Com a mesma duvida que voce encontrei esta materia e acho que pode esclarecer sua duvida. Na minha opinião pode auxiliar pois nos deixa menos ansiosos. Leia é interessante
Fluoxetina: a popularização do anti-depressivo
Se você ainda não ouviu falar no remédio é apenas uma coincidência, pois ele está cada vez mais comum
por Catarina Fürst
Editora
[26/10/2003]
Conhecida pupularmente como “pílula da alegria”, a fluoxetina é um antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina, substância que, se permanece em baixos níveis no organismo pode causar a depressão. Suas principais indicações são para o tratamento da depressão, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e da bulimia nervosa.
A dose geralmente usada varia entre 20 e 80mg ao dia. O ajuste da dose depende dos benefícios e efeitos colaterais que o paciente estiver passando. Pacientes que tenham alcançado um benefício satisfatório com 20mg, por exemplo, não terão motivo para elevar a dose.
Os efeitos colaterais mais comuns geralmente passageiros são: dores de cabeça, insônia, nervosismo, tonteiras, enjôo ou diarréia. Outros efeitos relatados com menos freqüência foram: sedação, ansiedade, zumbidos, sensação de cansaço, tremores, aumento da quantidade de suor, inapetência, prisão de ventre, má digestão.
Entre os usuários do medicamento, as opiniões se divergem. “Comecei a tomar a um ano. Foi receitada por uma psiquiatra em razão de uma distimia, depressão leve. Junto com o remédio me foi recomendado que eu fizesse terapia. A depressão melhorou, mas assim não consigo avaliar se foi por mérito do remédio ou do tratamento com a psicóloga. Antes do medicamento eu dormia muito pouco e era muito ansiosa. Agora consigo dormir melhor e melhorou um pouco a minha ansiedade”, conta Mariana Muniz*, 22 anos.
Já Lígia Gomes, 24 anos, começou a fazer uso do remédio para controlar sintomas da tensão pré-menstrual. “Sou muito ansiosa e tinha crises péssimas antes do período menstrual. Sofria com a TPM, momento em que a minha ansiedade chegava no limite. A fluoxetina me foi receitada pela minha ginecologista. Faço uso a quase um ano e tem me ajudado bastante. Os sintomas da TPM foram amenizados e hoje são praticamente apenas físicos, mas mesmo assim menos intensos do que antes do uso do medicamento”, afirma Lígia.
A fluoxetina está se tornando popular também junto a outros remédios nos tratamentos de emagrecimento. “Sempre tive problemas com meu peso. Mas como tenho uma mãe nutricionista, até os meus 14 anos ela controlou tudo direitinho. No segundo grau, engordei, do primeiro ao terceiro ano, algo em torno de 15 kg. Engordei nos quatro anos de faculdade algo em torno de 25 kg.. No final da faculdade, resolvi procurar ajuda. Procurei uma endocrinologista. Comecei e parei o tratamento duas vezes. Nas duas tomei fluoxetina. Na primeira vez, tive taquicardia, ânsia de vômito e por incrível que pareça, muita ansiedade. Mas pensei q fosse apenas coisa da minha cabeça. Afinal, era controlável. Mas na segunda vez, tornou-se insuportável. Mas como eu estava tendo alguns problemas em relação ao meu emprego e ao término da faculdade, pensei q fosse stress. Até o dia em que ao entrar em um ônibus, fiquei paralizada. Tive medo de ser atacada, de sufocar, de um monte de coisas loucas. Resolvi procurar ajuda. Fui a uma psicóloga e comecei o tratamento. Mas mesmo assim, continuava com alguns efeitos colaterais. Só melhorei depois que parei de tomar a fluoxetina. O pior foi ver que minha médica não se deu conta de nada do q ocorreu, mesmo eu reclamando”, Cristiane Mendes, 24 anos.
Renato Gusmão, 26 anos, tem uma visão diferente da droga. “Comecei a tomar fluoxetina por recomendação de uma endrocrinologista no auxílio de um tratamento para a redução de peso. Já nas primeiras semanas me senti com mais disposição e ânimo pra tudo. Cheguei a pensar que estivesse viciado, pois não via a hora de tomar o remédio todos os dias. Durante o tratamento a sensação é muito boa, mas após deixar de tomar o medicamento voltei a engordar”, diz Renato.
2007-02-16 01:52:07
·
answer #1
·
answered by Lindinha 2
·
0⤊
0⤋
A fluoxetina é um remédio para depressão. Ele é muito bom por não ser tão "bomba". Ja tomei duas vezes...
O que acontece é que ele te deixa mais calma, mais relaxada...então ele pode ser usado para auxiliar no tratamento de emagrecer porque vai cortar a sua ansiedade....
Mas ele deve ser tomado apenas com receita médica..mesmo porque se não me engano vc não consegue comprá-lo sem apresentar a receita...
2007-02-16 01:58:13
·
answer #2
·
answered by ♡★♡ Michele ♡★♡ 5
·
1⤊
0⤋
Olá Eliziane! A fluoxetina apresenta como um dos efeitos colaterais a diminuição do apetite. Por outro lado, atua rebaixando a ansiedade que caracteriza algumas formas de depressão, diminuindo assim a "necessidade de comer alguma coisa", comportamento frequente nas pessoas ansiosas. Sendo assim, a fluoxetina pode, sim, levar à perda de peso, dependendo da resposta do seu organismo.
2007-02-16 14:40:02
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
A fluoxetina é um anti-depressivo, e não um emagrecedor. O que ocorre é que, durante o uso dela, a vontade de comer doces diminui, o que pode causar um emagrecimento natural. Tomei fluoxetina durante um ano, para tratamento de depressão e consegui me curar. Obviamente a vontade de comer doces diminuiu muito pois a fluoxetina "substituiu" o prazer que os doces proporcionavam.
2007-02-16 02:35:08
·
answer #5
·
answered by Sueli A 3
·
0⤊
0⤋