English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Peço perdão a todos os crédulos pelas ofensas feitas por ateus. Não participo delas. Já fui crédulo e levei muitos anos para deixar de acreditar em Deus. Creio que isto acontece com a maioria dos ateus. Não entendo por que está imperando um abiente de insultos recíprocos aqui no YR! Abomino a intolerância e o preconceito hoje, como abominava quando era crédulo. E isto é pior quando parte de quem se diz intelectual e culto. Estou profundamente envergonhado com as atitudes vis de muitos participantes, tanto ateus quanto crédulos. Não é possível que hoje ainda se mantenha uma mentalidade medieval que levou à fogueira milhares, talvez milhões de pessoas. Estou, verdadeiramente, muito triste. Esta é a última vez que vou participar de debates sobre religião. Todos nós nos deparamos com mistérios insondáveis do Universo. Cada um resolve isto como pode. Desejo paz a todos.

2007-02-16 23:49:43 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Obrigado pelas respostas.
Desculpem se dei a entender que tenho dúvidas sobre a xistência de Deus. O que quis dizer é que não quero ser comparado aos ateus que ofendem e chegam a ameaçar de agressão física os crédulos.
Leo: Levo muito a sério tudo que faço, inclusive a minha loucura e a dos outros. Deixar de fazê-lo é compactuar com o caos social. Ofender é o recurso que resta quando não se tem mais argumentos. Você acertou no ponto: o anonimato aparentemente protege quem ofende, mas sempre há alguém que fica sabendo. E não é Deus. É quem ofende. E se o ofensor não acha isso importante, é porque não se respeita. Quem não se respeita não pode respeitar os outros nem esperar ser respeitado. Não aceito conviver num ambiente assim. De qualquer forma, obrigado pela atenção.

2007-02-17 22:17:51 · update #1

10 respostas

Sua atitude é de tamanha coragem, meu caro. Mas não desista de participar, sua contribuição será de grande valia. Não pertenço a nenhum credo religioso, porém sei que posso de alguma forma ajudar alguém. Quanto sua pergunta, sua dúvida é uma porta aberta para o seu interior, esqueça os fatores externos e "feche a porta dos seus aposentos, ore a Deus em oculto que Ele te responderá".

2007-02-17 00:03:00 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Cara...vc tá levando isso aqui muito à sério...e vc não tem que tomar uma decisão, do tipo "eu não participo mais"...na vida a gente aprende, desaprende, fica por cima, por baixo, ganha perde...é assim mesmo. Balize-se : O que é isso aqui ? Um monte de pessoas (ou seriam E.Ts ?), protegidas pelo anonimato, que lançam respostas e perguntas ao vento, de forma responsável ou não, com seriedade ou não...Pense numa coisa : Se vc colocar todo mundo aqui, numa sala, ao vivo, mostrando as caras-de-pau, o discurso seria outro...
Não dê importância à sua loucura, e muito menos à dos outros.

2007-02-17 09:14:56 · answer #2 · answered by Lima 4 · 1 0

eu gostaria de responder esta sua pergunta com uma pergunta, o que você acha da bíblia.

2007-02-17 08:41:51 · answer #3 · answered by don 4 · 0 0

Independente da sua dúvida MARAMIRIM, concordo com suas palavras, as pessoas ñ precisam ficar se ofendendo por causa de religião. Pra mim independente do nome da IGREJA q vc freqüenta as orações feitas são dirigidas a DEUS ñ é mesmo. Há... por favor, ñ fique triste ñ, hoje é sábado dá um sorriso vai? SORRIU? Obrigado, bjos.

2007-02-17 08:09:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O que acontece é que perguntas ignorantes geram respostas ignorantes. A maioria das perguntas relacionadas a religião vem de forma preconceituosa, separatista, etnocêntrica, como se fossem os reis da verdade. Quando eu vejo uma pergunta preconceituosa, respondo à altura.

2007-02-17 08:07:56 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Com todo respeito, gostaria de sugerir-lhe que lêsse o livro "Evolução em Dois Mundos" (mas, se não tiver um conhecimento mais ou menos de biologia, de física e de química é melhor não ler porque não vai entender nada). Este é um livro espírita muitíssimo instrutivo e científico... Um outro livro muitíssimo instrutivo é o livro "O Livro dos Espíritos" (têm 1018 perguntas e 1018 respostas!!!)... Todosdois são livros espíritas muitíssimos instrutivos... Leia! Vc vai gostar!!! Boa sorte!

2007-02-17 08:05:26 · answer #6 · answered by Roberto 7 · 0 0

1-Cientista e engenheiro renomado do século 18, Brown não tinha nenhuma religião. Passava tardes pensando que as grandes guerras tinham sido causadas pelo afã religioso. Católicos contra Protestantes, Muçulmanos contra Judeus e por ai vai. Certo dia, passeava pelas ruas de Paris, quando se deparou com a construção imponente da Catedral de Notre Dame. Com um impulso investigativo, ele entrou na catedral. Colunas belíssimas trabalhadas e tão bem equilibradas. “ Aquilo ali sem, era uma obra de arte da engenharia “ , pensava ele distraído. De repente, baixou um pouco os olhos e viu, em meio a uma névoa fina, que vinha do fundo , um senhor , de cabeça tão branca quanto a névoa e que rezava fervorosamente, concentrado e em absoluto silêncio. Ele olhou aquele homem com ar de desprezo e depois sentiu pena dele. Não se contendo, aproximou-se, perguntando : “ Senhor, por que perde seu tempo aqui, rezando ? Se você quer que o mundo melhore, trabalhe por ele! Faça algo! O senhor me entende? “ O velho de cabeça branca, sem se virar para Brown, respondeu : “ Sim, eu entendo. Mas o que faço é importante; é tão importante que poucas pessoas conhecem a força de uma prece; Peço aos espíritos iluminados e a Jesus que intervenham junto a nosso Pai Maior , para que sejamos mais humildes e assim possamos exercitar o AMOR em suas variadas formas, tornando a nós e as outras pessoas seres humanos , a cada dia, melhores.” O Cientista não coube em si e replicou : “ Para mim, é perda de tempo.” E já ia deixando a Catedral, quando o homem virou-se para ele, com um largo sorriso: “ pronto ! acabei ! Agora podemos conversar melhor.” Nesse instante, Brown ficou espantado ao ver que aquele homem tinha sido seu professor na faculdade , era o famoso Dr. Ohm. Brown não podia imaginar que pessoa tão ilustre quanto ele dedicasse seu tempo precioso às preces. Mas era verdade. Brown pensou: “ Não é possível que a fé seja algo tão inútil , como estava a pensar até alguns minutos atrás. Meu Professor é um gênio, jamais perderia seu tempo em algo que não valesse a pena.” E daquele dia em diante, Brown se converteu e pode-se vê-lo, com freqüência, perdendo alguns minutos em algumas Catedrais de Paris, orando. Freqüentemente, estamos tão seguros daquilo em que acreditamos que é difícil escutar os outros; porém através de pessoas que gostamos e acreditamos somos chamados, por Deus, para nos transmitir suas vontades e reencontrarmos nossos caminhos, adquirindo paz, serenidade, paciência, tolerância. O tempo humano é finito , mas o tempo do espírito é eterno.

2-I- Deus e o Infinito

a) "Deus e' a inteligencia suprema, causa primaria de todas
as coisas."
b)"Deve-se entender por infinito o que nao tem comeco nem
fim: o desconhecido, tudo o que e' desconhecido e'
infinito."
c)"Poder-se-ia dizer que Deus e' o infinito, porem, e' uma
definicao incompleta. Pobreza da linguagem humana,
insuficiente para definir que esta' acima da linguagem dos
homens." E' tomar atributo de uma coisa pela propria coisa.
E' definir uma coisa desconhecida por outra desconhecida. O
Universo e' uma abstracao.

II. Provas da existencia de Deus

a) Pode-se encontrar a prova da existencia de Deus num
axioma que aplicamos 'as nossas ciencias. Nao ha' efeito sem
causa. Procuremos a causa de tudo o que nao e' obra do homem e a nossa razao respondera."
b) "A deducao que se pode tirar do sentimento instintivo,
que todos os homens trazem em si, da existencia de Deus e' a
de que Deus existe. E' ainda uma consequencia do principio -
nao ha' efeito sem causa".
c) "O sentimento intimo que temos da existencia de Deus nao
e' fruto da educacao nem resultado de ideias adquiridas. Se
assim, fosse, os selvagens nao teriam esse sentimento."
d) "Nao esta' nas propriedades da materia a causa primaria
da formacao das coisas. E sempre indispensavel uma causa
primaria."
e) "A opiniao dos que atribuem a formacao primaria a uma
combinacao fortuita da materia ao acaso, e' absurda. 0 homem
de bom-senso nao pode considerar o acaso um ser inteligente,
pois que o acaso e' nada."
f) "O que se revela, na causa primaria, uma inteligencia
suprema e superior a todas as inteligencias, e' que pela
obra se conhece o autor. A obra e' o Universo. Basta
procurar o autor. A incredulidade e' gerada pelo orgulho. O
homem orgulhoso nada admite acima de si."
g) Ha' inteligencia nas manifestacoes gerais do universo; o
homem nao pode criar o que cria a natureza. Entao a causa
mater da natureza e' uma inteligencia superior 'a
humanidade.
1) Na sua opinião porque dizer que Deus é infinito é segundo ensinamento dos espíritos, uma definição incompleta?

Por dois motivos básicos: o primeiro é que ser infinito é uma das
qualidades ou atributos de Deus e não podemos definir "algo"por seus atributos. Em segundo lugar porque a afirmativa é um paradoxo filosófico:
se é infinito, como poderia ser definido, limitado (definir algo é
estabelecer os limites desse algo; ora, seria o mesmo que circunscrever Deus, o que é impossível por essa sua qualidade de ser infinito).

2) Quais evidências que temos da existência de Deus?

Evidências causais puras(cosmológicas): Deus como "agente"causador do Universo.
Evidências causais que denotam uma inteligência suprema: o Universo com todo o conjunto de leis (físicas e morais). Ou seja, como explicar essa universalidade das leis no tempo e no espaço, se não houvesse um "Grande Unificador"?
Evidências relacionadas ao Ser (ontológicas): vide resposta da 3
Numa palavra: todo efeito tem uma causa, logo...

3) Como podemos entender os sentimentos instintivos da divindade, em diversos povos e em diferentes épocas da humanidade?

Esse sentimento só pode ser explicado pela presença Dele ("o Deus imanente") em cada um de nós, como nos fala Leon Denis: "Deus, tal qual o
concebemos, não é, pois, o Deus do panteísmo oriental, que se confunde com o Universo, nem o Deus antropomorfo, mo monarca do céu, exterior ao mundo, de que nos falam as religiões do Ocidente."
Abraços.

2007-02-17 07:59:22 · answer #7 · answered by Ambiental 5 · 0 0

Maramirim,

Entre Você e Deus...
Madre Teresa de Calcutá


Muitas vezes, as pessoas são egocêntricas,
ilógicas e insensatas.
Perdoe-as, assim mesmo.
Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos e inimigos verdadeiros.
Vença, assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco, assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz, assim mesmo.
O bem que você faz hoje,
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem, assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você, assim mesmo.
Veja você que, no final das contas,
É ENTRE VOCÊ E DEUS

Boa Sorte!

2007-02-17 07:59:07 · answer #8 · answered by Malukety em movimento 7 · 0 0

Ateu ou não, pelo menos demonstrou ser uma pessoa educada.
Parabéns.

2007-02-17 07:58:54 · answer #9 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Ser ateu significa não acreditar em Deus. Voce acredita? então não é. Os seus atos não demonstran que voce é ou não é. O importante é a fé. as pessoas são salvas pela fé e não por participar de palestras, ou frequentar alguma igreja. Já pensou se as pessoas só fossem salvas se frequentassem alguma igreja? Qual religiao seria a salva?

2007-02-17 07:58:39 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers