English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como censuraram, os católicos, por fazerem imagens?
_________________Êxodo 25:18 a 40.______________________
4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
__________________Êxodo 25:18 a 40._____________________
18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
OBS: Vai até quarenta.

2007-02-16 13:47:06 · 12 respostas · perguntado por RuyLFreitas 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Esse tipo de dúvida não é dúvida. Você leu um trecho das Sagradas Escrituras que não existe na Bíblia protestante.
Isto porque eles praticam o livre exame e por isso têm uma visão míope (propositalmente míope) das mesmas.
Lutero (Monge agostiniano e padre católico) foi o primeiro protestante na face da terra. Cuspiu no prato em que comeu, fez as malas e foi-se embora. Quis reformar a igreja e só conseguiu fazer uma colcha de retalhos da fé cristã atestando aos descrentes mais um motivo para serem ateus. A igreja que quis reformar não se "reformou" coisa nenhuma. Continua de pé e do mesmo jeito original. Os textos do Êxodo se referem a "Deuses Estrangeiros" e têm como "pano-de-fundo" a adoração a Baal e Asteroth, deuses dos cananeus, povo que vivia entre os judeus. Era um culto, como o de hoje nas igrejas neo-pentecostais, que prometia riqueza a quem os seguisse.
Esses falsos deuses já distribuíam "bençãos" para quem engordasse os seus tesouros, como faz, por exemplo, a igreja universal. Não são deuses, e muito menos estrangeiros, os anjos e santos, querubins e serafins.
O medo de Moisés era justamente o de acontecer com os judeus o que acontece a muitos católicos ignorantes de sua fé, ou seja, bandearem para os"templos" neo-pentecostais, que hoje representam aquela falsa igreja dos tempos de Moisés = A famigerada "Teologia da Prosperidade", pura adoração ao bezerro de ouro, um deus "banqueiro". Não pregam o verdadeiro sentido da vida cristã, preferem repetir os mesmos versículos, distorcendo-os da verdade e sem citar outros que servem de contrapeso, como, por exemplo: "Quem quiser Me seguir pegue a sua cruz e siga-me", "ninguém pode servir a dois senhores,.., não podeis seguir a Deus e às riquezas". Pedro ao mendigo paralitico: "Ouro e prata não os tenho, mais o que tenho vos dou: "Toma a tua cama e anda". Prosperidade é a paz, a tranqüilidade, a alegria comunicada pelo Espírito Santo. Tais coisas são frontalmente inimigas da riqueza e da prosperidade material. Os ricos se preocupam em manter a sua riqueza e não em seguir a Jesus. Lembra-se ? "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus"...Lembra-se ? "Aquele que tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma". distribuir o excesso não faz de ninguém uma pessoa próspera financeiramente...
Ninguém adora imagens. Até os cananeus que adoravam os deuses baal e asteroth sabiam que as imagens eram de pedra e nada mais. A adoração está pelo culto do que acontece sobre aquilo que as imagens representam. Se voce olhar para uma imagem de Jesus Cristo não vai adorar a imagem vai adorar a Jesus que para nós cristãos é Deus feito homem. A cegueira dessa falsa interpretação da proibição de culto de adoração a imagens, no Êxodo, está justamente da retirada do texto do contexto. As imagens não eram símbolos eram imagens de anjos. Símbolo foi a imagem da serpente, que Moisés mandou esculpir, para que se curassem todos as que para ela levantassem os olhos. Desde essa época a serpente é o símbolo da medicina. Essas confusões são fruto do livre exame das sagradas escrituras. Pela interpretação absurda, ao pé da letra, dos protestantes, até a foto do pai, filho, esposa, não poderia existir. Muito menos se poderia venerar a memória de Tamandaré em uma cerimônia cívica, colocando uma guirlanda de rosas ao pé do seu busto na praça. Também não se poderia venerar a Bandeira Brasileira. Não se poderia tocar os clarins ao hasteá-la, perfilar-se em torno dela, olhar com emoção para o símbolo nacional...Tudo isso para esses herejes seria "adoração". Um absurdo !!! Acorda gente ! Esse pessoal tá doido da cabeça !!!!!

2007-02-16 16:00:06 · answer #1 · answered by Pericles T 2 · 1 0

Olha, cara, querem que se acredite num Deus narcisista, egocêntrico, que exige só prara si e somente para si o amor dos homens. Não acredito neste Deus...Não pode existir um Deus mal, cruel, vingativo, possuído pela ira constante, mau, arrogante, prepotente, como a tal bíblia quer fazer crer. Isso não existe mesmo. O Deus único é o Deus do amor, da tolerância, da Natureza e entendo que se o homem quer fazer imagens para se aproximar Dele, se o homem sendo bom, ajudando seu próximo quer reverenciar imagens e símbolos, Ele aprova, sem problemas. Isso é pura paranóia, pura esquizofrenia e uma grande mentira daqueles que escreveram este livro cheio de contradições. Seguir a vida fazendo o bem, é o caminho, com ou sem adoração a símbolos. O foco é Deus e isso que Ele quer, sem narcisismo, sem crueldade, sem egocentrismo. Valeu???

2007-02-17 07:40:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

É isso ai mau amigo ! boa observação sua .
E tem muitos protestantes ignorantes que criticam os católicos e suas imagens sem entender o que estão falando...
Bom ! eu não sou católico ... más vamos procurar entender esta doutrina baseada na lei que moisés recebeu de Deus no monte orebe...
Quando Deus deu os dez mandamentos para Moisés ,Ele tinha como objetivo santificar o povo , o povo só pode ser santificado por meio da obediencia a Deus , e só a Ele , más como sabemos Deus chama seus representantes , no caso era Moisés , os dez mandamentos era só o principio das leis que Deus iria dar para seu povo . Essas outras leis era as leis de ordenanças e rituais simbolicos , então o que era estritamente proibido ? o culto a essas imagens que era pribido , Moisés foi ordenado por Deus a fazer alguns simbolos , como explicados nas passagens que vc citou , mas eram simbolos somente , eles não prestavam culto a eles , suas preces e adoração era dirigido unicamente a Deus , o que acontecia com alguem que fosse pego orando a uma imagem,? simplismente era apedrejado até a morte ...Más ainda tinha um detalhe importante nisso tudo , são poucos os simbolos com imagens , era mais comum o uso de objetos , que vieram se tornar extremamente sagrados como: a arca , o menorá , e todos os objetos no intirior do tabernáculo,tambem é importante resaltar que o povo não tinha acesso a estas coisas no seu cotidiano , a tribo de levi ou filhos de Araão que eram os unicos responsaveis pela manutenção dos rituais e objetos sagrados ,por isso era facil de manter um controle sobre quem desobedecia a lei , repare que teve um inicio e um fim para as revelações sebre rituais e simbolos que Moisés recebeu de Deus, ou seja , no livro de levitico retrata sobre isso ,a lei do povo de israel só se completou depois que Deus revelou a Moisés os detalhes da construção do tabernáculo e seus propósitos , e não se resume só nos dez mandamentos .
Só para concluir , era comum dos judeus terem não só objetos sagrados ,más tambem lugares especifico de adoração , lembra da passagem no novo testamento de Cristo e a mulher samaritana no poço de Jacó? então ! lá Cristo ensinou a verdadeira essencia da adoração . joão 4:23

2007-02-16 23:18:16 · answer #3 · answered by ratunamatata 3 · 1 0

Sem comentários. Me escreva que te passo as referências que proíbem terminantemente a adoração à imagens.

2007-02-16 23:07:08 · answer #4 · answered by Eu respondo 2 · 1 0

Nossa! Olha eu nada tenho contra Religião alguma, portanto, o importante é respeitarmos seja a Religião qual for, e até mesmo o Ateísmo, não podemos entrar em choque de opiniões.
Beijos.

2007-02-16 22:49:45 · answer #5 · answered by Morena_CBX_2007 5 · 1 0

O altar que moisés edificou mão era uma imagem de nenhuma pessoa ou animal... esse altar servia para se queimar o holocausto. Os monumentos que ele edificou eram feitos de pedra sem ser trabalhada e não tinham forma humana ou animal.

Os querubins que Deus mandou fazer ficavam no tabernáculo, mais precisamente no lugar santíssimo. Ou seja: o povo nunca veria essas 'imagens' e portanto não poderia adorá-las, além disso somente o sumo sacerdote poderia vê-las e somente uma vez por ano (que era a periodicidade com que se fazia o sacrifício para expiação dos pecados de todo o povo). E ainda por cima, se o sumo sacerdote tivesse algum pecado, ele morria ali mesmo, fulminado. (por essa razão eles entravam lá amarrados pela cintura).

A função dessas imagens não era a adoração como é a dos católicos onde se beijam as imagens de esculturas. Não falo isso pra ofender, só falo porque isso eu já vi.

2007-02-16 22:06:36 · answer #6 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 1 0

Deus não proibiu nada, o homem é que proíbe, pois se Deus proibiu ele também mandou matar milhões de pessoas? porque ele mandou fazer uma tal de arca da aliança, isso não representava um objeto de adoração para os hebreus? tudo que os patriarcas e profetas queriam proibir diziam que era Deus que queria, criaram um deus humano nas suas atitudes e terminaram descaracterizando o verdadeiro Deus de Amor e Bondade.

2007-02-16 21:59:00 · answer #7 · answered by Elias 4 · 1 0

o errado perante o cristianismo é fazer uma imagem e ficar cultuando como se essa imagem fosse um deus, fazer uma escultura bonita e ficar admirando não errado né?

2007-02-16 21:56:00 · answer #8 · answered by HeavyMetal_BR_MT 4 · 1 0

Deus não existe. Conta outra.

2007-02-16 21:55:52 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

depende do intuito, se for para enfeite(um bezerrinho de ouro, um cavalo de gesso, que mal tem) ... porém se ajoelhar e servir a escultura como um deus, dando a gloria para a escultura isso é abominavel aos olhos do Senhor ...;)

2007-02-16 21:51:44 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers