Eu acho que ele quis dizer que para uma pessoa que tem fé em Deus, na Bíblia (ou em qualquer outro livro sagrado), no que diz os representantes de sua igreja, etc... ela não pode questionar, ou seja, usar a razão, pois estaria "atentando contra o Senhor". Se usar a razão,ou seja, levar em conta o "lado racional", vai acabar descobrinhdo que esse Deus de que falam não existe,e assim, tornar-se um ateu.
Acho que é nesse sentido que ele diz para vc olhar o lado racional.
Todos nós sentimos e raciocinamos, ou não seríamos humanos.Concordo com seu amigo ateu quando ele diz que temos que olhar para o lado racional, mas acredito que superestimar a razão em detrimento da emoção é uma falta grave. Todas as sociedades do planeta têm uma religião, Têm seus deuses, sua crença, seu misticismo... Da mesma forma qe é natural duvidar, também é muito humano acreditar. Tem uma frase de Fernando Pessoa que eu adoro, e diz mais ou menos assim: "é uma pena que critiquemos mais porque sentimos ao invés de criticarmos porque pensamos. Se o coração pudesse pensar, pararia."
Acho que devemos equilibrar bem as duas coisas. Não dá para se fingir de cego e fechar os olhos para o óbvio. Como também não dá para querer usar apenas a razão e esquecer que não somos nada sem a emoção.
2007-02-17 07:24:04
·
answer #1
·
answered by Mei 3
·
1⤊
0⤋
Eu tenho dúvidas, qual a diferença de um Ateu, para o lado Racional?
R. Nenhuma diferença. O ateu é a razão em pessoa. O ateu só reconhece a realidade a racionalidade e só obedece à legislação vigente na Justiça do Brasil. O que for crime pela a Lei é crime; para os ateus não existem pecados, existem crimes e devem ser punidos pelas Leis da Nação.
Usuário: Um amigo meu, "ATEU", disse que bastava olhar para o lado Racional...
Resposta: Sim a razão é o conhecimento a sabedoria, veja a lenda da serpente tentando Eva...
O pecado original, literalmente a tentação de Eva pela serpente para experimentar da maçã.
Se você verificar o significado da serpente no zodíaco chines, verás que a serpente é a sabedoria. A serpente aparece enrolada nos emblemas simbólicos da medicina, da farmácia, da química e em milhares de outros símbolos onde exista exaltação à sabedoria.
A maçã é justamente o conhecimento, as ciências, a cultura.
Adão e Eva representam os primatas irracionais como os Australopithecus africanus que existiram aqui à mais de 600 mil anos atrás. O animal humano descobriu o uso da lança, da roda e do fogo e isso foi o tal do pecado original, o animal saiu do "paraíso" selvagem que vivia como qualquer outro animal, enfim o macaco humano evoluiu, saiu do irracional e passou a ser racional. Na vida de animal selvagem não precisa plantar nem trabalhar com rebanhos, o animal apenas caça e colhe frutas e sementes, ao formar a razão o homem passou a trabalhar para arar e semear o solo, construiu armas, domesticou animais, formou rebanhos, confeccionou roupas, enfim a razão humana foi a causa da expulsão do paraíso.
A fauna selvagem continua no paraíso, o homem tem que trabalhar para produzir o que consome.
Como era de se esperar as religiões relacionam as serpentes com o demônio, o mal (sabedoria do povo) que deve ser combatido, lembre a imagem de santos pisando a áspide (serpente, dragão) como São Gabriel, São Jorge e outros soldados como eles que pisotearam alquimistas, anatomistas, botânicos, zooólogos e tantos quantos desenvolvessem as ciências, são inúmeros os casos conhecidos de cientistas perseguidos pelas forças inquisidoras na sociedade durante a inquisição na Europa e surpreendentemente até hoje em pleno século XXI os cientistas só faltam ser malhados como Judas nos postes em sábado de aleluia, atualmente em pleno século XXI após mais de 500 anos de encerrada a inquisiçao.
A magia negra representa a força das trevas, as religiões fazendo a disseminação do obscurantismo, da magia negra que conduz povos inteiros à involução cultural ao retardamento do desenvolvimento das ciências e á favor do crescimento da ignorância nos povos e resistência às informações do conhecimento científico.
As crenças em cima de alguma escritura arcáica e folclórica.
disseminação
do Lat. disseminatione
s. f.,
ato ou efeito de disseminar; dispersão; derramamento;
fig.,
difusão; propagação; divulgação.
2007-02-17 16:10:49
·
answer #2
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
2⤊
0⤋
Olá! Srº Ruy, os Ateus necessitam e provas. tocáveis por isto não acreditam em Deus, pois Deus não é tocavel e sim tocá-nos.
Beijos.
2007-02-17 15:37:40
·
answer #3
·
answered by Morena_CBX_2007 5
·
1⤊
0⤋
Os ateus enxergam tudo pelo olho científico, então eles nunca terão a prova da existência de algo sobrenatural... pois essas coisas estão fora do mundo natural
2007-02-17 16:02:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vou tentar te ajudar.
O antônimo de racional, é irracional!
Como você deve saber, quem são os irracionais?
O que o teu amigo te disse, foi que basta pensar corretamente para ser Ateu!
É só olhar em que as religiões estão baseadas, e conluir que uma pessoa desfrutando plenamente de seu raciocínio, não pode acreditar em nada do que os religiosos tentam impor!
A razão acima de tudo!
O coração, a vontade, e a tal da fé, nem sempre resolvem os problemas dos necessitados!
Entendeu???
2007-02-17 15:30:59
·
answer #5
·
answered by ygorusan 6
·
0⤊
0⤋
Não compreendo a pergunta. Pode ser mais explicito?
2007-02-17 15:08:05
·
answer #6
·
answered by Maria 4
·
0⤊
0⤋
Ele foi muito cruel com você. Você não vai conseguir ver nada.
.
2007-02-17 15:06:19
·
answer #7
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋