Olá Eremita.
Estou copiando uma resposta que dei a uma pergunta aqui no YR, daquilo que vivo e creio. talvez possa te ajudar. LEIA TUDO.
O que é livre arbítrio? Quem nasceu livre?
João 8:36: "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre".
Em Rm 6:6 e 18, nos fala que eramos servos do pecado e agora fomos feitos servos da justiça. (Servo = escravo).
Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido
Condição, Opção ou Escolha?
Deus criou o homem para sermos santos e irreprenssíveis (Ef 1:4), e este é o Seu propósito de nos restaurar em Cristo Jesus à uma vida santa, sendo Sua família. (Rm 8:28,29). Deus nos criou para sermos semelhantes a Ele, para dependermos dEle, para adorá-Lo e servi-Lo.
Se existe a condição de escolha, ninguêm seria condenado se escolheu não servir a Deus.
"Livre Arbítrio", dá a idéia de que o homem nasceu neutro e que terá uma opção, uma escolha a fazer entre Deus e o diabo. Se considerarmos que o homem tem livre arbítrio, então a escolha que fizesse não seria condenada ou reprovada visto que teve uma opção de escolha.
Mesmo antes do pecado, o homem não tinha esta "liberdade de escolha", pois o homem estava sobre o total e exclusivo domínio de Deus, debaixo do governo de Deus. Sabemos que o homem foi tentado, mais isto não poderia ser maior que a ordem do Pai ao homem, que se viu na possibilidade de ser independente de Deus. Neste momento para o homem não foi uma questão de escolha, foi um desejo de fazer a sua própria vontade.
Após a que do homem, como ele pode fazer uma escolha, visto que é escravo do pecado e do diabo? Somos escravos daquele a quem obedecemos (Rm8:16).
Seguir a Cristo não é ao pé da letra uma escolha, Jesus é a única solução para livrar o homem do juizo, da condenação, da escravidão do pecado e do diabo e além disso nos reconcilia com o Pai. Ilustrando a situação seria como se o homem estivesse envenenado e o unico antídoto é Jesus. Ou ainda; o homem esta afundado numa areia movediça, se continuar afundando ele morre. Sair é a única solução.
Quando pregamos o Evangelho do Reino á uma pessoa não damos a opção de não escolher Jesus, como se ela tivesse uma escolha, mais mostramos o seu terrível quadro causado pelo pecado com o qual já nasceu com ela. Qualquer um de nós não escolhemos nescer com o pecado, mais pela consequencia de Adão, nascemos escravos e somente Cristo pode mudar isso. Um Incrédulo que ouvir falar que temos livre arbítrio não se sentira culpado se não entregar sua vida a Cristo, pois terá a escolha de ser independente. Sabemos que não é assim.
Foi por este livre arbítrio que o homem caiu.
Ainda mais, se o homem tem de fato livre arbitrio, então Cristo não precisava resgatar o homem, pois o mesmo desitiu não segui-Lo. Então não existiria inferno, condenação, juizo e talvez nem galardão, pois estou seguindo aquilo que escolhi.
Nossa condição é escolher a melhor servidão que nos cabe, entendendo que sempre seremos escravos, e não há escolha para isso.
Podemos dizer então que livre arbitrio é independência.
PEREGRINO: cassaroroger@yahoo.com.br
2007-02-17 11:13:34
·
answer #1
·
answered by Peregrino 2
·
1⤊
0⤋
O livre arbítrio nada mais é do que a SUA liberdade de fazer SUAS escolhas.
Se alguem deu? Não posso te provar, mas que temos, temos.
E TUDO gira em torno disso porque nossa vida é feita de pequenas e grandes decisões, ou seja, de suas próprias escolhas.
Serve prá que?
Para colher o que a gente planta.
Se decidimos qualquer coisa de forma errada ou precipitada, colheremos os frutos desta decisão.
Beijocas
2007-02-17 14:14:14
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Amiga Eremita, quem deu o livre arbítrio aos homens foi o próprio DEUS, ver na Bíblia no livro de Genesis ( primeiro livro da Bíblia)capítulo 3, versículos 1 ao 24, com enfase no versículo 14.Você pode decidir a sua vida como quizer, porém lembre-se de uma coisa: foi Deus quem a deu e ele cobrará isso. No novo Testamento Paulo escreveu no capítulo 1 , versiculos 18 até o 32 uma severa advertencia , leia com atenção, medite e descubra dentro de você o livre arbitrio de DEUS.Abçs.
2007-02-17 14:20:28
·
answer #3
·
answered by machadinho 2
·
2⤊
0⤋
Tua vida é tua vida. Você vive do jeito que quer. Isso élivre arbítrio. Direito de escolha, de forma de viver. O que mais?
2007-02-18 14:43:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Também me pergunto. São muitos difíceis.
Nascemos com o livre-arbítrio. Todos seres pensante tem esse direito. Suas consequências também. Tem que estar preparado para as consequênciia de sua liberdade.
Fico me perguntando até que ponto temos realmente livre-arbítrio. Se andamos nus rs somos repreendidos, até preso! Se nos manifestamos no YR temos nossos pontos perdidos, nossa cela virtual. Qualquer coisa que fazemos é considerado liberdade desde que a sociedade nos permita.
Veja os americanos. O páis é controlado e para eles aquilo é a "liberdade".
Até onde temos o livre-arbítrio de fazermos o que quisermos?
Tudo gira em torno de nosso controle.
Talvez você entenda melhor que eu. Os eremitas tem total livre-arbítrio.
Concordo com Sartre:
"É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado ao mundo, é responsável por tudo que faz"
E Rousseau: "O homem nasce livre e, por toda parte, é posto a ferros."
Bjs
2007-02-17 19:15:18
·
answer #5
·
answered by Mistério - Give peace a chance! 6
·
1⤊
0⤋
O Livre Arbítrio é uma dádiva que DEUS com a sua Suprema Bondade, "dá" aos seres humanos e, significa que todo ser humano tem "plena liberdade" para fazer ou deixar de fazer o que bem entender durante toda a sua vida aqui na Terra... Porém, conjuntamente com o Livre Arbítrio DEUS estabeleceu inúmeras Leis... Uma dessas leis é a "Lei do Amor" ("Só recebe amor quem dá amor!") outra é a "Lei do Retorno" ("Tudo o que vós plantardes vós haveréis de colher!")... Assim sendo, quem pratica o bem, receberá o bem ou nesta vida ou, na próxima vida e, quem praticou o "mau", receberá todo o "mau" que praticou nesta vida mesmo ou na próxima vida (muitas vezes o "cabra" praticou algum (uns) mau(les) e pouco tempo depois morreu e assim não recebeu o mau que praticou mas, na próxima vida, vai receber todo o "mau" que semeou ou plantou... Assim, a Justiça Divina pode tardar mas jamais falhará!!! Sugiro-lhe que leia um livro cujo título é: "O Livro dos Espíritos" (autor: Allan Kardec). Neste livro têm 1018 perguntas e 1018 respostas numeradas... É um livro espírita super instrutivo e excelente!!! Leia-o, vc vai gostar muito! Ele vai tirar todas as suas dúvidas!!!
2007-02-17 14:42:01
·
answer #6
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
0⤋
Erê
Acho que não.
Eu acredito em destino, em caminhos traçados.....mas a escolha é nossa, claro!
Deus nos apresenta opções e nós escolhemos.
Beijos
2007-02-17 14:24:44
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
DEUS nos criou simples e ignorantes, sem o conhecimento do bem e do mal, com o tempo (encarnação após encarnação) vamos ganhando conhecimento, o que fazemos com ele é o livre arbítrio, se praticarmos o mal teremos mais tarde que quitar nossos débitos, se praticarmos o bem ajudando quem está ao nosso lado e ou retaguarda, teremos como prêmio trabalhar em mundos mais avançado moralmente. Como DEUS é soberanamente bom e justo, não poderia simplesmente plantar o conhecimento em nossas mentes, ELE nos deu a possibilidade de evoluirmos por nos mesmos, cada um no seu ritmo.
2007-02-17 14:25:18
·
answer #8
·
answered by Rock Rider 3
·
1⤊
1⤋
Foi uma forma que as religiões arranjaram, para não responderem ao que não sabem explicar.É claro que temos a chance de escolher o que queremos,mas nem sempre.....Às vezes somos obrigados a fazer escolhas,mesmo sabendo que prejudicará a nós mesmos ou a outrem.No trabalho,um chefe é obrigado a demitir alguém,muito competente,mas estão em contenção de despesas,dói,mas é preciso.Precisamos do carro,mesmo sabendo que ele é um agressor do meio ambiente,temos de usá-lo;como fazer para vencermos grandes distâncias?O tranporte coletivo em certos lugares do planeta, como é o caso do Brasil,não nos dá outra opção.Nossos erros não podem ser assim tão generalizados,ou bananilizados em nome do livre arbítrio.Somos humanos,suscetíveis de falhas,e injustamente julgados.
2007-02-17 14:23:11
·
answer #9
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
1⤊
1⤋
eu naum acredito em livre arbítrio.. somos pressionados a fazer determinadas coisas desde cedo... ate pq se naum fosse assim talvez nem sobreviveriamos...
2007-02-17 14:10:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋