A insuficiência cardíaca (IC) não é uma doença só , mas uma fase, em geral a final, de várias doenças cardíacas.
As doenças que diminuem a força de contração do músculo cardíaco, o miocárdio, são as que mais comumente provocam a IC.
São exemplos a Cardiopatia Isquêmica, a Miocardiopatia Dilatada Idiopática, a Cardiopatia Hipertensiva e a Doença de Chagas.
Qualquer situação biológica, física ou química, que diminua a força do miocárdio, pode levar a IC.
Outras situações podem levar a IC em um coração com força normal, mas com uma sobrecarga de trabalho excessiva.
São exemplos a Estenose Aórtica, onde uma das válvulas de saída do coração não se abre perfeitamente, e a Insuficiência Aórtica, onde uma das válvulas permite um refluxo de sangue, fazendo com que o volume de sangue que o coração precisa ejetar seja maior que o normal.
Nesta mesma linha muitas mal-formações cardíacas, as chamadas Cardiopatias congênitas, tambem impoem ao coração uma sobrecarga de trabalho.
Doenças que aumentam o metabolismo geral do organismo também levam à sobrecarga de trabalho cardíaco. Um exemplo é o Hipertireoidismo, que é um excesso de hormônio de tireóide circulante.
2007-02-16 04:49:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de bombear o sangue na quantidade necessária ao organismo e pode ser causada por qualquer agressão ou alteração que leve a uma diminuição da capacidade de contração da musculatura cardíaca.
Atualmente a causa mais comum de insuficiência cardíaca é a isquêmica , como consequência de Infarto do Miocárdio. A Hipertensão Arterial e as Valvulopatias (doenças das válvulas cardiacas) são também outras causas importantes e , no Brasil , a Doença de Chagas.
Os sintomas são cansaço aos esforços , inchaço em pernas (edema) pela retenção de líquido no organismo , desconforto ou falta de ar ao deitar de cabeceira baixa. Pode ocorrer quadros graves como o edema agudo de pulmão e piora importante do cansaço levando à internação hospitalar.
Como é uma condição de instalação progressiva a gravidade dos sintomas varia de acordo com o estágio da doença , desde pacientes assintomáticos até aqueles com sintomas mesmo em repouso.
A insuficiência cardíaca é uma afecção grave ,que tem um risco de vida superior `a maioria dos tipos de câncer , já que os pacientes sintomáticos não tratados têm um risco de morte em torno de 80% em 3 anos. Necessita tratamento cardiógico especializado , contínuo e permanente.
Sugiro que você acesse a área pública da Sociedade Brasileira de Cardiologia para maiores informações.
Um abraço
2007-02-17 00:13:27
·
answer #3
·
answered by Luiz Souto 2
·
0⤊
0⤋