes sempre uma língua?
O servo, que era um homem de poucas posses e muita sabedoria, respondeu:
- A língua, meu senhor, é o melhor pedaço quando usada com bondade e sabedoria, e de todos o pior quando usada com arrogância e maledicência.
2007-02-17 10:33:34
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
3⤊
0⤋
O que eu faço quando alguém me agride, ofende ou calunia? Vai me achar doida, mas quanto mais me agridem mais eu respondo com amor.De certa forma é o meu modo de agredir, pq as pessoas sempre esperam ser atacadas. Depois deixo rolar, o tempo é o melhor remédio, e o que era calúnia passa a ser nada.
Tenha um dia abençoado.
2007-02-17 20:48:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
As vezes que me ofenderam e eu me ofendi e falei coisas piores, fiquei de mal e triste.
E outras vezes que me ofenderam e eu conversei e me acertei com a pessoa, me senti melhor.
Por isso quero que Deus me dê forças para ser sempre humilde nessas situações.
2007-02-17 19:00:35
·
answer #3
·
answered by Hany 6
·
2⤊
0⤋
eu preciso voar mais alto
+ do q nunca
2007-02-17 17:36:07
·
answer #4
·
answered by ladysorrow 7
·
2⤊
0⤋
Muito boa essa!!!
E sempre voe mais alto!!
2007-02-17 17:32:28
·
answer #5
·
answered by Bel C 3
·
2⤊
0⤋
e fogo ne..
2007-02-17 17:32:24
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Eu me lembrei de S.José de Cupertino, meu ilustre confrade que qdo a coisa ficava feia aqui na terra ele dava uns vôos por ai,para espantar as coisas ruins.
Não posso voar, mas pelo menos tento.
2007-02-17 17:30:09
·
answer #7
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
Sigo o conselho: vôo mais alto!
2007-02-17 17:26:34
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Concordo com o significado poético do texto mas discordo do aspecto biológico nesse conto, acho que o piloto se enganou.... ratos já foram até colocados em órbita em experiências feitas no SkyLab Estação espacial internacional... veja essas experiências feitas com ratos para testar os problemas que surgem nas superpopulações:
Foram feitas experiências controladas com ratos para se saber o que acontece com eles nesses casos, porque os ratos além de mamíferos como nós, eles também têm reações muito semelhantes às nossas, alguns autores chegam a afirmar: "O homem é um rato" Isso porque o que acontece com o comportamento dos ratos acontece igualmente com os humanos.
Os ratos se prestam e bastante, tanto para experiências sobre patologias clínicas como também para experiências sobre comportamento na área da psicologia do comportamento. São nossos semelhantes!
_ Prepararam caixas de igual tamanho e lá puseram casais de ratos.
Tipo 2 m X 2 metros. Cada caixa continha inicialmente o mesmo número de casais de ratos que a outra e para cada caixa foram fazendo procedimentos diferentes para observar o que aconteceria.
_Em uma caixa foram dando comida a vontade e ninhos a vontade e a população crescia a vontade e sem nenhum controle, ou seja, sem nenhum predador, o único fator limitante era o espaço.
_Na outra caixa foram dando comida controlada, por exemplo só 1 Kg por dia nada mais, e o número de ninhos controlado também, só 20 ninhos para os 20 casais iniciais.
_O que se observou foi que na caixa onde tudo era à vontade a população explodiu e aquela caixa repleta de ratos competindo uns contra os outros, gerou a violência entre eles, era comum ver muitos ratos sem orelhas, sem testículos, todos machucados porque faziam muitas brigas e guerras entre eles. O problema era rato demais, competição intraespecífica demais!
_Na caixa onde o que comer e onde morar era limitado, o controle da população era feito não com guerras mas, com outros fenômenos como o aborto; ratas não cuidavam mais de suas proles e os filhotes morriam, ou então elas matavam os filhotes logo ao nascerem. Apareciam também muitos ratos homo-sexuais, macho ocupando um ninho com outro macho, fêmea com outra fêmea, que também são formas de controle populacional, uma vez que homo-sexuais não se reproduzem, e uma competição acirrada pelo alimento onde só os mais fortes e mais violentos sobreviviam e onde os mais fracos eram marginalizados e morriam de fome. Ou seja, também houve um aumento da competição intraespecífica (competição entre indivíduos da mesma espécie). Enfim, em ambos os casos coisa boa não deu e se formos considerar o que acontece com a população humana principalmente nos grandes centros urbanos, encontraremos muitas semelhanças com essas experiências feitas com ratos. Populações de lemingues, roedores originários da Escandinavia, quando entraram em explosão populacional fizeram uma corrida rumo ao mar e se suicidaram se atirando às águas aos milhões. Suicídio coletivo, os filhotes que não conseguiram acompanhar essa corrida ficaram pelo caminho e continuou assim a existência desta espécie no ambiente. Isso pode acontecer também, suicídio coletivo!
*Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.
Veja como é essa progressão geométrica:
1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos
A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) neste planeta agora nos próximos anos!!!!
2007-02-17 17:37:18
·
answer #9
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
1⤊
0⤋
aplico esta frase:só a arvore que não produz frutos
é que não se vê apedrejado.
2007-02-17 17:36:59
·
answer #10
·
answered by rosangolana 4
·
1⤊
0⤋