English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-16 08:36:42 · 16 respostas · perguntado por loginre06 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

16 respostas

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quando a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, a patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos pacientes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a terapia.

A patologia é exercida pelo especialista em anatomia patológica, denominado patologista ou anátomo-patologista, médico formado que, por determinação da Associação Médica Brasileira, deve completar 3 anos de pós-graduação em treinamento em serviço, a chamada residência.
Espero ter ajudado e respondido de acordo...
Bjus =]

2007-02-16 08:40:12 · answer #1 · answered by cris 7 · 3 0

Patologia é o diagnostico da sua doença. É quando se descobre o que você tem. OK!

2007-02-24 13:44:54 · answer #2 · answered by Denis 6 · 0 0

Bom tenho um pouco de conhecimento nessa área pois fiz um curso Aux. de Laboratório clinico ou seja Aux. de Patologista e espero estar esclarencendo a sua dúvida.
A patologia deve ser interpretada como uma introdução ao estudo da doença abordando principalmente o mecanismo de formação das doenças e também as causas, as características e as conseqüências delas sobre o organismo, potenciando
assim todo o diagnóstico da doença, a patologia representa um meio de apoio e de confirmação de diagnósticos.
Ou seja patologistas e´o profissional treinado para reconhecer morfologicamente as lesões.

Espero ter te ajudado em alguma coisa
Paula R.........................................

2007-02-24 08:00:08 · answer #3 · answered by Fø£}{ä Ðø ÐëVäñë¡ø® 4 · 0 0

é um ramo da medicina que se ocupa da natureza e das modificaçoes estruturais ou funcionais produzidas pela doença no organismo.

2007-02-23 15:03:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

patologia é o mesmo que doença.

2007-02-22 17:41:50 · answer #5 · answered by bia 3 · 0 0

e um estudo sobre as doenças do organismo

2007-02-22 11:11:26 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Patologia te a ver com o estudo das doenças.

2007-02-22 11:07:34 · answer #7 · answered by Joanna 5 · 0 0

Patologia é a ciência que estuda os sintomas, a origem e a natureza das doenças.

2007-02-22 08:42:06 · answer #8 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

PATOLOGIA - Existem vários tipos de patologia entre elas a clínica e a criminal, porém observemos um conceito

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quando a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
A Associação Médica Brasileira, deve completar 3 anos de pós-graduação em treinamento em serviço, a chamada residência.

EXEMPLO DE PATOLOGIA
OSTEOPOROSE

"ESSE LADRÃO SILENCIOSO"
A osteoporose é uma das mais comuns patologias ósseas. Podemos definí-la como uma condição na qual a quantidade da massa óssea vai diminuindo com um conseqüente aumento do risco de fraturas.
Praticamente trata-se da redução da quantidade de tecido ósseo, em relação ao volume anatômico, que conduz à um aumento da fragilidade óssea.
A osteoporose representa um dos maiores problemas do mundo ocidental; dados estatísticos evidenciam que a tendência de envelhecimento da população mundial trará, no ano 2.000, um aumento da expectativa de vida em cerca de 57% (é bom lembrar que a idade é o fator mais comum de correlação com a osteoporose).
Esta patologia representa um problema, seja em razão do elevado custo social, como pelos danos que determina nos pacientes; de fato, um paciente osteoporótico pode estar vulnerável à fratura do punho (carpo), do fêmur e dos corpos vertebrais mais fácilmente do que uma pessoa sem osteoporose.
Os dados epidemiológicos nacionais e internacionais evidenciam que a incidência das fraturas patológicas, aumentará nos próximos anos. É válido pensar, como exemplo, que somente por fratura do fêmur, serão hospitalizados cada ano, nos Estados Unidos, 250.000 pacientes, com um custo social superior a 6 bilhões de dólares e que o número total de fraturas devidas à osteoporose é de 1,3 milhões/ano.
A osteoporose pode ser classificada, segundo um critério topográfico, na forma generalizada e/ou localizada. Segundo um critério médico, podem ser subdivididas em primárias e secundárias:

OSTEOPOROSE I: PÓS-MENOPÁUSICA

É caracterizada por um ritmo acelerado de perda óssea que ocorre em mulheres na menopausa, determinando freqüentes fraturas dos corpos vertebrais; ocorre entre os 50 e os 65 anos.

OSTEOPOROSE TIPO II: SENIL
Sua característica é uma predominante perda de osso com freqüentes fraturas dos ossos de sustentação, em particular do colo do fêmur; causando lesão aos dois sexos, segundo uma relação mulher/homem de 2 para 1 e se faz presente após os 75 anos de idade.


CURSOS DE PATOLOGIA
www.medicalworld.com.br/atualiza/patologi.htm

CLINICA
www.patologia.com.br

FONTE
GOOGLE
wilkipédia

2007-02-17 08:12:16 · answer #9 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Estuda o mecanismo de desenvolvimento das doenças.

2007-02-16 18:38:53 · answer #10 · answered by Gordón Júnior 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers