O termo espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.
No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.
O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.
Sobre a codificação da Doutrina Espírita, veja os artigos Doutrina Espírita e Allan Kardec.
O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
* o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo;
* a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
* o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
* a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
* os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
* Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
* Lei de Causa-Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.
Enfim,Espiritismo é um artigo que aborda de forma generalista a Doutrina Espírita, e os demais significados que a palavra passou a ter...
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da actividade racional do homem. É o contrário de materialismo.
O termo é aplicado freqüentemente por espíritas quando querem se referir a correntes de pensamento ou religiões que esposam princípios semelhantes aos defendidos pelo espiritismo, mas não são propriamente a Doutrina Espírita.
Tal vocábulo também é empregado como referência aos indivíduos que possuem espiritualidade sem religiosidade: são contrários ao materialismo e, ao mesmo tempo, não estão filiados a segmento religioso.
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-02-16 09:24:06
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
0⤊
1⤋
Espiritualismo é entrar em contato com o mundo espiritual pouco ou intensamente. Espiritismo é fazer comunhão com espíritos, logo com demônios, sejam eles denominados como forem. Você pode ser espiritual e praticar espiritismo e estar sendo escravizado por espíritos OU ser espiritual e Conhecer Jesus e ter uma vida plena! Escolha!
Espíritos te dão presentes hoje, te tiram a alma a eternidade. Jesus te salva hoje e te dá uma eternidade de glória!
Entregue seu coração é ele, abraços...
2007-02-16 17:39:46
·
answer #2
·
answered by Lucas M 1
·
1⤊
0⤋
EdRo (o iniciado)
Siga doutrina de vivos e não de mortos.
Leia a Bíblia, que a é Palavra do Deus vivo.
Espiritualize-se através do que Deus nos deixou escrito - Bíblia.
Não siga a doutrina de Kardec, que está morto.
Siga ao Cristo vivo - Jesus, aquele que morreu por nossos pecados, ressuscitou e subiu (com o corpo físico) aos céus.
Ele virá pela segunda vez, não da forma como veio da primeira, mas virá em glória e majestade.
Todo o joelho se dobrará e reconhecerá que Ele é Senhor.
Abandone a doutrina dos espíritos (demônios) que se passam por espíritos dos mortos.
Você está sendo enganado, assim como eu o fui por muitos anos.
Eu fui médium, fui instrutor do ESDE, palestrista, etc.
Conheço as obras básicas de Kardec. Conheço as obras do falecido Chico Xavier e também do Léon Denis. Conheço Divaldo Pereira Franco. Conheço Raul Teixeira.
Conheço os ditos espíritos superiores "Emmanuel" e "Joana de Angelis" que, de superiores, não têm nada. São demônios mesmo.
Afaste-se disto, porque Deus condena (Levítico 20.6).
Só se vive uma vez, vindo depois o juizo (Hebreus 9.27)
Os mortos nada sabem (Eclesiastes 9. 5,6)
Afaste-se, ó iniciado, desta prática demoníaca.
Não estou exagerando nas minhas palavras. Estou passando a você e aos que lêem, aquilo que eu passei e consegui sair, graças a Jesus Cristo, o meu Senhor e Salvador.
Eu creio em Espírito, sim, mas no Espírio Santo de Deus.
Ele vive. Ele fala. Ele orienta.
Este Espírito se escreve com letra maíuscula.
Para recebê-lo, é necessário estar com o coração limpo, porque Ele é Santo. A limpeza que se faz é com o sangue de Jesus.
Jesus morreu há dois mil anos por nós, mas o seu sacrifício ainda é válido e aceito perante o Pai.
Deus te abençoe e te ilumine. Não dê ouvidos a demônios. Abra o seu coração para as verdades eternas de Deus.
Eu sei que é difícil, mas pedindo a Deus, Ele te mostrará a verdade. Faça a prova. Ponha sinceridade no seu coração e peça a Deus, em nome de Jesus.
2007-02-17 13:36:39
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
0⤋
EdRo
O Aurélio diz que "Espiritismo" se refere à doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados. Espírita é o partidário ou cultor do espiritismo.
"Espiritualismo", é a doutrina que admite, quer quanto aos fenômenos naturais, quer quanto aos valores morais, a independência e o primado do espírito com relação às condições mateirais, afirmando que os primeiros constituem manifestações de forças anímicas( relativo à alma; psíquico) ou vitais, e os segundos criações de um ser superior ou de um poder natural e eterno, inerente ao homem. Espiritualísta é o seguidor do espiritualismo ou seguidor dessa doutrina.
Espero ter contribuído!
.
2007-02-16 18:14:58
·
answer #4
·
answered by TIRA ———— teima 4
·
0⤊
1⤋
Complexo vc, hein?!?
Quer saber o que os outros pensam, mas não quer a resposta exata?
Tá bom...
2007-02-16 17:24:20
·
answer #5
·
answered by L 5
·
0⤊
1⤋