É uma questão de matemática simples: quando a soma das calorias de alimentos que você ingeriu é menor que as calorias gastas no processo de digestão dos alimentos consumidos.
De acordo com o artigo do O New York Times(http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2462501-2463000/2462833/2462833_1.xml) não há estudo cientifico:
...............................................
O fato por trás dos alimentos com ‘calorias negativas’
The New York Times
17:00 25/07
Anahad O'connor
Por anos, livros de dietas e de perda de peso têm ostentado que você pode comer uma porção de comida e queimar calorias ao mesmo tempo. A idéia é que algumas comidas têm tão poucas calorias que o ato de mastigá-las exige gastar mais energia do que é absorvido, resultando em uma perda calórica e, finalmente, perda de peso.
Liderando a lista de comidas de “calorias negativas” estão vegetais como repolho, alface, pepino e aipo. Aipo, por exemplo, contém de oito a 10 calorias por caule e é 95 por cento água.
Mastigar a maioria dos alimentos somente queima cerca de cinco calorias por hora, mas o ato de digeri-las pode exigir um pouco mais. Este é particularmente o caso do aipo, porque é, em sua maior parte, celulose, um tipo de fibra para a qual humanos não possuem as enzimas necessárias para propriamente decompor e usar.
Cathy Nonas, diretora de programas de obesidade e diabetes no Hospital North General em Nova York, disse que, enquanto não existem estudos concretos, é possível que comer um aipo de vez em quando possa causar uma sutil perda de calorias. Mas a diferença seria tão minúscula que no fim do dia isso não teria impacto real, a não ser que o aipo esteja substituindo outro alimento nutritivo ou de alta caloria. O outro problema é que aipo não somente tem poucas calorias, mas também tem poucas vitaminas e minerais.
“Se você comer aipo substituindo bolachas e pretzels, e estas são coisas que estamos colocando acima do topo em termos de ganho de peso, então sim, você perderá peso”, disse ela. “Mas você não vai perder peso por mastigar aipo algumas vezes por dia se você não está se exercitando e mudando o que mais você come”.
........................
Quanto a lista de alimentos, segue algumas sugestões:
abobrinha
alface
ameixa
amora preta
aspargo
berinjela
brócolis
cassis
cebola
cenoura
chicória
couve-flor
espinafre
framboesa
goiaba
grapefruit
limão
mamão papaya
melancia
melão muskmelon
mexirica
morango
nabo
pepino
pêssego
pimenta vermelha
repolho
salsão
tangerina
........................
Dentro desta "Filosofia" da Caloria Negativa, minha nutrologa me disse que fazer pequenas substituições também ajudam a emagrecer. Ela me disse que não necessariamente estes alimentos possuem calorias negativas ou quantidades menores de calorias, mas que o processo digestório deles consome mais calorias (exemplo: um refrigerante light possui menos calorias que um suco, mas o suco possui mais fibras, o que ajudaria a consumir mais calorias). Se olhar para o item de alimentação individualmente isto parece ter pouco resultado, mas se olhar as quantidades de calorias consumidas em relação às ingeridas ao longo de um período, veríamos os resultados em emagrecimento.
Eis algumas substituições:
- arroz por arroz integral
- açucar por adoçante
- pães, bolos e massas por frutas
- pão por pão integral ou pão preto
- refrigerante por suco
- doces por frutas
- mantega ou margarina por requeijão
- queijos por queijos mais brancos (de preferência o cotage)
etc
bom.. espero ter contribuido.
Beijos,
Márcia
2007-02-16 20:04:26
·
answer #1
·
answered by Marcinha 2
·
0⤊
0⤋
Dieta das calorias negativas
Na dieta de calorias negativas, em suas várias versões, a pessoa ingere alimentos que são nutritivos mas dos quais alega-se ter efeito de calorias negativas. O efeito de calorias negativas seria quando o alimento prove menos calorias que as gastas para sua digestão. Não há evidência científica que exista algum alimento realmente de calorias negativas.
Os alimentos de calorias negativas permitidos na dieta são principalmente frutas e vegetais, como por exemplo:
Maçã. Aspargo. Beterraba. Brocolis. Repolho verde. Cantalupo. Cenoura. Couve-flor. Aipo.
É difícil obter nutrientes balanceados nessa dieta. Desta forma, esses alimentos são mais eficientes como substitutos de lanches calóricos do que como um programa para emagrecimento.
Fonte: Site Copacabana Runners
2007-02-16 21:40:28
·
answer #2
·
answered by José F 4
·
1⤊
0⤋