Rock Cristão: um som nada cristão
Eder Moreira da Silva
"O rock é uma expressão básica das paixões que, em grandes platéias, pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao cristianismo."
Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI
Baterias e guitarras seduzem a nova geração apaixonada pelas cacofonias do rock. As ditas bandas “católicas” e protestantes unidas no mesmo pacto não racional em relação ao ouvinte, fazem multidões pularem e cantarem euforicamente com suas músicas melodicamente românticas e com letras sentimentais de caráter explicitamente anti-doutrinal.
Pensam esses “católicos românticos” que a fé é um sentimento, fruto de emoções irracionais. E no intuito de provocar “conversões” coletivas por vias sentimentais, instigam a comoção, as lágrimas de um doce arrependimento interior, o toque mágico na alma, e completam com uma boa pitada de euforia de rock “cristão”.
Pobres jovens iludidos! Já não sabem mais o que é fé e são facilmente enganados pelos frutos de uma antiga Revolução que tanto mal trouxe a humanidade. Cantam, pulam, choram, e fazem do nome de Cristo e de Maria Santíssima, veículos de delírios e pura emoção. O que entendem esses cantores que disseminam o sensualismo e paixões diabólicas contra a caridade e contra a fé de música sacra? Pensam que é só colocar um Jesus na letra que tal cacofonia torna-se canto sacro? O que entendem de beleza musical se jamais estudaram Santo Agostinho que sabia amar verdadeiramente músicas belas?
Deveriam esses sentimentais aprender que fé é uma virtude intelectual e não sentimental. E que protestem contra o Papa São Pio X se coragem tiverem para isso. Fé não é um Dom que se adquire através de um processo de ataques eufóricos ou por meio de uma emoção irracional que ilumina docemente o coração. Tal heresia fora condenada com veemência pelo Santo Papa São Pio X que em seu tempo já afloravam os delírios do romantismo:
(...) eu mantenho com certeza e confesso sinceramente que a Fé não é um sentimento cego de religião que se alevanta das profundezas do subconsciente pelo impulso do coração e pela moção da vontade treinada para a moralidade, mas um genuíno assentimento da inteligência com a Verdade recebida oralmente de uma fonte externa. (Juramento Contra o Modernismo – Papa São Pio X). (destaques meus).
Santa ordem vinda de um Papa Santo e tão esquecida por aqueles que se dizem “católicos”.
Ninguém pode ser católico sem ser fiel ao Papa. No entanto, grande parte de fiéis move-se por paixões e não por verdades. Adere-se ao que se está na moda e não ao que sempre se ensinou como verdade imutável.
O que esperar desses pseudos-católicos senão calorosas noites de muita dança e rock “cristão”? Perguntem a esses tocadores de guitarras se eles sabem o que é caridade; Pergunte a esses tocadores de **íca se eles sabem o que é a Verdade; Pergunte a esses amantes de corinhos eufóricos o que é o Verbo. Duvido que sabem, porque se soubessem essas verdades essenciais para um católico, não trabalhavam para o triunfo de um culto anti-cristão.
Cabe lembrar que recentemente ocorreu um show que envolvia bandas católicas denominado Milícia Fest também em Campo Grande-MS com o tema: “Pra sentir o amor de Jesus e Maria”. Uma afronta explícita a doutrina católica e as condenações de São Pio X. Transcrevo abaixo a informação veiculada na agência de notícias Dourados News:
--------------------------------------------------------------------------------
“Banda gospel de Dourados se apresenta em Campo Grande”
A Banda Sinal Sagrado, de Dourados, foi convidada para se apresentar dia 19 de agosto no Ginásio da Mace em Campo Grande, no I Abba Pai. Este evento da Igreja Católica tem como público alvo os jovens, buscando evangeliza-los através da música cristã promovendo uma noite que promete muita alegria e oração, onde são esperadas três mil pessoas de todo o Mato Grosso do Sul.
A Banda douradense, Sinal Sagrado, é a única atração do interior do estado e estará animando a noite junto com músicos católicos de renome nacional como a Banda Expresso HG e Dj Heaven’s Dance.
Tocando sucessos do rock cristão como Rosa de Saron, The Flanders e Virtud, além de músicas próprias, o quarteto formado por jovens universitários, que se encontraram no Grupo de Jovens JUBAP da Comunidade Santo André, somam mais de dois anos de caminhada. A principal marca da Banda é o carisma e a amizade de seus integrantes, fortalecida com a fé, com o carinho e com incentivo recebidos dos familiares e amigos.
“Já nos apresentamos e vários eventos aqui em Dourados: DNJ Festival da Juventude, Festival de Música Vocacional, e eventos em algumas cidades próximas como Douradina e Fátima do Sul. Mas com certeza esta é a maior oportunidade que tivemos para divulgar nosso trabalho e estamos ansiosos para representar nossa cidade. Rezem por nós!” finalizou Márcio Barcelos (baxista da banda).
Fonte: Dourados News (http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=199981)
05/08/2006 - 13:29
(desques nossos)
--------------------------------------------------------------------------------
Por que esses católicos trabalham contra a ortodoxia católica, movidos por paixões e não pela fé? Unidos por um mesmo propósito, partilham de um eufórico rock nada cristão.
Que São Tomás ilumine nossa pobre geração
2007-02-16
23:16:43
·
16 respostas
·
perguntado por
haroldo jose h
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade